MEU MARIDO NÃO CONVERSA SOBRE A NOSSA RELAÇÃO, SEM DIALOGO NENHUM.

Feita por >Ana · 28 jul 2022 Terapia de casal

Olá, Sou Ana tenho 29 anos sou mãe de uma princesa que tem 1 ano e 5 meses moro com o genitor e tenho algumas questões a serem resolvidas para com ele mas que esta bem difícil.

Vamos lá, meu marido é uma pessoa muito tranquila até demais rs, amo ele mas ultimamente ando muito estressada com a falta de interesse dele para me ajudar nas tarefas do dia a dia da nossa rotina, me sinto muito sobrecarregada com uma filha pequena e as tarefas de casa e ainda dar atenção para ambos sinto que estou a ponto de explodir. Já tentei diversas vezes conversar na paz e até na grosseria , mas as respostas são sempre vagas ou nenhuma, penso que se não tivesse essa barreira da falta do dialogo e comunicação nossa relação estaria bem melhor.

Gostaria de saber uma melhor forma de se conversar e resolver nossos problemas com o dialogo correto e claro.
Abraços e obrigada!!

A melhor resposta 1 AGO 2022

Oi Ana,
Qual é o objetivo da sua vida? ... se realizar e ser feliz.
Você pode fazer isso sozinha ou com outos.
Como casal, as oportunidades de crescimento e evolução são bem maiores do que individual, sozinha(o).
Existe o eu de cada um, existe o outro de cada um e existe o nós, voces dois juntos.
O nós, precisa ser construído, dialogado, combinado e respeitado... como querem conviver juntos, desde o cumprimento das terefas até a vida social. A maioria das vezes o casal apenas supõe que o outro saiba e não combinan, não conversam.
A outra pessoa começa a se conduzir de acordo com o ritmo da música, com o nível de carência do outro, da necessidade de sofrer, da necessidade de ser humilhada(o), de ser desprezada(o).
Qual a sua necessidade? Qual a sua dependência/carência?
Não é o outro que vai te fazer feliz, voce precisar construir a sua felicidade, o seu caminho.
Não precisa nem brigar com ele... apenas perceba como voce age, qual a motivação, o que quer obter fazendo o que faz.
Quando voce para de fazer uma tarefa que te incomoda fazer, ou porque está cansada, ele fará.
Como cada um contribui para ter um ambiente familiar legal, alegre, leve e bonito?
Coloque teu incômodo, coloque teu sentimento, como sente como mulher? Como se sente como esposa? Como se sente como profissional? Como sente teu marido? como ele te sente?
Se não conseguirem conversar, sugira fazerrem Terapia de casal!
Se ele não concorda, faça voce, para voce mesma. Vai conseguir o que almeja.
Abraços

5817 respostas

1 AGO 2022

Olá Ana, espero que esteja tudo bem com você.

O diálogo entre o casal é sempre um espaço muito saudável para que se possa resolver situações, expor sentimentos, preocupações e propor formas de melhorar o relacionamento. Como você disse que seu marido não tem se mostrado ativo e responsivo quando você o chama para dialogar sobre esses pontos objetivos do cuidado com a casa, e com os afazeres domésticos, talvez seja interessante você mudar sua abordagem, principalmente por se tratar de uma situação mais prática, do dia a dia. Pode ser mais adequado você iniciar a conversa com ele, no melhor momento, inclusive você pode até agendar essa conversa com ele, certificando-se que será em um bom dia e horário, e nesta conversa você já deve estar com uma lista pronta das atividades da casa que você está fazendo, bem como as tarefas com o cuidado da criança, incluindo também os horários que você realiza essas atividades, os dias da semana, e propor, de maneira bem concreta, com essa lista na mão, para ele contribuir com as atividades específicas que você delegou para ele nessa lista, junto com dias e horários para a execução da tarefa. Pense nas atividades que seu marido realmente poderia desempenhar, conhecendo a personalidade dele, e as que mais te auxiliariam. Tente não incluir nessa lista atividades que você acha que ele não faria, ou que não são adequadas para ele. Feito isso, o mais importante depois é buscar manter a constância nessas atividades, sem que haja maiores problemas entre vocês.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!
Um abraço!

Clóvis Neto CRP 17/1518
(Atendimentos on-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

29 JUL 2022

Olá Ana! Obrigado por escrever. Pela tua idade, idade da criança, provável tempo de convivência, talvez seja uma situação de aprendizado de modalidades, circunstâncias e variações de formas de comunicação. Muitas vezes, as pessoas, sem se darem conta, acabam por querer conversar em horas, que para o outro, são inadequadas, acontece de a pessoa, sem saber como se posicionar, evite a comunicação. Sempre é preciso procurar o diálogo, a flexibilidade, a tolerância, o bom senso. Há situações em que os passos do diálogo começam com um texto escrito (quando não é usual), um vídeo gravado, uma modificação da introdução da conversa, postura de solicitação, ênfase no ouvir sobre o falar, dentre outras possibilidades.
Com maiores detalhamentos, em situação de trabalho científico, um de nós, psicólogos, poderá contribuir de forma mais enriquecida e específica.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos, ditos, "líderes religiosos", querem é dinheiro; são falsos, são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Resgate as máscaras, evite aglomerações e elimine criadouros de mosquitos.