Eu não sei sei conversar? Não gosto das pessoas?

Feita por >Pedro · 30 abr 2021 Habilidades sociais

Eu não consigo conversar com as pessoas, quando tento conversar eu simplesmente não tenho nada a dizer e nada de interessante e quando pessoas conversam comigo parece que elas tão falando em outra língua eu não consigo compreender o que elas querem, costumo ficar calado o tempo inteiro inclusive quando estou em rodas de amigos, parece que meu raciocínio vai embora.
Eu me sinto profundamente angustiado fico pensando muito o tempo inteiro e eu não intendo a causa disso. Toda vez que eu tento conversar com alguém eu acabo falando coisas sem sentido, fico inseguro e por conta disso eu evito ao máximo qualquer interação social (antes da pandemia). Isso me prejudica demais de muitas formas diferentes. Eu já fui em consultas com psicólogos, mas eles vizivelmente não me entendiam e era uma frustração que me doía mais, inclusive fui mandado para um psiquiatra por um deles. Qualquer coisa me irrita facilmente até
pequenos barulhoss. Eu acabei desenvolvendo ódio nada saudável pelas pessoas e por mim mesmo.
Espero conseguir ajuda.

A melhor resposta 3 MAI 2021

Pedro,
Voce está com o teu emocional profundamente abalado.
Não há nada de errado contigo, só precisa equilibrar teu sistema emocional. Este problema se deve a experiências, acontecimentos do passado, ou na tua idade inicial, quando era criança, ou adquiriu uma aprendizagem onde os adultos que te assistiam foram de doutrinando que devias fazer certo, que não devia fazer coisas erradas, que devia ser bom, e "ser bom" era fazer o que te mandavam, coisas, crenças que foi colocando em sua cabeça de tanto ouvir, sentir e falar sobre.
Precisa se rebelar contra este sistema de coisas que foi colocado em sua cabeça. O sistema (Ensino, religião, crenças, valores) quer que voce se adapte a ele, assim, eles te manipulam e quanto mais medo tem, mais eles conseguem te segurar pelo cabresto.
Faz um ato de amor para contigo mesmo: faz o que te dá vontade e nada mais. Tu não tem que ser bom para o outros, tem que ser bom para contigo mesmo. Claro que, quanto mais flexibilidade demonstrar, mais consegue as coisas, mas não frustre a ti mesmo.
A vida que está em ti, te deu a liberdade e o livre arbítrio para fazer tudo o que quiser fazer e por teu livre arbítrio te conduzir.
E responsavel pelo que fazes e não pelo que outros falam.
Você não precisa de remédios, de psiquiatra. Precisa de alguém que te entenda o que está acontecendo contigo e te ajude a dar os primeiros passos para esclarecer o teu caminho. Depois, voce mesmo pode trilhar, tem o poder de fazer tuas escolhas e construir a tua realidade.
Vai em frente e se puder te ajudar, disponha.
Abraços e bom trabalho

5817 respostas

30 JUN 2021

ola! Posso lhe ajudar no que vc precisa. Se quiser entrar em contato comigo é so agendar que irei responder rapidinho

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

19 MAI 2021

Pedro você não precisa agradar aos outros com suas experiências, histórias e conhecimento, seja apenas amigo, quando não houver nada a ser dito, apenas ouça. Pessoas que sabem ouvir são as mais interessantes porque essa é uma habilidade de poucos. no entanto procure um profissional de saúde, quanto ao barulho que li irrita você ja fez exames para saber se tem algo errado com sua audição? tem uma Sindrome chamada Misofonia, a síndrome da audição supersensível que leva pessoas ao desespero ao ouvirem simples ruídos cotidianos.

Irismar Farias Psicólogo em Manaus

34 respostas

3 MAI 2021

Olá, Pedro! No processo de psicoterapia buscamos compreender quais os contextos de ocorrência dos eventos que você mencionou. Conhecendo mais de perto sua história de vida, por exemplo, podemos entender o que você aprendeu ao longo desses anos e de que forma você aprendeu a se enxergar.
Você mencionou que fica angustiado pensando muito o tempo inteiro, certo? Somos serem sociais e buscamos sempre estar inseridos em algum vinculo social. Ao mesmo tempo a sociedade nos cobra uma forma x de agir ou nos comunicar. Tais expectativas podem causar insegurança/ansiedade. A partir disso focamos mais em nossos pensamentos (o que a nossa mente nos diz) do que no momento que está acontecendo em nossa frente.
Por tudo o que você disse, podemos observar que se conectar a outras pessoas é algo importante para você, consequentemente é algo que vai te trazer uma carga emocional mais rica do que situações que não são tão importantes assim. É importante entender de que forma você vem se relacionando com esses pensamentos e sentimentos dentro das relações, buscando formas mais saudáveis de relação.
Dentro do que você relatou não é possível chegarmos a questões mais profundas. Espero ter ajudado!

