O que eu posso fazer para não ser mais dependente emocional dele ?

Feita por >Milena · 16 fev 2023 Dependência emocional

Recentemente descobri uma traição do meu marido com uma pessoa transexual, depois de muita conversa ele me convenceu de que não fez nada, mas no fundo eu não consigo acreditar pois todos os fatos apontam para o contrário, por fim voltamos e eu fico em cima o tempo todo com medo do que pode acontecer novamente, mas sinto que mesmo que ele me traísse e eu tivesse a total certeza disso, eu não teria forças pra acabar com o relacionamento, por medo de não conseguir dar conta de tudo, da minha filha e das contas, medo de ficar sozinha e da minha filha se sentir mal por ficar longe do pai, na vdd dele eu não sinto um amor tão grande, sinto que dele vem mais desprezo, tipo estou com você por estar, nao sinto ele apaixonado, não sinto que ele tenho a mesma intensidade de atração física que tenho por ele...estou bem perdida e não sei o que fazer, já fiquei bem ruim mesmo e depois de descobrir a traição eu engordei 25 kilos e estou desesperada

A melhor resposta 21 FEV 2023

Oi boa noite.
Nossos medos e inseguranças nos fazem manter em relações tanto amorosas, quanto afetivas. Um processo psicoterapeutico ajuda bastante a gente entender esses nossos sofrimentos e clarear os próximos passos (os nossos verdadeiros desejos, oque queremos , o que realmente não estou satisfeito e por ai vai)

Matheus Lima Ferreira Psicólogo em João Pessoa

17 respostas

18 FEV 2023

Olá MIlena, espero que esteja tudo bem com você.

Para que se possa viver uma relação saudável, que nos impulsione a crescer, nos ajudando a conquistar aquilo que desejamos para nossas vidas, primeiro precisamos que estar bem com nós mesmo, com nossas escolhas, com nossos objetivos, e projetos pessoais. Se não estamos bem com nós mesmos, não estamos com nossa autoestima boa, não nos priorizamos, e acabamos por vivenciar uma relação que pode nos prejudicar, e nos deixar a mercê de nós mesmos, sem que façamos escolhas adequadas para nosso desenvolvimento, e nos submetendo a qualquer tipo de comportamento oriundo de nosso parceiro. Em segundo lugar, o nosso parceiro deve possuir um sentimento de reciprocidade para conosco, onde possamos usufruir de planos e intenções em conjunto, com confiança e responsabilidade. Se esses dois pontos não estão sendo observados, talvez seja necessários você começar a se questionar pra onde essa relação pode levar você, e todos os seus objetivos e sonhos. Recuperar o nosso caminho, nos colocando em primeiro plano, é muito importante para que você comece a mudar sua percepção sobre o que você está vivendo no momento, e lhe dar novos sentimentos para balizar suas escolhas, não apenas o medo, como você descreve. Esse processo de autoconhecimento é fundamental para implementar mudanças duradouras, e ele pode ser obtido através de um processo de psicoterapia, junto a um profissional de Psicologia. Busque começar a refletir sobre esses pontos que mencionei, e verifique se existe alguma possibilidade de mudança. Em algum momento, será importante você tomar decisões pensando em si própria, e na saúde de sua filha. Um Psicólogo pode te ajudar muito neste caso, e é indicado para você.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

18 FEV 2023

Olá, tudo bem?

Realmente essa situação é bem delicada, sou o Psicólogo Paulo V. R. Oliveira e gostaria de auxiliar nessa situação.
Primeiramente, sua angústia, dúvidas é importante para mim e sei o que está passando. Para que possa te auxiliar e ajudar de maneira assertiva e com o cuidado devido que você merece, aguardo sua mensagem diretamente para mim.
Uma consulta online ou presencial é essencial para saber o que de fato está passando.

Att. Do seu Psicólogo: Paulo V. R. Oliveira | (Oliveirapsic)

Paulo Victor R Oliveira Psicólogo em Limeira

55 respostas

17 FEV 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então agende comigo a sua sessão que irei responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

17 FEV 2023

Olá Milena! Obrigado por escrever. É preciso ter precaução em várias coisas. Primeiro: o que não temos certeza absoluta, sem qualquer sombra de dúvidas, não devemos alimentar fantasias com direções de verdades. Segundo: dependência emocional é algo muito citado, expresso, mas é uma impossibilidade. Emoções acontecem dentro de cada um de nós, e nem nós, nem ninguém controla as emoções que acontecem dentro de cada um. Terceiro: você engordou vinte e cinco quilos porque modificou formas de se alimentar, comportar-se, metabolizar, sentir, interpretar as coisas. A explicação de fora, não te ajuda, não te modifica. Quarto: há uma filha cuja idade não foi falada, que se faz inteira com um pai e uma mãe. Um possível erro de uma pessoa, não implica em se tornar uma pessoa toda errada.
Vamos organizar as coisas? Por enquanto preserve sua filha, preserve a imagem que ela tem de você e do pai.
vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, antidemocrático, bárbaro, se faz um deles.