Sogra dependente emocional da filha

Feita por >Iago · 13 mar 2023 Dependência emocional

Tenho 22 anos e minha namorada 25, moro com mãe e irmã e minha namorada com a mãe dela, ambas mães solteiras.

A minha mãe já divorciada seguiu com sua vida, hoje namora e fico muito feliz por isso, trabalha muito e tem os seus hobbies.
Em certo momento da minha vida precisei lidar com a dependência emocional da minha mãe (essa dependência me afastava dela), daquele tipo que ela faz o filho se sentir culpado e foi dificil mas hoje meu relacionamento com minha mãe melhorou porque através de muitas sessões de terapia construí recursos emocionais para lidar, hoje percebo quando invade meu espaço, faz chantagem emocional e etc, a partir dai sei que não posso incluir minha mãe em certos assuntos, como meu relacionamento por exemplo, por que no final o relacionamento sou eu e minha namorada e outras pessoas não sabem o que acontece entre nós a não ser nós mesmos (as vezes nem nós mesmos né?)

Porém, minha namorada tem tratamento de criança até hoje, mesmo com 25 anos. A quantidade de vezes que estamos juntos e a mãe dela cria uma doença pra que a filha volte pra casa vai aumentando a cada dia que passa, e quando não faz isso?inumeras ligações, mensagens, hoje em dia até para mim ela manda, mas eu não respondo (erro muito grande ela ter meu numero)
ja houve diversas vezes que eu e ela estávamos juntos e ela apareceu de intrometida, ninguém a chamou, outras vezes que estavamos juntos e ela apareceu emburrada pra chamar atenção da filha, e a filha esquece de tudo quando isso acontece e vai atender a mãe, as vezes estamos numa conversar otima, leve e a bendita aparece kkkkkk sempre com aquela nuvem preta toxica em cima da cabeça

acho importante salientar que a mãe dela é solteira, depois do divorcio nunca mais se casou, religiosa daqueles que coloca uma
venda no rosto e finge que não existe sexo no mundo, que é pecado, sexo só depois do casamento e etc
também não trabalha, não faz nada e está na menopausa (sim eu observo muito as coisas)

Eu e minha namorada já conversamos sobre o assunto (ja tentou conversar com a mãe), mas vejo que ela precisa da aprovação dos pais, não consegue tomar atitudes sem os procurar ou procurar outra pessoa, sempre precisa de opiniões e não consegue tirar suas próprias conclusões, a mãe tem um enorme poder de influencia sobre as decisões porque a filha sempre quer a opinião dela, o pai também liga sem parar, a família inteira tem uma dependência emocional, a mãe é também dependente financeiramente dela

Eu e minha namorada temos um relacionamento muito leve, com vários projetos juntos, percebi que o assunto da mãe dela estava deixando nossa relação pesada e resolvi não tocar mais no assunto, mas aqui estou eu sob efeito de ter tudo entalado na garganta certo?

Ontem eu e ela estavamos juntos, geralmente a gente fica conversando na escada do predio, moramos no mesmo condominio então as vezes é tudo bem espontaneo, ficamos de 21 até as 2 da manhã conversando, nossas conversas são leves e a gente nem vê o tempo passar, na hora de deixar ela na porta do apartamento dela lá estava a sua mãe chorando, sofrendo muito de uma suposta dor a qual no fim, ela não quis ir ao hospital e resolveu ficar em casa mesmo, acredito que pelo sofrimento ser tão grande como demonstrava era necessario um medico, né?

Sem muita pesquisa cheguei em alguma materia sobre Sindrome do Ninho Vazio

a mãe dela só toma banho se ela estiver em casa, só dorme se ela estiver em casa, me pede pra passear com as cachorras dela e tenta ao maximo possivel me manter por perto, se estou com a filha dela longe onde a influencia dela é menor, ai entra as apelações repugnantes

aprendi na terapia que tentar mudar o outro é desperdicio de energia (mas minha namorada tenta mudar a mãe dela), o melhor a se fazer é olhar pra dentro de nós mesmos e evoluir, cuidar da nossa saúde mental

Onde quero chegar? temos muitos projetos juntos, quero me casar com ela, mas não me sinto seguro, se ela faz tudo isso imagina quando cair a noticia de eu e minha namorada estamos nos casando? indo morar juntos?

ultimamente ando pensando se realmente vale a pena, pensando em terminar, consigo lidar com toda essa toxidade sem prejuizo pra minha saúde mental? Ultimamente tem sido ruim para mim

meu bem estar, minha saúde mental, meu corpo, são tudo pra mim e cuido deles todo dia, diariamente
faço academia a muitos anos, meu hobbie favorito é pedalar, faço terapia, trabalho

sempre que eu e ela temos um dia muito gostoso juntos o ponto final do dia é sempre a mãe dela causando cansaço

Honestamente falando sou um cara as vezes sem paciência, fui criado por um pai que me fazia engolir tudo, não justifica eu sei, posso e quero melhorar

trouxe algo pra vocês meio confuso, fui lembrando e escrevendo
muito obrigado pela leitura

A melhor resposta 15 MAR 2023

Iago,
Nada melhor do que o conhecimento de causa.
Pois, pode e deve provocar esta consciência na sua namorada e não na mãe dela.
Nada pode fazer pela mãe dela... deixa-a como está.
Mas deve sim conversar com a sua namorada porque o posicionamento dela te afeta e afeta o futuro de voces dois como casal.
A sua namorada precisa cortar o cordão umilical psicológico com a sua mãe; não resolve ela falar.
Sua namorada apenas nasceu através da sua mãe e nasceu para se realizar, fazer, construir seus projetos, seus sonhos e não para ficar subordinada a outros.
A mãe dela não vai facilitar e voce também não pode se meter... sua namorada é que precisa dar o corte, precisa se impor... aquele processo que voce fez.
Isso, se voce quiser ter uma esposa que seja realmente sua; se ela permanecer como está, jamais será sua de verdade; a mãe vai sugá-la cada vez mais.
E, vai ficar dependente de voce também; vai exigir que voce preencha o vazio que vai aparecer nela.
É isso que voce quer?
Ou ela escolhe voce ou ela escolhe a mãe dela.

Abraços

5817 respostas

14 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

14 MAR 2023

Saudações!
Creio que você deva perguntar para sua namorada se ela quer mudar de fato esse cenário, e se quiser, é provável que precise de acompanhamento psicológico, pois é muito complexo cortar esse cordão umbilical. As vezes por imaturidade emocional a filha acaba alimentando esse comportamento da mãe. Conversem abertamente sobre o tema e proponha que sua namorada faça terapia!

Fabíola Ximenes Psicólogo em Fortaleza

13 respostas

14 MAR 2023

Olá Iago! Obrigado por escrever. A relação entre mãe e filha que você descreve, acontece com razoável frequência. Li totalmente seu texto. De fato não podemos modificar ao outro, mas toda vez que modificamos a nós mesmos, os próximos são levados a modificações adaptativas.
Uma outra consideração importante: não se pode colocar toda a explicação para os desconfortos na sogra. A sogra é parte de uma engrenagem. Há ex-namorado, mas não há ex-mãe.
Aos vinte e dois anos ou vinte é cinco, namoro é exercício de maior conhecimento, amadurecimento, não é condenação ou dádiva de casamento. É preciso prudência. É preciso, em sociedade complexa, nessa idade, cuidar muito bem de turma de colegas e conhecidos, de esportes coletivos de contato, de grupos éticos e saudáveis (de esportes, de teatro, de arte), é preciso apreciar e entender os acúmulos culturais e artísticos.
Pondere!
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.