Como posso deixar de depender emocionalmente do meu marido?

Feita por >Ecopro · 18 fev 2020 Dependência emocional

Quero sempre agradar, fazer as coisas que ele gosta, ir a todos os lugares com ele, as vezes sem vontade de ir. E isso não é recíproco. Por isso as vezes acredito que eu amo mais.. mesmo sabendo que estou muito dependente. Fico cada vez mais confusa, insegura e na certeza de que não sou nada sem ele. Preciso conseguir ser uma pessoa mais legal, igual eu era, e melhorar meu relacionamento, já que essa minha insegurança só traz brigas e tudo piora quando eu bebo. Preciso de ajuda !

A melhor resposta 19 FEV 2020

Olá Ecopro tudo bem?
Sua insegurança pode estar gerando um peso para você e para seu marido, por um lado você sempre terá necessidades de ser validada de alguma maneira e isso será desgastante para você que acabará se sentindo amando mais do que recebendo amor, e para ele que sempre estará recebendo cobranças sobre esse amor que você acredita não estar recebendo.
Acredito que trabalhar o fortalecimento de quem você é, da pessoa que você é além de apenas companheira(o), daquilo que você gosta, enfim, das coisas relacionadas a você, é uma possível forma de tentar te tirar dessa dependência emocional.
Experimente ter mais opiniões próprias, chamar ele para fazer algo que você gosta. Ir a lugares que te agrada, não apenas ir nos que agrada a ele. Dessa forma você começa a se valorizar e assim se torna mais segura de si.
Pode não ser fácil realizar essas mudanças sozinha(o), por isso recomendo que busque a ajuda de um profissional, pois um psicólogo estará junto com você te auxiliando no processo, te ajudando as dar os passos necessários para a mudança. Além do fato de que fazer terapia é uma ótima forma de se conhecer melhor, quem sabe o que é e o que gosta, não precisa ser inseguro, pois aprende a ser seguro de quem é. Espero ter ajudado, boa noite.

Guilherme Augusto de Matos Psicólogo em São Paulo

61 respostas

18 FEV 2020

Olá Ecopro, tudo em excesso não é bom. Me parece que vocês estão vivendo um ciclo. Quanto mais você faz tudo isso por ele, anulando a si mesma, querendo estar junto em todos os lugares mais ele fique desconfortável com isso e busque um espaço para si, então você interpreta a atitude dele como falta de amor e interesse, sentindo-se mais insegura ainda e mantendo seus comportamentos. Você diz que gostaria de ser mais legal como era, investigue o que você deixou de fazer, o que você gostava, como era sua vida antes? No momento em que você se anula, acaba com a pessoa por quem seu marido se apaixonou. Resgate-a.

Psicóloga Maíra Alves Psicólogo em Niterói