O que devo fazer com uma pessoa que era tão boa e ficou tão ruim?

Feita por >Ana b · 22 jul 2023 Abordagem psicológica

Estou namorando há 1 ano e 6 meses e no primeiro ano foi perfeito, erámos um casal invejável, sempre presentes e ajudando um ao outro. Após um ano perdi meu pai e não consegui ter relações por dois ou três meses, para ajudar, ele encontrou uma foto minha de dois anos atrás com um ex ficante na cama, ele terminou comigo e foi atrás de outra. Após tudo isso ele me pediu em casamento para "superarmos" essa fase ruim e então aceitei pensando que as coisas melhorariam e a cada dia que passa ele fica pior, ele me xinga de puta pela foto e por ter ficado com outros caras no passado, ele já me traiu atualmente, mesmo mantendo relações comigo e se justificou com a foto, eu converso todos os dias explicando que noivado não é brincadeira, tinhamos planos, enxoval, um apartamento e mesmo assim ele escolhe continuar sendo idiota e se vingar de uma foto que foi antes de conhece-lo? Nunca fui tão humilhada, traída e dependente dessa forma, fiquei presa ao primeiro ano onde tive o melhor relacionamento na vida e toda vez que tento terminar tenho crises de ansiedade muito intensas e vou atrás dele para me acalmar e voltar.

A melhor resposta 26 JUL 2023

Oi Ana, sinto muito por isso que você está passando. Será que é só vingança por causa de uma foto? Isso não faz muito sentido, ele parece estar usando esse fato como justificativa para ser abusivo com você. As ações dele refletem imaturidade e uma certa perversidade com você, parece um desejo intencional de te causar dor, então a minha pergunta é: aonde existe amor verdadeiro quando alguém quer te causar sofrimento de forma intencional? Deixarei apenas isso para você refletir, porque você tem uma vida toda pela frente e precisa pensar melhor nas suas escolhas.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

25 JUL 2023

Sinto muito pela dor e dificuldades emocionais que você está enfrentando em seu relacionamento. Como um psicólogo, meu objetivo é fornecer apoio e orientação para ajudá-la a lidar com essa situação complicada.

Primeiramente, é essencial entender que um relacionamento saudável é baseado em respeito, confiança, empatia e comunicação positiva. O que você descreve não parece ser um relacionamento saudável. A humilhação, traição e falta de respeito que você está enfrentando não são aceitáveis em um relacionamento amoroso.

Lidar com a perda de um ente querido é um processo emocionalmente desafiador, e é compreensível que você tenha passado por momentos difíceis. No entanto, a atitude do seu parceiro em relação à foto do seu passado e a forma como ele está lidando com suas emoções não é uma reação saudável ou construtiva.

Abaixo estão algumas considerações importantes:

Autoestima e autovalorização: É crucial lembrar que sua autoestima não deve depender do que seu parceiro pensa ou diz sobre você. Você merece ser tratada com respeito e dignidade, independentemente do seu passado ou de suas circunstâncias atuais.
Comunicação: Tente conversar abertamente com seu parceiro sobre seus sentimentos, medos e preocupações em relação ao relacionamento. A comunicação honesta pode ajudar a esclarecer as questões e identificar se há uma possibilidade real de mudança e crescimento mútuo.
Buscar apoio: Considere procurar o apoio de amigos, familiares ou um terapeuta para conversar sobre suas emoções e inseguranças. O suporte emocional de pessoas confiáveis pode ajudá-la a fortalecer-se durante esse momento desafiador.
Autoconhecimento: Reflita sobre o que é verdadeiramente importante para você em um relacionamento e se as ações do seu parceiro estão alinhadas com esses valores. Às vezes, é difícil deixar um relacionamento, mas é importante lembrar que você merece estar em um ambiente onde se sinta amada, respeitada e valorizada.
Terapia de casal: Se você estiver disposta a tentar trabalhar no relacionamento, considere a terapia de casal como uma opção para ajudar ambos a entender melhor os problemas, melhorar a comunicação e encontrar formas saudáveis de seguir em frente.
Priorizar sua saúde mental: Sua saúde emocional e bem-estar devem ser sua prioridade. Se você perceber que está enfrentando crises de ansiedade intensas ou sentimentos de dependência, é altamente recomendável procurar a ajuda de um psicólogo individual para lidar com essas questões.
Em última análise, a decisão de continuar o relacionamento ou terminar é sua. No entanto, é importante lembrar que você merece estar em um relacionamento saudável, onde se sinta respeitada e amada. Ficar presa ao passado ou ao que o relacionamento foi no início pode dificultar enxergar a realidade do presente. A terapia individual pode ajudá-la a ganhar clareza sobre suas emoções e necessidades, e fornecer o apoio necessário para tomar decisões que sejam melhores para você em longo prazo.

Caroline Paula da Silva Psicólogo em São Paulo

48 respostas

25 JUL 2023

Olá Ana, você precisa de um acompanhamento terapêutico para rever suas questões. Como você relata, você está presa a um relacionamento que durou um ano e que não existe mais. Esse relacionamento agora, é outro e pela evolução desagradável não mostra que irá mudar um dia. Precisa trabalhar a sua autoconfiança para se escolher. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

24 JUL 2023

Olá Ana, obrigada por nos procurar. Acredito que ele não teve maturidade para discernir o que seria do passado para presente, e com isso, puni-la de uma forma inconsequente. Entretanto, não é e nunca foi motivos para lhe agredir verbalmente/emocionalmente. O fim de um relacionamento não é o fim de uma vida. Muitas vezes Ana, vivemos coisas maravilhosas em algum momento, porém, coisas também ruins em outro momento. E, não devemos permitir que "passem por cima" de nossos valores estruturais. Oriento a buscar uma psicoterapia para trabalhar essas questões relacionadas a dependência emocional/afetiva. Desejo muita serenidade e paz.
Qualquer coisa, estou aqui.
Abraços.

Daynara Almeida Psicólogo em Jequié

28 respostas

24 JUL 2023

Olá, Ana. Obrigada por nos escrever.

Sinto muito por toda a dor e angústia que você está enfrentando nesse relacionamento. É compreensível que o período de luto pela perda do seu pai tenha sido difícil para você, e é importante lembrar que todos lidam com o luto de maneiras diferentes.

No entanto, o comportamento de seu parceiro após esse momento difícil, especialmente ao usar a foto como justificativa para comportamentos prejudiciais e humilhantes, é preocupante. Nenhum relacionamento saudável deve ser construído com base em ressentimento, vingança ou humilhação.

É importante reconhecer que o primeiro ano positivo do relacionamento não pode ser a única base para mantê-lo. Relacionamentos saudáveis são construídos em confiança, respeito, empatia e comunicação aberta. O comportamento atual de seu parceiro, incluindo traição e palavras ofensivas, não é aceitável e não promove um ambiente seguro e respeitoso para você.

É compreensível que terminar um relacionamento após investir tempo e esforço pode ser difícil e gerar ansiedade. Contudo, é essencial lembrar que o bem-estar emocional é primordial, e permanecer em um relacionamento tóxico pode ser ainda mais prejudicial para sua saúde mental e emocional a longo prazo.

Recomendo que você considere buscar apoio emocional através de amigos, familiares ou mesmo um profissional de saúde mental, como um psicólogo. Compartilhar suas experiências e sentimentos com alguém de confiança pode ser útil para você processar suas emoções e tomar decisões mais conscientes em relação ao seu futuro.

Lembre-se de que você tem o direito de ser tratada com respeito e dignidade em um relacionamento. Se as ações e palavras de seu parceiro continuam causando sofrimento e humilhação, pode ser hora de considerar se essa relação é verdadeiramente saudável para você.

Se você sentir que não pode terminar o relacionamento sozinha devido às crises de ansiedade, considere buscar suporte profissional para ajudá-la a atravessar esse momento desafiador. Um psicólogo pode ajudá-la a desenvolver estratégias para lidar com a ansiedade e tomar decisões mais saudáveis para seu bem-estar emocional.

