Meu marido quer separar.

Feita por >Ber · 3 fev 2021 Separação

Sou casada a 8 anos.um filho de 1 ano e meio..meu marido e eu sempre vivemos uma vida a 2 de Fato já que as reuniões com minha família(mãe e irmãos) quase sempre em datas comemorativas..na verdade várias vezes precisei convence-lo a ir junto comigo,por acreditar que se tratava de insegurança ou timidez dele...Como meus pais tiveram separação conturbada na minha adolescência eu sempre quis me casar e lutar e não desistir do meu casamento sempre apoiei meu marido nas dificuldades dele e nunca cogitei de nos separar muito menos agora que temos 1 filho....porém ele (mais agora depois do nascimento do nosso filho) não quer se ter contato nenhum com meus pais e irmãos ..mesmo não concordando com ele..topei em não insistir mais Para ele conviver...o problema é que no meio disso tudo que já é ruim...ele volta e meia já e varias vezes tentou acabar com o casamento e é isso que esta mais acabando comigo e não estou sabendo lidar com isso..me sinto mal com baixa auto-estima e medo de me separar .ficar procurando argumentos pra ele não querer separação,me faz sentir um nada na relação ..também me sinto culpada e com vergonha de admitir pra minha mãe que ele não gosta deles..

A melhor resposta 4 FEV 2021

Oi Ber...
Hoje, na prática, tenta segurar um casamento, uma relação marital que não está funcionando...
No passado, sofreu experiências conflitantes com seus pais que se separaram, mas provavelmente assistiu muitas coisas da vida dos seus pais e assim foi adaptando o teu pensamento a respeito da relação entre casais.
Antes de ser casada ou casado, cada um é uma pessoa e precisa realizar-se na vida. No teu caso, antes precisa se reconhecer como pessoa. Quem você é? O que veio fazer aqui?
Veio para se realizar e realizar o teu projeto de vida... este objetivo é primordial. Depois, pode até casar e ter filhos, mas antes precisa compreender a si mesma. Caso isso não se realize, a tua vida não será feliz porque precisa fazer a aprendizagem que precisa fazer.
Por isso, passou pela experiência com seus pais e agora com o teu casamento... o que será que a vida quer te dizer? Que coisas precisa aprender?
Faça Psicoterapia para compreender e sanear a si mesma a a sua relação.

5817 respostas

4 FEV 2021

Olá Ber! Grato por escrever. Vamos conversar mais profundamente? Qual seria a posição do seu marido em uma conversar de forma mais ampla envolvendo o antes, o durante e após separação? Quando deixamos uma condição de vida, qual a que preencherá o lugar?
Timidez, nascimento de filho, aumento da vontade de se separar, não querer ver a família da esposa. Precisaremos compreender mais profundamente.
Procure um de nós, psicólogos, para nos passar mais dados e termos elementos mais específicos e robustos para te ajudar a ponderar.
Atenciosamente (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.