Não sei conversar

Feita por >romao632 · 5 nov 2020 Desenvolvimento pessoal

Não sei conversar com as pessoas, não consigo me expressar da forma que quero e muitas coisas que falo acabam soando meio idiotas...
Sinto que meu raciocínio nessas horas falha completamente. Sempre me dá branco na hora de falar alguma coisa, não consigo contar histórias pq eu me confundo inteira na hora de contar algo e a história se torna algo super incoerente e e incompreensível.
Não tenho jeito com as pessoas... Isso tem prejudicado meus relacionamentos tanto amorosos como familiares e de amizades.
Por conta das situações desastrosas como as que eu citei, eu evito todo o tipo de interação com as pessoas, desde ir à algum estabelecimento onde eu tenha que falar com algum atendente até tentar fazer novas amizades, pq como farei isso se eu não sei conversar com ninguém nem cativar ninguém?
É uma situação complicada e que me envergonha muito, por isso não procurei ajuda ainda, pois eu mesma não sei explicar exatamente o que acontece. E se eu não sei conversar com as pessoas como irei conversar com um profissional sobre isso? Tenho certeza que ele não irá me compreender, como já ocorreu nas poucas sessões de terapia que eu fiz.
Enfim, queria saber uma opinião sincera sobre isso, quando escrevo consigo me expressar muito melhor e de forma detalhada e coerente por isso resolvi comentar sobre esse meu problema aqui. Gostaria muito de poder fazer uma sessão de terapia onde fosse através de chat rs mas não encontrei nenhuma que possibilite essa forma de comunicação.

A melhor resposta 5 NOV 2020

Olá...
Que bom que escreveste.
Que por meio das palavras escritas que consegue se comunicar melhor, conseguindo expressar seus sentimentos e descrever o que está acontecendo com você.
A falta de uma boa comunicação falada acaba te prejudicando em muitos aspectos, pois você se sente travado no momento de se expressar verbalmente, não consegue estabelecer um relacionamento por medo de dar vexame ou parecer um bobo frente aos outros. Além do que, me parece, você possui muita dificuldade de puxar assunto com outras pessoas.
Comentou que já fez psicoterapia, mas não resolveu, talvez ainda não tivesse encontrado a pessoa certa para se abrir e se permitir a mudança.
Te oriento a buscar ajuda psicológica, para trabalhar essas questões do medo, vergonha, timidez, fazendo com que consigas se comunicar melhor, fazer mais amizades e poder ser mais expressivo.
Busque o autoconhecimento para trabalhar essas questões, que te ajudarão a ter uma vida mais saudável, compreendendo quais as causas de suas inseguranças com as pessoas.
Espero poder ajudar.
Fico a disposição.
Att Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste

238 respostas

5 NOV 2020

Boa tarde, realmente a terapia por chat nao é possivel, mas você pode fazer online ou por chamada, mas acredito que nao seja essa a questão principal, o que vc precisa é de habilidades sociais, então dessa forma vc não estaria se estimulando a conversar, mas no inicio é uma possibilidade. Entender o porque vc é assim, sua historia, tudo isso faz parte da terapia, as modificações vao ocorrendo com o tempo. se precisar sou Mônica psicologa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro