O que devo fazer? Está difícil para mim ser uma pessoa “normal”

Feita por >Jessi · 11 abr 2022 Desenvolvimento pessoal

Eu vou descrever minha situação atual de acordo com minha perspectiva: eu me sinto diferente, as pessoas elas se apresentam mais contidas e se mostram cada vez mais e eu me apresento o melhor que posso depois não consigo manter isso ficando cada vez mais contida e me sentindo mal com isso, as pessoas na minha faculdade sabem o momento certo e prestarem atenção a aula e conversar e eu fico na aula desconfortável por estar calada e quando acaba não sei muito bem o que falar, as pessoas vivem cada dia tendo dias bons e ruins e eu em um único dia minhas emoções oscilam a cada novo acontecimento, as pessoas pensam coisas pertinentes e eu penso em melhores cenários e quando dá bem errado penso nos piores cenários (aí esses pensamentos também oscilam o dia todo, todo dia), as pessoas constroem amizades e gostam da presença da outra e eu anseio por amizades mas quando faço vejo que não é a maravilha que imaginei já quero pular fora (já fiz isso com um grupo de amigas e tenho um pouco de culpa até hoje, só não faço isso momento porque se eu fizer isso é como entregar todos os pontos e me tornar uma pessoa solitária)… Tocando nesse último assunto eu no momento vejo alguns cenários mas nenhum parece o ideal: 1- Viver a vida do jeito que tá e torcer pra aguentar ou melhorar com o tempo, 2- “entregar os pontos” é uma das coisas que eu mais queria fazer mas é a que me traria as piores consequências, entregar no sentido de me distanciar das pessoas da faculdade, isso me traria solidão, e não posso nunca trancar a faculdade que comecei semana passada por causa da opinião de todos a minha volta e porque eu continuaria solitária e ainda não teria o que fazer da vida ou seja uma desempregada ainda menor de idade sem futuro e sem vida social, 3-Isso é mais um pensamento fantasioso de que alguém assumisse minha vida por mim, porque minha carcassa não é o problema, sei que meu corpo/pessoa tem potencial, o problema é o interior, no caso eu mesma que não tô conseguindo pensar claramente, agir normalmente, sentir sentimentos saldáveis, ser quem eu queria que “meu corpo” fosse, 4-tomar remédio para ver se melhoro disso tudo, estava indo em uma psicóloga mas ela não me ajudou muito porque a função básica do psicólogo é fazer a pessoa se questionar e buscar respostas sobre si e no meu caso eu já faço isso, só preciso adequar minha maneira de ser uma pessoa (o que eu expliquei acima) e também a psicóloga disse que talvez remédio não fosse o melhor, mas é o que eu preciso pra não passar boa parte do dia, todos os dias angustiada.
O português e a maneira de escrever que eu usei podem não estar claros, mas é a maneira que eu enxergo as coisas na minha mente… Quero conselhos, por favor!

A melhor resposta 24 ABR 2022

Boa noite Jessi, lendo seu texto sobre o que está vivenciando nesse momento, sua situação atual, observei que, mesmo com todas essas dificuldades, esses pensamentos fantasiosos diários, angustias, o desconforto de se sentir diferente dos outros, os cenários que não parecem o ideal, você quer encontrar uma solução dentro da sua perspectivas e percepções, "quero conselhos".

Para mim conselhos não são ideais no seu caso, pois sem conhecimento do seu histórico médico não posso dá opiniões, apenas sugestão, posso sugerir para você: tratamento psiquiátrico+terapia= bem-estar.

Em relação ao atendimento psicológico anterior, o trabalho da Psicóloga é amplo, o mais importante é o paciente, se não se sentir confortável deve-se conversar e se chegar a um consenso sobre o tratamento, o diálogo é a melhor maneira de se resolver as dificuldades que surgem durante o processo psicoterapêutico.

Busque atendimento psicológico observando nas primeiras sessões "você não se sentir bem", converse com a psicóloga, fale abertamente sobre suas dúvidas, dificuldades, percepções, sentimentos, o que realmente você espera da terapia, o que você sente.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

13 ABR 2022

Jessi,
Não, não te dou conselhos, te questiono para que voce busque sua solução, para ter resultados.
Porque voce quer ser uma pessoa normal? Estar normal é andar como outros prescrevem, é se condicionar a ser medíocre.
Porque não gosta de ser exclisiva? Diferente? Única?
A vida te fez única diferente, esclusiva, sem cópias e quer resultados diferentes, respostas exclusivas...
Quem é voce? Qual o seu objetivo de vida? O que espera obter na vida? Qual a sua identidade? Como voce se enxerga?
As respostas a estas é voce mesma que busca dentro de voce, não espere que os outros te digam; se espera definições de outros já estarás sendo o que os outros querem.
É bom o teu questionamento... seja curiosa e procure tuas respostas, precisa se conhecer, precisa se tornar dona da sua vida, tem o poder de criar a realidade que voce quer para a sua vida;
Não tem porque tomar medicamentos, precisa de decisões, precisa de posicionamentos; precisa se identificar com o sua vida e não com modelos. Escolha fazer Psicoterapia para descobrir quem de fato é, para se tornar exclusiva, única e feliz.
Abraços

5817 respostas

12 ABR 2022

Olá Jessi! Grato por escrever. Vários equívocos precisam ser repensados. Uma semana de faculdade não permite que as pessoas de adaptem de maneira razoável; As funções do psicólogo envolvem muitos aspectos que você não colocou, como, por exemplo: organização de rotina de vida, motivadores, especificidades emocionais de cada idade, análise de força interna, avaliação de tendências psicológicas, estruturação de rotina, conforme componentes de personalidade, antecedida pelo estudo da personalidade, habilidades e potencialidades, motivações, história ( somos, em certa medida, produto do que fazemos), dentre uma infinidade de outras frentes. Pensamentos oscilantes não criam bases; entregar os pontos não é operacional. Ficar calada é porque não quer correr riscos. Em estudo mais aprofundado, aprendemos quando situamos nossas dúvidas, verificamos nossas hipóteses.
Você escreveu aqui porque quer ajuda.
Com mente aberta, persistência, muita persistência, disciplina e regularidade, ajudada por um psicólogo, você poderá desbravar muitas possibilidades.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere o uso de máscaras. Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

8607 respostas

12 ABR 2022

Olá, Jessi!
.
Se adaptar a um novo contexto pode ser difícil mesmo é tudo bem ter dificuldade.
.
Através de terapia tu pode desenvolver mais as tuas habilidades sociais, tornando as interações mais naturais pra ti!
.
Espero que tu fique bem ☺️

Anônimo-399583 Psicólogo em Novo Hamburgo

56 respostas

12 ABR 2022

Oi, Jessi!
Você acabou de começar a faculdade e tudo ainda é muito novo pra você. É normal se sentir inadequada nesse momento. Agora, você disse que estava fazendo terapia e acho que você entendeu a psicologia de maneira equivocada. O papel da psicologia não é só fazer você refletir sobre a sua vida, mas fazer você focar nas respostas certas. Pelo seu relato, você já se questiona muito, mas recebe da sua mente inúmeras respostas de futuros perfeitos ou catástroficos que te deixam ansiosa. A psicoterapia te auxilia a ver o que é realidade ou não, o que realmente está acontecendo para que você encontre a melhor maneira de agir a apartir disso!
Quanto à medicação, eu não sei qual seu diagnóstico mas me pareceu característico de transtornos do humor. Talvez não seja uma boa ideia parar com a medicação. O que seu médico acha sobre isso?

Psicóloga Larissa Silva Psicólogo em Belo Horizonte