Dificuldade em me concentrar e esquecimento. O que devo fazer para melhorar?

Feita por >D.2RLHO · 13 jul 2022 Dificuldades de aprendizagem

Olá, boa noite!
Me chamo Daniel, bem tô com dificuldade de aprender, mesmo eu estudando não consigo absorver os assuntos abordados, não consigo ficar concentrado por muito tempo, pois fico sem ânimo rapidamente além de não conseguir entender os assuntos e explicar. Ultimamente estou com dificuldade na escrita, sempre fico com o celular do lado para pesquisar as palavras seja a mais simples que for e, não consigo focar nas coisas que tenho que fazer, além de ficar agoniado quando faço algo repetitivo várias
vezes, como por exemplo, assistir aula. Mas, quando estou fazendo algo que me movimente eu fico mais calmo, porém, não demora muito e começo a ficar interditado e sem ânimo.

A melhor resposta 15 JUL 2022

Olá Daniel,
Dificuldade de aprendizado pode estar relacionado a diversos fatores. Pode ser dispersão, dificuldade de concentração, falta de local adequado para estudo... Mas também pode indicar alguma carência de vitamina. Seria interessante que buscasse ajuda médica para verificar como estão seus exames biológicos e também tentar traçar pequenas metas diárias para os estudos, com pausas e pequenas recompensas ao longo do dia. Pode ser que isso auxilie na concentração.

Maíra Priscinotti Sahão
Psicóloga - CRP 08/35528

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

8 AGO 2022

Olá Daniel,
Voce está remando contra a maré, voce esta fazendo coisas que não gosta, não sente atração, não sente prazer. Então tudo fica difícil.
Está estudando para que? O que quer atingir? O que quer ser? Que profissão pretende seguir?
O que sonha para voce na vida?
Tudo isso te ajuda a colocar foco no que faz. Lembre-se de que nada vem de graça, tudo é uma conquista tua.
Voce será o que quiser ser.
Abraços

5817 respostas

19 JUL 2022

Oi Daniel.
Antes de tudo, você deve procurar uma avaliação médica, e passar por uma bateria de exames que o médico solicitará com base em seus sintomas. Independentemente, você também pode procurar auxílio psicológico, pois, mesmo que se verifiquem causas físicas, há repercussões em sua vida emocional. Por ora, tente também alternar suas atividades, entre as mais calmas, "paradas" e as mais dinâmicas. Se exercite: uma breve caminhada, por exemplo. Dê atenção a sua saúde! Abraços!

Alessandra Luiza Junta Psicóloga Psicólogo em Americana

32 respostas

14 JUL 2022

Olá Daniel.
Você pode procurar ajuda psicológica para entender o que está acontecendo.
Por outro lado perceba qual a motivação que tem tido para os assuntos que tem estudado. Fazer algo que te traz mais prazer pode te gerar maior concentração, motivação e menos ansiedade.
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

14 JUL 2022

Olá Daniel! Obrigado por escrever. Certamente você precisa organizar rotina, estratégias de estudos, persistência, muita persistência disciplina. Pode ser que você esteja falando de algo que acontece com todos nós. É preciso fazer o que é necessário, com disciplina e persistência, com o tempo necessário. Somente depois se colhe os frutos.
Recomendo que você organize rotina de vida com a assessoria científica de um psicólogo especializado em orientação ocupacional.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (A covid e a dengue são reais. A maior parte dos políticos é falsa, a grande maioria dos ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro, são atores, falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional