Dependente emocional pode namorar?

Feita por >Keyla Santos · 28 nov 2021 Dependência emocional

Eu estou em um relacionamento onde estou começando a ter dependência emocional pela minha parceira, eu não quero terminar e gostaria de fazer terapia e ajuda para quebrar essa dependência e fazer bem ao meu relacionamento. Querer ajuda para não terminar o namoro seria uma dependência mesmo assim ?

Nosso relacionamento contém respeito, pouquíssimas brigas, temos confiança uma na outra e nos tratamos bem e não contenho crises de ciúmes e raiva e nem mesmo controlo a vida, eu apoio ela nos sonhos dela e se ela quiser sair ou conversar com outras pessoas por ligação eu deixo normalmente. Porém ocorreu casos que notei minha dependência emocional nela e tenho baixa estima.

Gostaria de me alto ajudar para o bem da reação

A melhor resposta 29 NOV 2021

Ola!
Quando falamos de vida, temos pouquíssimas regras, portanto não vejo um manual de como sair de uma dependência emocional, onde a primeira regra é sair do relacionamento. Não existe passo a passo. É possível sim.
Entretanto, me questiono sobre uma coisa: buscar ajuda para o bem da relação ou para o nosso bem?
Como você percebeu, dependência emocional tem certa relação com a autoestima, por exemplo. Isso nos da indício de que há alguma parte que nos cabe, algo que é nosso e precisamos olhar com sensibilidade para não ser injusto ou machucar a nós mesmos e a outros.
Que bom que decidiu buscar ajuda, escolha alguém aqui da plataforma e se sinta a vontade!
Um abraço

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

30 NOV 2021

Olá Akira! Grato por escrever. Toda vez que se fala em dependência emocional, é preciso conectar com falta de amor próprio e autonomia. Talvez o conceito seja utilizado com maior frequência do que deveria, sem as devidas reflexões que o mesmo envolve.
Não podemos, passivamente esperar que a outra pessoa representa, do mundo dela (externo a nós), o atendimento de nossas expectativas (internas, que pertencem a nós). Isso não é possível de se realizar.
É preciso entender que para uma pessoa estar inteira e comigo, a essência dela precisa estar com ela, na sua liberdade, na sua convivência social diversa, saudável. Para que você esteja inteira com ela, é necessário que você também tenha seu mundo social independente e diverso dela, incluindo metas e objetivos realizadores dos seus desejos.
Será muito importante você resgatar, com a ajuda científica de um psicólogo, o encontro com a sua mais completa plenitude pessoal possível.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de imensa maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

29 NOV 2021

Oi Akira Keyla Santos,
Parabéns por perceber a limitação sentida dentro de ti, a dependência, e a pergunta de como se superar...
De fato, o mode de ser da outra pessoa sempre desperta em nós sensações, sentimentos, reações... são barreiras que identificamos em nós que temos que destruir, superar, expandir para que o relacionamento possa ser mais qualificado.
Não se coloque diante dela com fragilidade, medrosa, insegura. Voce se amam epode se comunicar com ela colocando os sentimentos, o que desperta dentro, de medo, angústia, ciúmes....
Não precisam brigar, não precisa viver da forma como ela quer. Viva da forma como voce quer, como te torna mais feliz, realize as tuas fantasias e convide ela a participar dessa aventura que se chama vida, saborear a vida juntas.
A dependência emocional é a falta de ti mesma, voce precisa aprender a se amar, a se priorizar. Agrade a ti mesma.
Viva de tal forma que sinta orgulho de ti mesma, seja uma mulher que valha a pena.
Isto, despertará na tua companheira e noutras, mais interesse de estar contigo.
Abraços

5817 respostas

29 NOV 2021

Olá Akira, como vai? Primeiramente parabéns por querer fazer terapia, reconhecer a necessidade de mudança é o primeiro passo para a mudança. A dependência emocional pode ocorrer por diversos fatores, como baixa autoestima, insegurança, etc. A terapia vai proporcionar o autoconhecimento necessário para não apenas identificar, mas trazer as mudanças necessárias.

Psicóloga Cristiane Bonczinski Psicólogo em Guaíba