Como terminar uma relação na qual sou dependente emocionalmente?

Feita por >Rayanne · 6 ago 2019 Dependência emocional

Olá. Eu tenho 28 anos, tive um filho aos 19 e sofri muito, pois passei por tudo sozinha, após descobrir uma traição.. enfim..
Hoje me casei com um psicólogo, ele tem 44 anos, eu tinha um problema serio de panico, andarilha em consultórios e o conheci por acaso, conversa vai conversa vem e descobri a profissão dele, ele realmente me ajudou demais como pessoa pois apesar de nao ser meu psicologo ele é um psicologo ne?
Sempre nos demos bem, enquanto namorados, por ele ser tão paciente comigo e me estar ao Meu lado até mesmo me orientando, acabei criando uma dependência emocional MT grande.
Nos casamos, e fomos morar, eu, ele e meu filho que hoje tem 9 anos. Temos 1 ano e pouco casados e eu já me vejo numa situação MT complicada.
Ele se acha o dono da razão, ele sempre esta certo e eu sempre estou errada.
Ele reclama muito do meu filho, diz que criei muito mal, enfim, 99% das brigas são por conta do meu filho, pois não aceito a maneira rígida dele ser, eu sou MT diferente dele.
Ele já disse que ou as coisas são como ele quer ou eu posso ir embora, ele se acha melhor que eu, que mulher como eu tem muitas, enfim.. minha auto estima já é baixa, com isso eu tenho me sentido péssima, porém tenho medo de ir embora e ficar adoecida novamente, de sofrer demais ou até mesmo me arrepender.
Já conversamos e não tem jeito, eu sempre estou errada. Posso errar em algumas coisas sim, mas não tem como alguém acertar em tudo.
Sobre a criação do meu filho, eu concordo que falhei em algumas coisas, afinal sempre foi eu pra tudo sozinha e não é fácil, mas agora, sinto que já estamos saturados de tanta reclamação e lição de moral. Nao me sinto esposa, mulher, me sinto uma alguém dependente, dominada e submissa.
Queria uma orientação, um encorajamento, pra mudar esse quadro, pois minha vida morando sozinha tbm não tinham flores, era de MT luta, minha mãe é uma pessoa de difícil convivência e eu dependeria dela pra me ajudar...
Porém eu não estou satisfeita nessa casamento.

A melhor resposta 6 AGO 2019

Olá Rayanne,

Agradeço por compartilhar parte de sua história. É uma situação extremamente complexa e o ponto mais importante a ser levado em consideração é: quanto sofrimento tudo isso tem lhe causado? Será necessário você realizar acompanhamento psicológico (ou intensificar tal questão caso realize acompanhamento atualmente) para trabalhar essa questão que você aborda como dependência emocional. Busque entender o motivo pelo qual se julga dependente emocionalmente, busque reelaborar suas questões relacionadas a está questão, assim como elaborar todas as questões que aparecem agora. Você teme se tornar adoecida novamente, entretanto está se sentindo adoecida no momento.
Uma breve analogia: Uma pessoa sente dores na perna direita, está sentindo bastante incomodo, dificuldades para andar, então descobre que pode utilizar uma bengala, o que vai sobrecarregar a perna esquerda, porém vai facilitar o caminhar e ela vai voltar a andar normalmente com o auxílio desta bengala. A pessoa decide não tratar a perna direita e utilizar a bengala, porque está auxiliando bastante. A pessoa faz isso (utiliza a bengala) por um tempo então começa a sentir agora um leve incomodo na perna esquerda e no ombro, em decorrência do uso da bengala. A pessoa se encontra agora de frente uma escolha: continuar usando a bengala, mesmo com incomodo ou tratar a perna direita. A grande questão é tratar a perna direita e não abandonar a bengala, o que acontece nessa pequena história é que a perna direita não foi tratada, então mais importante do que abandonar a bengala é tratar a perna.

Espero ter auxiliado em sua questão.

Bruno Marinho S M Alves
Psicólogo

Bruno Marinho Silva Mendes Alves Psicólogo em Uberlândia