Como posso melhorar o diálogo com meu marido que não gosta de DR?

Feita por >Gi · 21 mai 2021 Terapia de casal

Quando temos alguma situação conflitante, ele faz silêncio por uns dias. Eu quero conversar para resolver, mas ele não se abre para o diálogo. E quando se abre, muitas vezes eu estou errada na opinião dele. E então me questiono, se de fato eu estou errada ou não. No final, acabo cedendo para que não haja mais um clima ruim... Como posso proceder para conseguir me expressar melhor com ele?

A melhor resposta 22 MAI 2021

Gi,
Tudo depende do grau de dependencia que tem dele. Em que easpectos ésdependente dele?
Seja autônoma, afetiva, emocional e financeiramente.
Pergunte-se: qual a necessidade de manter o contato com ele?
É preciso entender que através destas atitudes, ele mantem o dominio sobre voce e é atraves destas atitudes que o amor vai seextinguindo, porque, o mofo de voce atuar com ele, nãi vai se sustentar, voce vai cansar e se frustrar, fica dominada e submissa a ele cada vez mais.
É preciso manter o diálogo aberto e franco entre um e outro, falar dos sentimentos de cada um com relação a si mesmo e com relação ao outro. Afinal, é casada com uma pessoa ou com uma parede? De qualquer modo, dialogue e se ele não conversar fica de acordo contigo mesma. Se ele se manifestar, bata palmas, dê parabéns, a múmia acordou!
Na convivência a dois, não há nada de errado, mas tudo pode ser mudado desde que aja compartilhamento de sentimentos.
Pode tomar uma atitude mais firme de nunca ir dormir, antes de resolver o conflito, de ter dialogado os incômodos.
Se ele se recusa, não vá dormir junto, vá dormir em outro ambiente. É extremamente prejudicial dormir junto estando incomodados.
Dialogue isto com ele antes ou esclareça antes. O que ele faz é manipulação, seja por orgulho ou dificuldade de compartilhar.
Se for isso, ajuda-o a expressar sentimentos. Há pessoas que tem dificuldades e embora queiram, não conseguem.

5817 respostas

9 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se você quiser entrar em contato é so agendar

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

22 MAI 2021

Boa tarde Gi.
Sim, os homens não costumam gostar de discutir relacionamentos. Alguns fogem da regra.
Sugiro que procure falar de você, o que sente em determinadas situações ou com o casamento. Talvez ele se abra e também fale dele. Importante dizer que homens e mulheres costumam ter pontos de vista divergentes, não espere que ele veja com seus olhos.
Célia Jovanks.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

22 MAI 2021

Oi Gi!
Boa tarde! Primeiramente, gostaria de te agradecer por compartilhar conosco sua experiência e seu vivido. Sua pergunta crucial foi: "Como posso proceder para conseguir me expressar melhor com ele(esposo)?". Escutando sua pergunta percebo que você tem feito um esforço muito importante para melhorar seu relacionamento, e na sua descrição, você destaca três pontos muito importantes em seu esforço em melhorar o clima e diálogo da relação, destaco abaixo:
1. Respeitas o silêncio dele por alguns dias;
2.Tentas puxar um diálogo com ele;
3. Te calas para evitar mais conflitos.
Percebi corretamente Gi?
Meu sentimento é: diante do exposto acima por você e por mim, quero deixar uma nova pergunta? Você realmente acredita estar errada sempre? e outra reflexão que faço é, será que ambos estão conseguindo se ouvir? E tentar manter um diálogo aberto, respeitoso, tentar realmente diante dos conflitos, escutar o outro calado, sem criticas ou julgamentos e depois falar e solicitar que esse outro enquanto parceiro ou parceira nessa relação possa te ouvir também com amor, respeito e sem críticas ou atitudes desrespeitosas? A base de um relacionamento feliz é o amor, respeito, compreensão, escuta respeitosa, resolução de conflitos pacificamente e outros mais que vc mesma Gi possa citar aqui.
Finalizando deixo uma reflexão para os dois: "A idéia é que vou te escutar se... a minha idéia for melhor que a sua...." Acredito que tal expressão fica muito distante de um diálogo franco e aberto em toda e qualquer relação. Concordas Gi?

Eloilde Lais

Psicóloga Clinica Eloilde Lais Barbosa da Cruz Psicólogo em Recife

3 respostas

22 MAI 2021

Oi Gi, as vezes o silêncio e o tempo resolvem algumas coisas. Se ele ficar em silêncio também fique.
Espere o momento certo, que esteja um clima melhor para conversar.
Se possível façam terapia
Sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

22 MAI 2021

Olá Gi! Grato por perguntar. Primeiro, é preciso ponderar que vocês não começaram a conviver assim, logo, com o passar do tempo as comunicações foram adquirindo essa coloração. Segundo: uma conversa tem que ser resolutiva, combinar coisas e praticar o combinado. Ocorre que antes de combinar é preciso pensar, cada qual no seu canto, se a ideia é viável, ponderar se há outras possibilidades e como fazer após o desdobramento da prática. É sempre muito importante lembrar que quando apresento uma ação, o outro apresenta uma reação. Muitas vezes tenho a ilusão de que a única modificação será minha ação. É preciso prever a reação do outro.
Para contribuir: diálogo é conversa entre dois pensamentos, ambos, com sentido, diferentes, que podem ser unidos, formando um pensamento mais elaborado. Conversa assemelha-se a duas pessoas se falarem com afeto positivo nas duas direções.
A doçura na fala, a respiração ponderada, a clareza construtiva da intenção da conversa, o local adequado, o horário adequado, o tempo correto, contribuem muito.
A Banalizada D. R., pressupõe estresse, raiva, oposição. Esse estado de espírito não combina com entendimento. É preciso estar em estado de leveza para conversar.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia, ainda em elevação, evitemos mais mortes: façamos fechamento total (lockdown) por quinze dias para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

22 MAI 2021

Boa noite
Casamento sem diálogo não é saudável, fale para ele de como se sente quando alguma coisa acontece. DR é chato e faz outro querer se afastar. Ao invés disso, fale dos seus sentimentos sem cobrança, ceder para evitar clima ruim só vai gerar clima ruim para você. Com o tempo vira uma bola de neve inevitável de resolver.
Fazer você se sentir errada pode ser uma estratégia dele para fugir da "DR". Analise se não é um indício de relacionamento abusivo.

Camila Ferreira dos Santos Psicóloga Psicólogo em Conselheiro Lafaiete