Por que sou tão séria e tenho vergonha de expressar sentimentos pros meus pais?

Feita por >iiMoonx · 11 fev 2020 Desenvolvimento pessoal

Sou um pessoa muito séria, eu não expresso nada (Tenho sentimentos mas não expresso). Apenas expresso com as pessoas que tenho mais intimidade, mas mesmo estando com alguma amiga, tem umas horas que eu fico lá séria também. Eu namoro, me sinto muito feliz quando estou com ele, nunca fico séria perto dele. Já com meus pais, eu não expresso nada, meu pai fala um "eu te amo" pra mim e eu ignoro e com rosto fechado e sério, não sei por que sou assim, não sei por que não expresso nada nem troco sentimentos com meus pais, eu amo muito eles, mas eu não consigo dizer um "eu te amo" pra eles. Parece que tenho vergonha de mostrar meus sentimentos pra eles, porque até pra dizer obrigada pra eles eu tenho vergonha. Não entendo por que sou tão séria e por que eu tenho vergonha de expressar algo para meus pais. Já fui em uma psicóloga, frequentei por 1 ano e não resolveu nada. Queria deixar de ser séria.

A melhor resposta 13 FEV 2020

Oi Letícia
Algum motivo tem... muitos conflitos temos trancados dentro de nós, alguns oriundos dos impactos que tivemos quando pequenos e não nos lembramos, mas energeticamente ficamos com estes traumas.
Pergunte, se puder, para a tua mãe, quando estás a sós, como tu era quando pequena, com relação a eles, pais. Que acontecimentos se deram? Que dificuldades tu enfrentou que não se lembra?
Também podem ser conflitos de outras vidas e que veio pra cá, justamente para resolver este problema.
Ou podes chamar o pai e mãe e dizer para eles as dificuldades que tu está sentindo, em expressar sentimentos para eles.
Exercite em ser verdadeira contigo mesmo, fale o que sente, com quem sente mais intimidade... vai treinando.
Tu fica muito presa ao racional e não libera a emoção.
Uma Psicoterapia te ajudaria a liberar a emoção, mas não com a psicóloga que tu foi... mude de profissional.

5817 respostas

12 FEV 2020

Olá iiMoonx! Grato por participar. Quando começamos a tomar contato consciente com a vida, nossos pais são percebidos como pessoas perfeitas, que sabem tudo, que podem tudo. Isso representa garantia de segurança e proteção para a criança. Muitas vezes, com passar do tempo, esse traço permanece forte. Parece ser o que ocorreu com você, em relação a seus pais. Ser reservado, sendo bem conduzido, pode ser uma qualidade. Com o passar dos anos, com o desenvolvimento de habilidades sociais, com o entendimento das regras sociais, das limitações humanas, as pessoas vão se soltando e entendendo que palavras querem representar essências, mas dizer, por exemplo, eu te amo, não representa a obrigação de amar incondicionalmente e da mesma forma, o tempo todo, logo, há espaço para ser, essa expressão (eu te amo), um geste de gratidão e expressão da consideração especial pela outra pessoa. Esse exercício ainda precisa ser amadurecido por você. Pondere que você faz parte de um grupo significativo de pessoas que apresentam dificuldade para pronunciar e lidar com o contexto que evolve esse dizer - eu te amo - De outro lado, você precisa exercitar os atos de propiciar vinculações mais íntimas com outras pessoas, de maneira segura, gradativa e cuidadosa. Será interessante você ver outra linguagem de psicólogo, fazer teatro, circo, esporte coletivo de contato, dentre outras trocas socais. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado.