O que devo fazer para melhorar minha relação com as pessoas, e comigo mesma?

Feita por >Bianca · 26 jul 2021 Desenvolvimento pessoal

Olá, Tenho 23 anos e não consigo ter amizades, eu tenho um noivo e os amigos que temos são apenas dele. Eu não sei expressar o que sinto, sou tímida me irrito muito fácil, e tenho inveja de algumas pessoas (eu odeio isso), não consigo saber o que eu gosto, sou extremamente confusa, tenho dificuldade em tomar decisões, até agora não consegui decidir minha profissão, isso me faz muito mal, as vezes tenho surto de raiva, tenho vontade de fazer algumas coisas mas parece que eu me auto-saboto, eu quero melhorar, Sinto que minha vida nunca evolui , o que faço?

A melhor resposta 27 JUL 2021

Olá Bianca.
Se você tem realmente sede de ficar melhor procure ajuda psicológica, não espere que tudo aconteça rapidamente, cada pessoa tem um tempo, mas é sua determinação que te ajudará a encontrar a melhor forma de se relacionar e diminuir sua irritabilidade.
Com relação a se irritar com facilidade, é importante perceber o que te causa mais irritação e porque, procure perceber seus pensamentos, o que se passa no íntimo deles para começar a ter clareza do que está te incomodando.
Quanto a ter dificuldades de decisão, é importante entender se está ligado a sua história de vida, por exemplo, se você sempre aceitou que decidissem por você, ou se você se anula para deixar a opinião do outro sobrepor sobre a sua.
Respostas sobre sua irritabilidade e sua indecisão você pode encontrar através do auto conhecimento nos atendimentos psicológicos.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

27 JUL 2021

Oi Bianca,
Sim, precisa investir em Desenvolvimento Pessoal, isto é, conhecer a si mesma, saber quem voce é, de onde veio, qual a sua identidade, quais os seus sonhos, qual o seu objetivo de vida, quais os teus talentos e que habilidades precisa desenvolvolver para transformar estes talentos em ferramentas pro teu trabalho. Por isso não decidiu a profissão ainda, porque não conhece seus talentos.
Isto, a escola não ensina, isto a religião não ensina...
Precisa fazer Psicoterapia para concretizar , fazer, conquistar a ti mesma, ter autoestima e amor-próprio.
A raiva e a inveja provem disso. Conhecendo a si mesma, resolve a raiva e a inveja.
Teu estado emocional está abalado e precisa ser harmonizado, curado.
Se precisar de ajuda, retorne

5830 respostas

27 JUL 2021

Olá Bianca.
Vamos falar de autoestima, de aprender a colocar limites, a tomar cuidado com a dependência afetiva e a ter menos autocobrança. Já são vários assuntos para trabalhar em terapia. Recomendo fortemente que comece um processo terapêutico, pode te ajudar bastante a trabalhar com essas questões. Você vai precisar olhar para dentro e menos para fora e aprender novas formas de funcionar no mundo, mais funcionais e produtivas. Você é nova, a hora é agora. Costumo dizer que o tempo cura muita coisa, mas não cura tudo. Estou a disposição. Fique bem.

Eduardo D Andrade Psicólogo em Brasil

40 respostas

27 JUL 2021

Oi, Bianca.

A melhor forma de você entender todos esses questionamentos e trabalhar em cima deles é se conhecendo mais. Parece uma solução um tanto quanto óbvia e simplista, mas você me parece ser uma pessoa que está muito distante de si e desta forma os caminhos ficam mais difíceis mesmo.

Ser tímida é uma habilidade que pode ser melhorada, ter inveja, por mais que seja desconfortável, é um sentimento comum e a forma como você lida com ele, pode também ser melhorada. Assim como seu poder de decisão, no entanto, é preciso um mergulho profundo em si mesma por meio de psicoterapia. Espero que seja uma possibilidade para você.

Se precisar de algo mais, me coloco à disposição.

Grande abraço,
Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

27 JUL 2021

Olá Bianca! Grato por escrever. Pelo relatado, certamente você precisa amadurecer, precisa desenvolver autoestima, autoconfiança. Pessoas maduras estão doces, agradáveis, não se abalam com verdades externas; pessoas confiantes, temperam a timidez, usando- a a seu favor, pessoas seguras, não se irritam com facilidade. A inveja retira a pessoa do construir a si mesma, para olhar, de forma muito superficial, as conquistas de outras.
Com certeza, por esses fatores, você precisa passar por processo de caminhada científica com psicólogo, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade, para que possa ponderar sobre as características de si mesma, das pessoas, para que possa delimitar aspectos como: identidade, personalidade, potenciais e possibilidades.
Veja nossos perfis, escolha um de nós e venha para uma caminhada.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de imensa maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos as recomendações de instituições como: Universidades Públicas, Instituto Butantan, TV Cultura, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.