O que eu devo fazer para não ser mais dependente emocional do meu namorado?

Feita por >Nicole · 4 jun 2020 Dependência emocional

Namoro a um bom tempo, só que quando deu 3 meses me mudei de cidade, mas continuamos namorando, era difícil mas dava pra suportar por conta da gente se ver 1 vez por mês. Voltei para cidade aonde ele mora mas não consigo ficar longe dele, toda vez q ele tem q ir embora fico arrasada e não consigo me fazer feliz

A melhor resposta 8 JUN 2020

Olá Nicole, como vai?
A dependência emocional em geral acontece pelo enfraquecimento da auto estima. Estar com outro pode ser maravilhoso e desejarmos sempre querer mais a presença, mas isso precisa ser uma escolha, não uma necessidade. Se isso está acontecendo significa que você acredita que você precisa dele para ser feliz, que você é incompleta sem ele.
Neste caso o que você precisa é fortalecer sua auto estima, perceber que você é completa e que não precisa de outra pessoa para completar um pedaço de ti, você já é inteira. Para isso você precisará fazer um processo de psicoterapia para descobrir ou redescobrir sua melhor versão.

Sou Psicóloga há 14 anos e tenho um trabalho bastante voltado à mulheres que precisam fortalecer a auto estima. A primeira sessão é cortesia, caso acredite que eu posa ajudar nesse caso será um prazer conversar contigo

Aluany Carvalho Psicóloga Psicólogo em Americana

31 respostas

6 JUN 2020

Nicole, o medo pode nos livrar de perigos e com isso podemos dizer que nos protege e nos dá segurança. Mas se o medo for exacerbado e ocorrer fora de hora vai impedir que você cresça emocionalmente e sinta-se segura. Você precisa resgatar a sua autoestima e focar-se em si mesma. Do contrário vai acontecer o que você mais teme. Ele sentindo -se sufocado pode passar a evitá-la ou até até mesmo terminar a relação.
Um psicólogo poderá ajuďá-la a desenvolver essas orientações.
Fico à disposição,
Psicóloga Maria Nair.

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

5 JUN 2020

Olá Nicole.
Perceba qual é o pensamento que você tem no momento em que ele está indo embora. Quais são seus medos? O que você pensa quando está longe dele?
Procure ajuda psicológica, para entender melhor seus sentimentos e pensamentos, sozinha é mais difícil superar este desafio.
Estou a disposição.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

5 JUN 2020

Olá, Nicole! Na terapia é possível encontrarmos o que te faz investir unicamente no seu namorado, e procurar outras formas de prazer e satisfação além do seu relacionamento - afinal, um relacionamento com independência é um relacionamento sadio.

Luisa A. M. Mendes Psicóloga Psicólogo em Niterói

5 respostas

5 JUN 2020

Olá Nicole.
Desde já agradeço seu contato.
O primeiro passo vou já realizou que é reconhecer que está dependente, e parece que está tornando-se uma relação tóxica, causando a incerteza de futuro para com o mesmo. Pense em VOCÊ sempre em primeiro lugar (seus, sentimento e suas emoções), viva o presente, não deixe o passado ser mais importante, coloque na balança o quanto esse relacionamento é benéfico para você.
A terapia cognitivo comportamental pode ajudar muito nesse processo.
Estou á disposição

Roberto Luiz Junior Psicólogo Psicólogo em São Paulo

134 respostas

5 JUN 2020

Olá Nicole! Grato por participar. Você, pelo curto relato e título, demonstra que falta, na verdade é amadurecimento. Tua última expressão denuncia o perigo e o caminho. Quem precisa te fazer feliz é você mesma! Não há namoro ou casamento que resista, com qualidade, ao convívio intenso e cobrado. O grande, estável, permanente, profundo, verdadeiro namorado de cada pessoa, precisa ser ela mesma! Essa é a fórmula básica, para que, com essa doçura interna, possa namorar outra pessoa, com harmonia, sem perder a inteireza pessoal. Outro dado importantíssimo. O processo de conhecer pessoas, observar, pesquisar, paquerar, pesquisar mais detalhadamente, propicia a hipótese de namorar. Ao tentar levar adiante a possibilidade de namorar, algumas vezes começa, outras não. Uma vez, adquirindo a condição de namoro, na maior parte das experiências, não dá certo. É exercício de escolha, de construção, de amadurecimento. Será muito enriquecedor você contar com o direcionamento técnico-científico de um psicólogo, para estimular o desenvolvimento pessoal e auto confiança. Estamos à disposição. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: diminua a possibilidade de chorar a morte de um próximo!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.