Como deixar de querer a presença do marido a todo momento?

Feita por >Carol · 7 mar 2023 Dependência emocional

Passei por uma dependência emocional em um relacionamento passado. Hoje sou casada e com um recém nascido. meu marido não é nada narcisista, controlador… Porém, sinto que eu estou vivendo na dependência dele, eu quero que ele esteja comigo sempre que tem tempo livre, que me dê atenção. Isso vai bastante em relação ao período de puerpério e insegurança que acontece no pós parto. Mas me vejo na relação passada e quero mudar, pois eu sei que não preciso dele a todo momento, e que sou autosuficiente. Mas não sei como me desapegar dessa exigência.

A melhor resposta 8 MAR 2023

Ola, Carol, tudo bem?
Realmente o puerpério pode ser um momento de muita fragilidade em função de alterações hormonais que vivemos, mas que bom que você se deu conta que é um lugar que você já esteve no passado, no que se refere à essa sensação de dependência.
Acredito que um processo de terapia pode te ajudar a reencontrar caminhos que você já conheceu para sair dessa situação ou até de criar novas possibilidades de sair desse momento de forma definitiva.
Busque elaborar seus sentimentos com um profissional que possa te acompanhar nesse momento delicado.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

13 MAR 2023

Oi, Carol. Existem traços de personalidade (modo de ser de cada um: modo de pensar, agir e sentir)que tem tendência a ter dependência emocional. Se você diz aí que teve no passado e está novamente, é porque é do seu traço de caráter. Isso vem lá detrás, da infância, mesmo que não tenha passado por algum abandono real, mas a sua mente na infância, ainda não amadurecida, talvez teve a percepção de vazio, de não ter tido alguma necessidade suprida por parte dos pais, e aí desenvolveu isso. A boa notícia é que assim como temos traumas e dores (inconscientes), temos também recursos maravilhosos, acontece que muitos só vivem na dor dos seus traços, sendo reféns deles, tudo por não conhecer a si mesmo. Entra em contato comigo que eu te explico mais sobre isso e como você vencer essa dependência, pois temos as estratégias certas, treinos eficazes para vencer esses problemas! Vai ser bom pra vocês dois, pois não é saudável viver sempre atrás do outro, você deixa de existir e isso é desinteressante para a relação e para o parceiro.
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

10 MAR 2023

Olá Carol, espero que esteja tudo bem com você!

Não se exigir tanto neste momento, é a melhor maneira de se desapegar desta exigência. Não se cobre tanto, e procure lidar com seus sentimentos de maneira mais natural e espontânea, como algo que está fluindo em você. Neste momento, realmente você está vivenciando um tempo de transformação intensa, em um novo contexto que vai seguir junto a você por toda a sua vida. Se você sabe que está exigindo muito a atenção de seu marido, então tudo bem, procure diminuir um pouco essa necessidade de atenção, mas sem se sentir culpada por estar exigindo muito ou pouco no momento. Como te falei, esse é um momento diferenciado, e você não precisa ficar se cobrando e se exigindo tanto. Se sentir necessidade, converse abertamente com seu marido, e explique o que está sentindo, e como ele pode contribuir para melhorar seus sentimentos. E você deve também contribuir para melhorá-los. Talvez, se ele demonstrar pequenas atitudes, pode ser que você encontre a segurança que necessita. E tudo bem também você querer que ele esteja mais perto neste momento, afinal, é algo comum a vocês dois, e juntos vocês podem vivenciar isso de maneira mais plena. Quanto ao fato de você se ver na relação passada, procure não vincular de nenhuma maneira o que você viveu no passado, a sua relação atual, pois tudo é diferente, até você está diferente, e comparações não fazem sentido. Se conecte com seu presente, e com seu momento presente, e vivencie de forma plena tudo o que está passando agora. Assim, o sentido da felicidade estará mais perto, e você naturalmente se sentirá mais plena e segura em suas emoções. Aproveite o momento, e receba seu presente de braços abertos. Se desejar, você pode buscar um profissional de Psicologia para te acompanhar neste momento. Isso pode te ajudar ainda mais a encontrar a melhor forma de lidar com seus sentimentos.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

924 respostas

9 MAR 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só você agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

8 MAR 2023

Oi Carol
Sim, durante este período a mulher pode passar a sentir tudo isso, porque os seus conflitos vem à tona. .. voce fica mais sensibilizada e tem necessidade de receber carinho e atenção; se tem um marido compreensivo que te dê esse apoio, te tranquiliza.
Embora sinta mais carência, estás consciente e pode resolver-se, não dando corda a esses sentimentos; conforme vem, deixe-os ir; não te deixe levar por eles.
Tudo o que é passado, passou e embora se possa aprender com o passado, não podemos repetir o passado. Tem que aprender viver o momento presente. Isso depende da capacidade de perceber como a vida se manifesta de concreto; passa pela sensibilidade orgânica.
Trata-se de voce se capacitar para ser um instrumento exato de leitura de ti e do ambiente onde vive.
Isto não é nada teórico e sim, prático.

Abraços

5840 respostas

8 MAR 2023

Olá Carol! Obrigado por escrever. Confie em si, confie na nobre natureza da maternidade. Será altamente recomendável que você, nesse momento, converse com um de nós, psicólogos. Também será importante você contar com a companhia de outras mães experientes, sensatas e confiáveis. Evite ficar sozinha com o bebê. É uma fase em que vai se adaptando, aprendendo, aos poucos.
Ter a presença do marido ou de qualquer pessoa, o tempo todo, é altamente inadequado e improvável. Essa questão precisa ser trabalhada para além dos primeiros dias da maternidade.
Conte conosco.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.

8671 respostas

8 MAR 2023

Olá Carol.
Penso que você não trabalhou o lado negativo do antigo relacionamento.
A insegurança hoje pode também ter relação com o parto recente.
Sugiro acompanhamento psicológico para trabalhar o momento presente.
Estou disponível para ajudar.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro