Como deixar de ser dependente emocional do meu esposo?

Feita por >Alice · 22 jul 2021 Dependência emocional

Não consigo ficar sozinha em casa. sinto q dependo dele pra ficar alegre

A melhor resposta 23 JUL 2021

Olá, Alice! Tudo bem?
Proteja ou restaure o seu espaço pessoal e faça coisas agradáveis. Cuidado para não abrir mão de atividades pessoais que trazem felicidade ao seu dia a dia, preserve sua essência e proteja sua personalidade.
Nos relacionamentos, é muito comum buscar a aprovação e o apoio do outro para muitas escolhas, mas é importante sempre lembrar que as opiniões dos outros não devem impedi-la de fazer o que deseja.
Se você se sente tão dependente que sufoca sua personalidade e você não consegue enfrentar a vida sem ele, a escolha ideal é procurar ajuda profissional. Um bom psicólogo pode orientá-la melhor e contribuir para o processo de obtenção da independência emocional. Acredite em mim: o tratamento pode ser muito libertador!
Fico à disposição!

Carina Rocha Meneghetti Cassi Psicólogo em São José do Rio Preto

25 respostas

18 AGO 2021

Ola! Eu posso lhe ajudar. Se você estiver precisando de ajuda e quer ser atendido é so agendar comigo que irei responder o mais rapido que puder

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

26 JUL 2021

Alice,
Descubra a alegria em ti mesma. A alegria não está nele, está em ti mesma.
Está se descuidando de si, está longe de ti mesma.
Fala psicoterapia

5817 respostas

24 JUL 2021

Alice,
Precisa aprender a viver sozinha;
Precisa aprender a ser voce mesma;
Não veio aqui, ou não nasceu para depender dos outros; Nasceu para se realizar e ser feliz.
Quem é voce? De onde veio? Qual o seu objetivo de vida? Quais os teus talentos? O que está fazendo aqui? Como voce se enxerga?
Tudo isso, precisa ser respondido e vivenciado.
Por enquanto, voce só está dependendo de outros, está sugando a energia dos outros.
Precisa liberar as tuas emoções para que também estejam na energia produtiva.
Precisa fazer Psicoterapia para identificar e curar a dependência..

5817 respostas

23 JUL 2021

Olá Alice.

A dependência normalmente se instala com o tempo, vem desde a infância com frequência. Nestes casos recomendo terapia e se for necessário acompanhamento psiquiátrico. Fique bem. Boa sorte.

Eduardo D Andrade Psicólogo em Brasil

40 respostas

23 JUL 2021

Alice, a sua melhor companhia é você. Na verdade jamais você fica só. Colocar no outro seu equilíbrio, paz e alegria gera um dependência sim. Importante é você olhar mais para você, se valorizar e buscar planejar seu dia de forma que possa se sentir produtiva e satisfeita. Muitas vezes essa forma de se sentir, precisa de ajuda para melhor perceber seu mundo, o mundo e o outro.
Desejo felicidades.

Ana Rique Psicólogo em Recife

45 respostas

23 JUL 2021

Ola Alice, a dependência emocional do(a) parceiro(a) tem efeitos negativos tanto para a própria pessoa quanto para o relacionamento. Não se esqueça de que amar a si mesmo é o primeiro requisito para criar vínculos saudáveis ​​e harmoniosos. Depender emocionalmente do(a) parceiro(a) costuma ser comum em pessoas com muitas inseguranças e medos sobre si mesmas. Por não acreditar em suas qualidades e capacidades, por não se valorizar, tendem a confiar mais nas decisões e no julgamento do(a) parceiro(a), por considerá-las sua única prioridade. O problema é que esse tipo de dinâmica pode acabar limitando você a tal ponto que se torna invisível para si mesma e precisa do consentimento do seu companheiro para fazer qualquer coisa. O melhor é você procurar ajuda de um profissional para avaliar sua situação. Abraços

Irismar Farias Psicólogo em Manaus

34 respostas

23 JUL 2021

Olá! Como é sua rotina em casa? Quando você está longe dele, quais pensamentos vem à sua mente? Como é a relação entre vocês dois? Entenda que é natural sentir saudade, mas é necessário você saber se sentir bem com a sua própria companhia ou na companhia de outras pessoas. É importante você apreciar estar sozinha, usar este momento para você, para se conhecer melhor e ter autocuidado.

Psicóloga Jéssica Scopel Psicólogo em Caxias do Sul