Priorize a sua saúde mental e bem-estar. Você merece estar em um relacionamento respeitoso e amoroso, onde sua dignidade seja preservada. Não hesite em buscar o apoio necessário para enfrentar esse momento difícil e encontrar um caminho que seja melhor para você.

Um grande abraço.

Larissa Darck Psicólogo em Alfenas

7 respostas

24 JUL 2023

Ana,
Voce não tem que se arrepender de nada do teu passado. Nada foi errado.
Está errando agora por se colocar inferior desse jeito, deixar que ele a humilhe, te despreze, te julgue.
Sacuda a poeira e mande ele pastar.
Ele já demonstrou o caráter dele... isso te serve? É isso que voce escolhe para você?
Porque implora por migalhas? Ele não merece voce.
Dê-se valor e reaja.
Construa a tua vida do jeito que voce quer e não como ele quer.
Voce não nasceu para isso; nasceu para se realizar e ser feliz.
Caia fora da dependência, não deixe outros decidires sobre a sua vida.
Voce precisa ser dona da sua vida.
Abraços

5817 respostas

24 JUL 2023

Olá Ana b, espero que esteja tudo bem com você.

É importante você se aprofundar em seus sentimentos para que você possa tomar uma decisão que possa te favorecer, e que não te traga mais sofrimento. Pelo seu relato, será que é possível seu namorado mudar de comportamento? Será que é possível ele mudar de atitude perante a relação de vocês e a forma como ele te trata? Procure não tornar esse relacionamento um ciclo de término-recomeço, pois é esse ciclo que acaba criando uma dependência emocional em ambos, o que dificulta ter mais clareza sobre se seus sentimentos são mesmo reais, ou se são apenas reflexos de uma insegurança que está latente. O melhor no momento é não ter medo de tomar uma decisão, mas apenas ter o máximo de consciência possível, para que essa escolha esteja alinhada com suas intenções. Estar em um relacionamento apenas por conveniência ou comodidade, não é um caminho satisfatório, e pode trazer muitas frustrações no futuro, além de um sofrimento crescente. Esteja consciente de si própria, de suas necessidades, de seus limites, de suas escolhas para sua vida. Repare que esses pontos são independentes de seu namorado, e dizem respeito a si mesma. Compreenda que você tem um caminho a seguir, independe de seu namorado, ou de futuros parceiros, e esse caminho deve ser tratado com respeito e cuidado, pois é a sua vida. No momento, você acha que está sendo tratada com cuidado e respeito? Um profissional de Psicologia pode te ajudar para que você tenha mais contato com outras forma de compreender essa questão, o que pode te auxiliar na tomada de decisão e suporte emocional. Por isso, se houver possibilidade, entre em contato com esse profissional, e inicie seu processo de psicoterapia.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

23 JUL 2023

Reconhecer, perceber e aceitar que não nascemos para sermos tratados por qualquer outro ser humano de forma desagradável, mesmo que exista amor ou qualquer outro sentimento.
Então agora que você está reconhecendo as atitudes negativas dele é importante partir para o próximo passo aceitar que você NÃO merece passar por isso e se movimentar para sair desta situação.

Um dos caminhos para sair desta situação é iniciar um processo psicoterapêutico para você compreender melhor seu processo e seus sentimentos.

Caso tenha interesse entre em contato

Matheus Lima Ferreira Psicólogo em João Pessoa

17 respostas

23 JUL 2023

Oi Ana, como vai? Possivelmente você pode estar vivendo em um relacionamento abusivo com um narcisista, pois não justifica ele te trair, te humilhar só porque viu uma foto sua do passado sendo que vocês não viviam em um relacionamento. Não se trata de uma vingança, isso é abusivo psicológico, verbal entre outros. No começo o narcisista vai ser um príncipe em seguida demonstra sua verdadeira identidade, você tem uma dependência emocional afetiva e por isso não consegue sair dessa relação, procure ajuda psicológica, precisa de tratamento. Um abraço!!

Cristiane Dos Santos Rodrigues Psicólogo em Uberlândia