Quero me separar do meu marido, mas tenho pena de deixá-lo.

Feita por >Raquel · 19 mai 2023 Separação

Olá, sou casada há 5 anos. No início sempre tivemos um bom relacionamento, ele era super amoroso comigo, carinhoso, atencioso, dedicado, fazia tudo por mim. De uns tempos pra cá, ele tem mudado muito, começou a dar aulas em uma escola particular, e a partir daí, nosso contato e até mesmo nossa conexão foram diminúidos. Ele me tratava mal, com ignorância, vivia estressado, se tornou uma pessoa totalmente diferente do que eu conheci. Mas permaneci com ele, pois o amava muito e era capaz de tudo por ele. Mesmo sabendo do temperamento dele e das mudanças, resolvemos ter nossa casa e morar juntos, pois morávamos com a irmã dele, nunca me senti bem morando lá, morava porque não queria ficar longe dele, queria estar onde ele estivesse. Me submeti há muitas coisas por amar ele. Ele é uma pessoa boa, tem um coração gigante, sempre me ajuda financeiramente quando preciso. Gosta muito de computador, de jogos, enfim. Quando ele comprou um computador, começou a passar a maior parte do tempo livre jogando, me deixando de lado. Não me tratava com ignorância, mas deixava de me dá atenção, carinho, não era um marido presente, me deixava muito tempo só, não sai comigo, nunca fazemos algo de diferente (e eu já cobrei isso demais) cheguei a cobrar coisas que não se cobram de ninguém: amor, carinho, atenção, presença, coisas que faltam e faltaram em nosso relacionamento. Aos poucos, todo o amor que sinto por ele foi diminuindo mais e mais, hoje não consigo mais amá-lo. Conheci outra pessoa que fez e faz o que ele não fez e faz. É um cara muito bacana, compartilha das mesmas ideias e sonhos que os meus, é parecido comigo em tudo. Começamos a nos relacionarmos e percebemos que não era só carne, mas havia um grande sentimento nascendo entre nós dois. Aprendi a amar essa pessoa, nos amamos de verdade. Quero muito poder viver minha vida ao lado dele, mas tenho pena de deixar meu marido e medo de me arrepender também. É uma situação muito delicada essa que estou passando, porque me preocupo muito com a opinião da minha família, que gosta muito dele. Mas não consigo mais conviver desse jeito, estou com ele por pena e pela segurança que ele me passa, não por amor. Não o amo mais. O que faço, eu imploro ajuda!

A melhor resposta 23 MAI 2023

Olá Raquel, espero que esteja tudo bem com você!

Perceba que, mesmo afirmando que não ama mais seu marido, você não teve oportunidade de realmente finalizar sua relação e sua história com ele, para que você pudesse realmente ficar só, e ter um tempo para seu próprio desenvolvimento e elaboração do que foi vivido entre vocês, antes de se envolver com uma outra pessoa. Esse caminho é importante, pois poderia te dar a oportunidade de se aprofundar no que foi vivido por vocês, para realmente ter certeza sobre seus sentimentos e sobre suas escolhas. Nesse atual contexto em que se encontra, o novo sempre será mais atrativo e vai despertar mais interesse, mas a questão que se colocar é: será que após 5 anos esse sentimento irá permanecer? Como será quando surgirem as primeiras dificuldades? Como serão os comportamentos de cada um quando isso acontecer? Não há garantias que isso permaneça da mesma maneira que você está sentindo agora, e não é adequado que se compare seu marido com esse novo rapaz. A carência e a vulnerabilidade nos colocam numa posição muito delicada nos relacionamentos, onde tendemos a depositar nos outros a responsabilidades sobre a nossa felicidade, algo que deveria ser somente uma responsabilidade nossa. Seria mais adequado você obter um encontro afetivo, quando estivesse realmente bem e segura em sua autoestima, e não quando estivesse se sentindo "deixada de lado". Dessa forma, tendemos sempre a nos apegar ao mínimo que o outro oferece, achando que é o suficiente, e até mais, e não compreendemos o real sentido de viver uma relação de maneira integral e completa, quando eu realmente estou bem comigo mesmo, para que eu possa doar para o outro algum sentimento. Agora, neste momento, a dúvida existe, devido a esses pontos que relatei, sem ter finalizado uma, nem ter entrado totalmente em outra. Um processo de psicoterapia, junto a um profissional de Psicologia, é muito indicado para você. Com esse processo, é possível você se aprofundar nessa questão, e obter as respostas que está buscando, bem como as mudanças que espera. Se desejar lidar com essa questão, compreendendo outros pontos de vistas e criando novas formas de superar tudo isso, o profissional de Psicologia é o mais indicado, e pode te oferecer um bom suporte agora. Se for possível, inicie seu processo de psicoterapia o quanto antes.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

12 JUN 2023

Raquel, obrigado por compartilhar. Imagino o conflito interno que você está passando, mas quando o amor acaba o que resta? Se você não sente mais nada nessa relação, se não tem sentimentos de amor, se não se sente satisfeita, você tem que buscar sua felicidade, você não deve ficar numa relação por pena. Raquel, você é responsável por si, não pelo outro. Quando uma relação termina, ambos sofrem, mas cada um é responsável por si e pelo sua dor. E relações acabam. E a vida é um risco, a gente se arrisca para viver melhor e ser feliz, seja numa nova relação, num novo emprego, numa cidade nova. O novo assusta, é natural, mas se a gente não se arriscar nada muda, nada se transforma, permanecemos naquilo que nos incomoda, que nos deixa deprimidos. Então corre atrás do seu sonho, do que te faz feliz, sem arrependimentos, porque tudo na vida é uma tentativa em busca de melhorar. Pense nisso, boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

31 MAI 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só entrar em contato comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

23 MAI 2023

Você precisa decidir como quer viver sua vida, vivendo esse novo amor ou ficando com seu marido sentindo pena, mas segura. Converse com pessoas que você confia para entender seus sentimentos e porque tem medo da opinião das pessoas. Se puder, faça psicoterapia. Abraço.

