Escrever cartas no lugar de me expressar verbalmente é uma boa ideia?

Feita por >Bruna · 15 jul 2021 Desenvolvimento pessoal

Tenho transtorno de ansiedade a algum tempo, oito anos para ser exata, eu nunca tive acompanhamento de psicólogos e o diagnóstico de ansiedade veio depois de uma série de exames neurológicos para descobrir o que eu tinha. Por todo esse tempo eu tenho dificuldade de me expressar verbalmente, muita coisa acontece comigo e eu me calo, não consigo dizer as coisas que me incomodam e pedir para as pessoas pararem, eu só aceito e guardo pra mim, mas já chegou a algo quase insuportável. Meu namorado é meu confidente e ele me diz que eu deveria falar para as pessoas que isso vai ajudar, que talvez as coisas que me machucam parem, mas eu tenho medo demais de falar pessoalmente, eu sempre travo e as palavras não saem. Nos últimos dias pensei em escrever cartas e entregar para as pessoas por que assim eu conseguiria e me sentiria melhor, mas também não sei se seria uma boa ideia. O que eu faço ?

A melhor resposta 19 JUL 2021

Olá, Bruna! :)
Escrever cartas pode ser um ótimo começo, pois dividir o que sente é importantíssimo para elaborar sua angústia.
Mas uma vez que você consegue compartilhar com seu namorado, certamente tem o potencial dentro de você para conseguir evoluir para uma conversa com outras pessoas. Talvez, o que esteja em jogo é a confiança de poder ser você mesma.
Um processo psicoterápico pode te ajudar a fortalecer sua autoestima através do vínculo de confiança que construirão, respeitando seu tempo, seu jeitinho e com calma.
Estou à disposição se quiser conversar melhor. :)

Thais Souza Psicólogo em São Paulo

109 respostas

10 AGO 2021

Oi Bruna,
Voce está por demais acomodada ao sistema dos outros, está muito submissa, fazendo o que os outros querem.
Precisa começar a ser "rebelde" e começar a agir como voce acha bom.
Voce não nasceu para satisfazer os outros, nasceu para ser feliz e se realizar.
A vida te deu a liberdade e o livre arbítrio para que pudesse tomar as tua decisões e fazer as tuas escolhas.
Claro que és responsável pelo que faz, mas nada é errado, tudo é aprendizagem.
Tem que ser fiel a voce, à vida tua, aos desejos teus.
O sistema (familia, sociedade, religião, crenças, ...) impõe limites, impedimentos, proibições, ameaças... O sistema faz isso para melhor poder dominar as pessoas. Precisa aprender a driblar este sistema e nunca ir contra voce mesma.
Precisa ter coragem e dizer não para os outros e sim para voce.
Voce tem o poder de realizar-se, contruir o mundo que voce quer para voce.
Não deixe que os outros te conduzam. Tome voce mesma as rédeas da tua vida.
Se necessitar de ajuda, solicite.
Abraços e coragem!

5817 respostas

19 JUL 2021

Oi Bruna, eu vi que muitos colegas profissionais deram respostas ótimas e concordo com quase tudo!

Muitas pessoas apresentam dificuldade de se expressarem verbalmente e vamos encontrando outras formas, adaptando a comunicação de forma a ajudar o paciente. Neste caso, se escrever é algo confortável pra você, sem duvida alguma é uma excelente ideia!

Inclusive, recomendo que compre um "diário" e escreva para você mesma também, essa ferramenta nos ajuda a identificar repetições, gatilhos e evoluções com mais clareza.

Desejo que fique bem, se precisar estou à disposição.

Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

19 JUL 2021

oi! Posso lhe ajudar no que vc precisa. Se quiser entrar em contato comigo é so agendar que vou lhe responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

17 JUL 2021

Olá Bruna.
Sim, escrever cartas é muito terapêutico, inclusive costumo recomendar à alguns pacientes em determinados momentos, e eles mesmos dizes ser libertador. Você não precisa entregar as cartas a ninguém, se quiser pode rasgar e jogar fora, você pode escrevê-las como se estivesse conversando com uma pessoa específica e mesmo assim descartá-la, rasgando e jogando no lixo. O cérebro vai entender como se estivesse dizendo a quem foi dirigida a carta.
Independente deste exercício você poderia procurar um psicólogo que se sinta a vontade para se expressar, se não gostar do primeiro, vá atrás de outro até encontrar alguém que se sinta realmente confortável, existem técnicas e pessoas diferentes, e sempre terá alguém com quem vai se sentir melhor.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

16 JUL 2021

Olá Bruna! Grato por escrever. Certamente escrever cartas, ajuda a organizar pensamentos, não sofre interferências de outros, antes da conclusão do raciocínio; as cartas podem ser melhoradas, completadas, reescritas, mas, para a vida do dia-a-dia, não são aplicáveis. Certamente você precisa passar por uma tratamento científico com Psicólogo, para que possa se colocar como igual, posto que pessoas apresentam medos, coragens, saberes, limitações, cada qual em uma área; assim como possa se colocar como única, posto que estará construindo tua história, delimitando tua identidade, compreendendo tua personalidade.
Aguardaremos sua busca por trabalho com psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, muitos políticos falsos, muitos religiosos falsos, até alguns cientistas falsos, sigamos as recomendações das instituições cientificas serias, tais como a TV Cultura, Universidades Públicas, Instituto Butantan e Organização Mundial da Saude!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

16 JUL 2021

Olá Bruna.
Como vc mesmo relata, é necessário acompanhamento psicológico para investigação e controle da ansiedade.
O trabalho terapêutico costuma ser breve.
Estou à disposição.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

16 JUL 2021

Olá Bruna!
Não tem nada de errado em se comunicar dessa forma, ainda mais se ela parte de uma necessidade sua para enfrentar um obstáculo!
Só acrescento que seria interessante você começar uma psicoterapia, para entender a origem dessa ansiedade e aprender a lidar com ela de forma mais eficaz.
Att
Ingrid Oliveira

Anônimo-390081 Psicólogo em São José dos Campos

40 respostas

16 JUL 2021

Oi Bruna.

São diversas as formas de comunicação. A forma verbal é mais uma delas. De qualquer maneira, é importante que tu possa se comunicar da forma que tu achar mais confortável. Talvez iniciar com a escrita seja algo possível nesse momento, algo que tu possa fazer com maior facilidade, E que possa falar daquilo que te incomoda, que talvez te machuque, do que tu queira falar com as pessoas. Principalmente, pode escrever e se ouvir, colocar para o externo aquilo que te transbordar internamente.
Além disso, talvez seja importante iniciar um acompanhamento profissional para poder entender o que causa esse sentimento ansioso, o que ele pode estar te dizendo.

Me coloco a disposição para caso queira conversar sobre seus sentimentos. Abraço.

Anônimo-389903 Psicólogo em Porto Alegre

15 respostas

16 JUL 2021

Oi Bruna.

São diversas as formas de comunicação. A verbal é mais uma delas. De qualquer maneira, é importante que tu possa se comunicar da forma que tu achar mais confortável. Talvez iniciar com a escrita seja algo possível nesse momento, algo que tu possa fazer com maior facilidade, e que nela possa falar daquilo que te incomoda, que talvez te machuque, do que queira falar com as pessoas. Principalmente, pode escrever e se ouvir nas palavras, colocar para o externo aquilo que te transbordar internamente.

Além disso, talvez seja importante iniciar um acompanhamento profissional para entender o que pode estar causando esse sentimento ansioso, o que ele pode estar te dizendo.

Me coloco a disposição para caso queira conversar sobre seus sentimentos. Abraço.

Anônimo-389903 Psicólogo em Porto Alegre

15 respostas

16 JUL 2021

Olá, Bruna! A ideia de escrever cartas é ótima! Pode ser um bom início para que você possa expressar seus sentimentos pelas pessoas. Com o passar do tempo, pode-se ir trabalhando até que você consiga expressar verbalmente. Isso pode ser treinado em terapia.

Carina Rocha Meneghetti Cassi Psicólogo em São José do Rio Preto