Maria Fernanda Psicólogo em Salvador

18 respostas

1 MAI 2021

Olá Pedro tudo bem? Espero que sim. Vamos partir da sua fala de não conseguir interagir com as pessoas da irritação, isso se acontece pois você não esta se conectando com as pessoas em suas relações. Seja você, converse sobre assuntos que você gosta. Procure associar com pessoas que tem os mesmos interesses que os seus para iniciar. É preciso se conectar com o mundo ao seu redor sem se discriminar, sem se auto julgar. Você é tão importante e necessário quanto as outras pessoas. É preciso desenvolver seu auto conhecimento para que você possa se conectar com as pessoas e ter sua auto aceitação. E isso se faz através da psicoterapia, onde vc irá se conhecer melhor.
Estou a sua disposição para te ajudar!
Um abraço,

Daniela Santos Psicólogo em Belo Horizonte

17 respostas

1 MAI 2021

Olá Pedro! Grato por escrever. Essa sensação não é rara. Ela apresenta sua dor, mas apresenta seu sentido e suas razões:
- Dentro de cada pessoa há um mundo muito maior do que aquilo que as palavras podem representar. Em cada pessoa há muitos aspectos acontecendo. A sensação de não saber que não sabe conversar se baseia em pelo menos duas possibilidades enganadas:
- que a outra pessoa sabe com profundidade o que está falando (isso não é verdade);
- que os outros são superiores a mim e eu serei flagrado nos meus erros e limitações ( outra não verdade)
Você, de fato, muitas vezes deve falar sem sentido, temperado pela aflição da necessidade de falar e evitar o silêncio, assim não fala com pensamento e sequência de raciocínio, por causa da ansiedade.
O que nos faz aprender é o treino, o que nos faz entender como é o ser humano, é o esforço por empatia.
Certamente seis meses de consultas semanais regulares com um psicólogo envolvido com as questões envolvendo ansiedade e falta de autoconfiança, te ajudará muito.
Experimente!
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, diminuamos as mortes: fechamento total (lockdown) para obtermos os mesmos benefícios que Araraquara, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

1 MAI 2021

Pedro, essa sua raiva, ódio como diz , é justamente por não conseguir se socializar e se sentir frustado ou talvez fracassado por não se incluir em padrões sociais.
Vc somente precisa de ajuda e permitir q te ajudem
Faça isso por vc.

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

1 MAI 2021

Ola, Pedro. A sua dificuldade de relacionamentos mencionada parece estar associada a insegurança nas relações e diante do que pode falar aos outros, como vc mencionou se questionar a respeito. Parece estar sendo muito difícil para você viver nesse estado de isolamento, por causa do seu afastamento e evitação das pessoas, e do agravamento da diminuição dos contatos com a pandemia. A psicoterapia é um espaço para auto conhecimento e compreensão dos próprios limites, desenvolvimento e expansão de potenciais e habilidades, que reflete nos relacionamentos. Entender a forma como se relaciona consigo auxilia a entender tambem a forma como se relaciona com outras pessoas. Você menciona frustrações com terapias anteriores, mas uma opção seria buscar por diferentes abordagens para encontrar a que faça com que se sinta confortável e disposto a caminhar nesse processo de auto descoberta. Se conhecer e cuidar de si é algo que so cabe a si mesmo, e depende de uma disponibilidade interna e coragem de enfrentar o desconhecido sobre si mesmo para poder aprender, e o auxilio da terapia nesse processo é essencial para que seja fornecida uma base de acolhimento conjunto para que se desenvolvam as capacidades que se possam se encontrae bloqueadas de alguma forma.
Quaisquer dúvidas, fico a disposição

Myrella Raisner Psicóloga Psicólogo em São Paulo

7 respostas

1 MAI 2021

Pessoas introvertidas são muitas vezes confundidas com antipáticas ou antissociais. Infelizmente, isso acontece porque, ao contrário dos extrovertidos, os introvertidos sentem a real necessidade de duas coisas: ficar sozinhos por um tempo e desenvolver conversas realmente interessantes.

Irismar Farias Psicólogo em Manaus