Gisele Rodrigues Psicólogo em Florianópolis

25 respostas

23 MAI 2023

Olá Raquel, obrigado por compartilhar. Todos nós temos necessidades dentro de um relacionamento e muitas vezes elas não são atendidas. Podemos conversar, pedir, obrigar o outro, mas nada garante que o outro vai atender nossas necessidades. Necessidades de segurança de atenção, de afeto etc. Quando nossas necessidades não são atendidas isso gera muita frustração, mas os relacionamentos não são construídos para satisfazer nossas vontades, eles são o encontro de duas pessoas diferentes, com modos de ser, pensamentos, sonhos únicos. Algumas coisas conseguimos suportar, quando não são atendidas, outras vão gerando desconforto e sentimentos negativos ao longo do tempo. Quanto mais ficamos cientes das nossas necessidades numa relação, melhor podemos decidir sobre ela. E cada um tem que buscar sempre o que é melhor para si, ter a maturidade para reconhecer quando o relacionamento não vai poder entregar aquilo que você espera e decidir aceitar isso ficando na relação ou procurar outro relacionamento que possa se aproximar mais do que você espera. Pense nisso e boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

22 MAI 2023

Eu acredito que o diálogo tem um poder transformador muito grande. Não valeria a pena tentar conversar com seu companheiro, dividir essas angústias e inquietações que tanto estão lhe afligindo?
Outro ponto: você destacou que não consegue mais viver dessa forma .Que tal usar essa frase como ponto de partida pra o que deseja fazer daqui pra frente?!
Muitas vezes, precisamos sair de nossa zona de conforto e segurança se queremos mudar nossa história e seguir por um caminho completamente diferente do que estamos.
Claro., que não é fácil! Sugiro que busque ajuda profissional pra ter mais fortalecimento pra lidar com todas essas questões.
Um grande abraço!

Mariana Oliveira Reis Psicólogo em São Paulo

11 respostas

22 MAI 2023

B dia . Antes de mais nada vc tem q pensar em vc. Na sua qualidade de vida.
Procure ajuda profissional.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

22 MAI 2023

Pena é o pior sentimento que se pode nutrir por alguém, porque te coloca como maior que a pessoa e a pessoa pequena, diminuta, incapacitada perante a você. Outra coisa, estar com alguém porque sua familia gosta também é outroo terrivel erro, é dependência emocional dos outros para sua felicidade , coisa que só cabe a você decidir. Entre em contato comigo, vamos ressignificar ai alguns pontos e fazer você vencer seus medos e avançar pra vida sem culpas.
Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

22 MAI 2023

Olá Raquel, sugiro que começo com a psicoterapia para entender seus sentimentos e refletir sobre os prós e contra da sua relação com seu marido e essa nova relação que você iniciou. Estar com alguém por pena, namoras bem pra você e nem pra ele. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

217 respostas

21 MAI 2023

Olá Raquel,
É muito bom você trazer essa questão sobre o fim do seu casamento. Parece que é algo que você já vem amadurecendo ,embora ainda difícil da resolução final. O fato do seu marido ter sido amoroso e atencioso no início do relacionamento, faz com que você se sinta em dúvida ou em débito para com ele. E, em particular porque você afirma que ele é boa pessoa e lhe ajuda financeiramente. No entanto, você também declara que ele mudou, não dá mais atenção e você vive cobrando amor e carinho. Enfim, você reconhece que não consegue mais amá-lo. Não faz sentido você continuar casada porque tem pena de seu marido. Além disso, você conheceu outra pessoa que tem lhe deixado mais feliz e que compartilha as ideias contigo.
Creio que o mais eficaz para alívio das suas tensões internas e esclarecer suas dúvidas, seja a busca imediata pelo apoio psicoterapêutico. Agende um horário comigo o mais breve possível para iniciarmos sua jornada psicoterapêutica.
Abraço, Anamaria

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

21 MAI 2023

Oi Raquel
Primeiro, precisa abrir o jogo com ele, expressar o que sente por ele; o que sentia antes, a mudança que teve e o sentimento de agora.
Voce se precipitou, abriu outro relacionamento sem terminar com o atual; fugiu do compromisso com seu marido e agora se complicou...
Está implicada em traição, em envolvimento emocional sem ter participado, expressado teu incômodo pela mudança de comportamento dele...
Primeiro, precisa ajustar-se com seu marido, conversar, dialogar, harmonizar ou separar... o que não pode é ele ficar na corda bamba, estar seguro contigo sendo que voce já está numa outra.
Conflitos à frente....

5817 respostas

20 MAI 2023

Olá Raquel! Obrigado por escrever. Seu texto reflete o envolvimento imaturo com seu marido, além de refletir que você contínua organizando novas soluções altamente imaturas. Vocês moraram com a irmã dela, soube do temperamento e ruim e das mudanças, resolveu morar com ele, em casa de vocês. Pessoas que passam muito tempo jogando em computador, desenvolvem alta ansiedade e desperdiçam tempo de construir vida. Agora você está conhecendo outra pessoa, supondo com ela, futuro melhor. Você precisa parar de viver de futuro. Precisa consolidar amor próprio, precisa construir autonomia do direcionamento de tua essência e harmonia. Caso contrário você viverá mudando de situações, supondo que a mudança de situação: por exemplo casa ou companhia, gerará melhoras. Não acontecerá. A mudança efetiva acontecerá com tua plena assunção de si mesma, com respeito a tuas essências e negociações adequadas de vida.
Amadureça!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.