Tenho dificuldade em tudo e não entendo as coisas muito bem. O que devo fazer?

Feita por >jorge · 1 set 2018 Dificuldades de aprendizagem

Bom pra ser sincero eu tenho dificuldade com todas as coisas que tento fazer e ao mesmo tempo não consigo entender nada. Eu não me entendo muito bem nem comigo mesmo nem com as pessoas a minha volta, prefiro fica sozinho mas vezes isso me tortura muito. Quando eu vejo pessoas próximas a mim tristes, eu não sinto nada . Eu me sinto tão confuso. Eu tenho medo de encarar as pessoas de frente, tenho muito medo de lugares cheios e pessoas falando alto demais, fico muito perturbado com sons muito altos, eu fico confuso sem saber o que fazer. Eu nem sei como eu terminei a escola, mas eu terminei e hoje não sei de nada, tudo que eu aprendi eu não me lembro mais de nada que aprendi la(tenho 19 anos). As pessoas cobram muitas coisas de mim, coisas que eu sei que nunca vou fazer porque eu ja tentei várias vezes e nunca da certo nada que eu faça. Eu sempre me olho no espelho e me vejo um monstro eu me sinto tão inutil, eu nem sei porque eu to vivo ainda se eu não faço nada que preste. Eu me sinto triste e com raiva boa parte do meu tempo, e quando tenho pensamentos eu não consigo colocar ordenar nada fica tudo bagunçado,não consigo nem expressar o que eu quero falar e quando fico assim eu me machuco, machuco meu corpo , machuco tudo em mim, eu não me importo com o que possa me acontecer, eu so gostaria de entender pelo menos boa partes dessas coisas porque isso me tortura muito todos os dias.
Obrigado

A melhor resposta 25 JUL 2022

Olá Jorge,
Entendo como se sente e te afirmo que voce não é nenhum monstro.
É apenas um ser vivo, inteligente que vei aqui para fazer algumas coisas (vamos ver estas) mas que está num meio (sociedade) que quer apenas condicionar, adestrar o Jorge aos objetivos do sistema.
Voce não é do sistema; voce está num sistema.
Precisa sim saber quem realmente voce é, qual a sua verdadeira identidade, como a sua mente funciona, se realizar e usar o sistema em seu benefício.
Você não entende a si mesmo porque nunca, ninguém te levou a conhecer a si mesmo... quando era pequeno bem que voce tentou ser voce mesmo, mas sempre foi desacreditado da sua própria inteligência a aprendeu a valorizar o que os outros diziam; assim, se construiu como os outros queriam e o resultado que está colhendo é o desconhecimento de si mesmo, não conseguir se entender, confusão, cobrança, tristeza, raiva, menosprezo.
Tudo o que aprendeu foi uma tentativa de o sistema te adestar a ele e voce, numa atitude sadia, está resistindo, não está aceitando, só que voce mesmo e o meio, não sabendo como lidar com isso, te marginaliza e te condena.
Precisa se autenticar, ser como a vida te projetou e aprender a usar as ferramentas do sistema e não se deixar dominar pelo sistema.
Os sintomas colocados acima é uma mensagem e uma oportunidade para descobrir funções ignoradas e esquecidas. É como se a vida dissesse: "Você precisa tornar-se verdadeiro consigo mesmo; ficará doente na medida em que não o fizer e só ficará bem, quando se tornar autêntico"
Abraços.

5817 respostas

1 SET 2018

Boa tarde Jorge!

Em relação aos seus questionamentos é preciso entender algumas coisas: Há quanto tempo você percebe estes sentimentos? Alguém de sua família ou amigos sabe destes seus desconfortos? O que faz você pensar que não sabe nada do que aprendeu na escola ou que seja incapaz de fazer as coisas? Sobre você dizer que machuca seu próprio corpo, alguém já percebeu este comportamento?
É recomendado que busque ajuda de um Psicólogo para te auxiliar a compreender estes sentimentos, angústias. O Psicólogo pode te ajudar em suas demandas, te acolher .
Estou à disposição.
Abraços

Gislaine Zacarias Silva Psicóloga Psicólogo em Araraquara