Meu marido quer a separação depois de 18 anos de casados

Feita por >Su35 · 11 ago 2023 Terapia de casal

Olá, estou enfrentando um momento muito difícil, nós temos 3 filhos, dois adolescentes e um autista de de 3 anos e depois do diagnóstico minha vida mudou eu vivo em função dele, e acredito que isso fez meu casamento desgastar. Eu não quero perder minha família, mas também não posso obrigar ninguém a ficar. E saber que agora estou sozinha pra cuidar do meu filho que é autista de suporte 3 está me deixando apavorada. Não sei como vai ser daqui pra frente. Não sei se vou conseguir sozinha. Eu corro atrás de tudo sozinha mas saber que tenho alguém no final do dia pra conversar e desabafar. Enfim é uma situação difícil

A melhor resposta 14 AGO 2023

Olá Su35! Obrigado por escrever. A vida, na maior parte das vezes, ao nos dar dificuldades, nos ensina, nos torna mais fortes. Isso não quer dizer que querer separar é a mesma coisa que se separar, nem mesmo que os fundamentos para querer se separar são legítimos. Será bom você pode ponderar, refletir com a ajuda de pessoas sensatas, amadurecidas, éticas, confiáveis. Pode ser que vocês ou você construam formas diversas e melhores para lidar com as coisas.
Um de nós, psicólogos, poderemos ajudar..
Abraços!

8609 respostas

19 AGO 2023

Olá,
Você não precisa passar por isso sozinha e as responsabilidades paternas, independente de estarem juntos ou não precisam ser preservadas. Isso precisa ser estabelecido, se você não fizer, vai cair pra sim uma responsabilidade que não é só sua, e não é justo com você, nem com seus filhos que precisam dessa relação. Você não tem controle sobre o que o seu marido quer pra ele, mas a relação de pai e filho difere da relação de marido e mulher. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

217 respostas

14 AGO 2023

Olá Su, sinto muito por essa situação, podemos conversar, caso queira.

Acredito sim que vc possa ser capaz de administrar tudo, porém precisa de alguns limites,
mesmo seu filho sendo autista ele também precisa de limites, o nosso corpo e nossa mente precisam descansar,
e vc, como mãe precisa de um tempo para cuidar e olhar para vc, sem deixar seu filho de lado, claro.

Qualquer coisa, agenda um horário comigo.

Érika Dipe Psicólogo em São Joaquim da Barra

49 respostas

14 AGO 2023

Olá Su35, espero que esteja tudo bem com você.

É importante que você comece a dar atenção a sua saúde mental e emocional o quanto antes. Você também precisa de cuidado e de atenção, e precisa estar bem para realizar suas atividades do dia a dia, junto aos seus filhos. Mas para que você faça isso da melhor maneira, é preciso começar com o cuidado de si própria. Para evitar, ou minimizar, os efeitos de uma sobrecarga mental e emocional, você deve dispor de um espaço em que possa conversar sobre o que está sentindo, compartilhando suas dúvidas, incertezas, inseguranças e medos, para que não guarde isso somente para você, e para que obtenha orientação profissional para construir as melhores decisões. Além deste espaço, que é muito indicado em seu caso, você irá precisar de uma rede de apoio, para te dar o suporte necessário até que sua rotina e sua vida estejam equilibradas. Busque movimentar sua rede de apoio e procure acioná-la sempre que sentir necessidade. Inicialmente, unindo essas duas indicações, é possível estabelecer uma base de segurança para que você possa reconfigurar toda sua vida, e sua dinâmica, para essa nova formatação fruto desse período de transição. Por isso, se houver possibilidade, dê atenção a si própria, e comece seu processo de psicoterapia junto a um profissional de Psicologia. Tenho certeza que isso irá te auxiliar muito neste momento, e favorecerá boas escolhas e decisões em sua trajetória. Torço por você.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

13 AGO 2023

Oi Su
Entendo a tua situação, infelizmente existem maridos que diante de uma situação destas, se arreganham e dão no pé.
Teu filho por ser autista não é problema; ele apenas tem características a mais que os outros e precisa ser entendido dentro do que ele é. É desafiador porque é diferente dos outros, Em alguns aspectos é superior aos outros e em outras aspectos está mais carente.
Mas com certeza não é esse o motivo do teu marido querer se separar... outros fatores estão na pauta.
Precisam conversar dialogar sobre os motivos, o que não está sendo bom, o que precisa melhorar, o que precisa perdoar, o que precisa implementar... a vida é uma aprendizagem constante e o casamento é mais desafiador ainda.
Proponha fazerem Psicoterapia de casal, para compreender e ajustar as coisas.
De nada adianta querer separar sem antes solucionar o que a vida a dois mostrou.
Tudo tem solução, tudo é possível mudar
Abraços

5817 respostas

12 AGO 2023

Olá Su, entendo seu preocupação e medo de ficar sozinha. Importante nesse momento buscar ajuda profissional de um psicólogo para você, se fortalecer seja para ficar no casamento seja para separar. Lembre-se o cuidador também precisa ser cuidado.
Se tiver vontade entre em contato.
Espero ter te ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia