Sou uma pessoa difícil?

Feita por >Ma · 23 mai 2022 Desenvolvimento pessoal

Eu sinto que as pessoas me amam e depois passam a me odiar!!

Me considero uma pessoa muito comunicativa e brincalhona, mas na infância as escolas viam isso como problema então suprimi um pouco disso. Na vida adulta e até mesmo na adolescência ouvia muitos dizerem "eu te olhava de longe e te achava metida e chata, mas agora que te conheço, nossa, vc é super legal". Isso se repetiu muito.

Mas me sinto isolada, porque com a mesma velocidade que gostam de mim do nada passam a me odiar.

No trabalho sempre que tentei sugerir soluções para problemas, me hostilizavam. Sempre fui uma pessoa que faço muito e me destaco, mas nunca ganho promoção nem aumento.

Na faculdade alguns chegavam a me boicotar. Outros tentaram me humilhar em público. Entenda eu tenho uma natureza sincera, mas eu doso muito o que falo e por vezes eu nem falo, pra não gerar atritos (não falo nem 40% do que penso), mas mesmo assim eu sou isolada. Por exemplo, descobri que fui proibida de ser add no grupo de WhatsApp do curso de graduação (que era de toodooos daquela graduação).

Eu tenho uma personalidade que gosta de analisar o porque das coisas, e as vezes compartilho essas observações com as pessoas muito proximas, meus pais sempre entendem e até concordam com meus entendimentos, mas sempre que tento compartilhar com meu namorado ele praticamente me chama de burra, diz que to errada, fica brabo, tenta dizer que o problema ta em mim!!

Eu não tenho amigos!! Só tenho meus pais e meu irmão, qnd ele tem tempo...meu namorado é muito diferente de mim e a maioria das vezes não conseguimos ter conversas sérias, porque ele sempre age como se só ele soubesse a verdade e fica brabo qnd mostro que ele não ta certo. É como se nada que eu soubesse tivesse valor, sinto isso dele. Ele chegou uma vez a dizer que o fato de eu ter uma graduação faz ele se sentir burro.

Costumo, as vezes, dizer brincando que minhas amizades duram só 3 anos... e é vdd. Muitos poderiam dizer "é porque não é amizade de vdd", mas porque não vinga?

Ai a única conclusão que eu chego é que talvez eu seja o problema e não sei como mudar!! Isso me corrói!! Essa situação toda tem que mudar, não posso continuar assim. Minha vida ta estagnada, em todas esferas!

Vejo as pessoas que fazem menos que eu sendo recompensadas e não entendo porque elas e não eu! O que EU to fazendo de errado????

To ha quase 3 anos desempregada e tenho mais experiência na área do que todos que conheço e mesmo assim parece que todo mundo me evita e isso ta me deixando muito, muito pra baixo.

Outra coisa que sempre notei é que sempre que passo por avaliações psicológicas em vagas de emprego, é ali que "surge" o problema pra não me contratar...eu sempre digo que psicólogos me odeiam, qnd outros simpatizam de cara.

Mas ao mesmo tempo fiquei quase 14 anos no meu último trabalho. ..se eu fosse tão ruim assim não teria durado tanto, não é? E sempre ouvia que era muito boa no que fazia e muito eficiente, mas aumento de salário NUNCA ganhei.

A melhor resposta 24 MAI 2022

Oi MA,
Não, Você não é o problema, você não é uma pessoa difícil. Você é uma JÓIA RARA que está apenas querendo viver, quer se realizar, ser feliz, expressar a alegria da vida à sua maneira, porque é isso que a vida te deu: liberdade para ser o que você quiser ser, da maneira que você prefere e escolhe. Você tem o seu ponto de vista, diferente, mas é seu ponto de vista e os outros não sabem respeitar porque querem te enquadrar dentro dos esquemas deles. Você é uma pessoa diferente, mas a sociedade odeia quem quer ser diferente... todo o sistema de ensino, as crenças, a sociedade, a cultura... procura apenas te adestrar... sim ADESTRAR a uma função que eles escolhem para você, quer te acomodar, te fazer igual a eles e te ameaçam através do medo, do desprezo, do isolamento....
Você não precisa da aprovação dos outros, não foi para isso que você veio aqui. Vaio aqui para se realizar e ser feliz. A vida te deu a liberdade e o livre arbítrio para você escolher e decidir o que é melhor para você, mas isso eles acham errado. Diante da vida, nada é certo e nada é errado, tudo é oportunidade de aprender e descobrir o que te serve e o que não te serve.
Aa pessoas não suportam lidar com quem é VERDADEIRA E DIFERENTE, elas querem te igualar a eles. Por isso te aceitam inicialmente mas depois te julgam e te condenam. A vida nos fez todos diferentes e temos que ser diferentes. Importante é você perceber e não se identificar com eles, mantenha o foco em você mesma. Pode ser difícil, mas logo compreende e consegue se manter como é. A sinceridade, a verdade incomoda, causa muito incômodo porque as pessoas aprenderam a ser fingidas, porém não percebem.
Tiveste pais compreensivos e te permitiram viver e comunicar a vida e a alegria, se expressar de acordo com o que sente dentro, mas o ambiente sempre faz oposição, te considera errada...
Primeiro, precisa se reconhecer, saber quem é você! De onde você veio! Qual o seu objetivo de vida! Como você se enxerga! Qual a sua verdadeira identidade! O que quer ser nesta vida? Você veio através dos pais, mas não é deles e muito menos do sistema. Você está num meio, num sistema, mas não é do sistema; precisa sim saber usar o sistema (valores, costumes, crenças ...) a seu favor, com muita flexibilidade e diplomacia, SEM NUNCA ESQUECER DE VOCÊ, sem nunca trair a você mesma; precisa aprender a ser verdadeira CONSIGO MESMA, e saber dar as respostas devidas.
O que você está sentindo é a pressão que encontra por ser alegre, comunicativa. Proteja-se percebendo a limitação deles e da dificuldade que sente de se manter sincera consigo mesma. Percebo que estás conseguindo fazer boa parte, mas se sente injustiçada, incompreendida. Nunca tome a posição de vítima, responsabilize-se pela sua pessoa e aprenda a vencer as dificuldades que encontra no meio em que vive. Use de muita flexibilidade e diplomacia sem nunca entrar em contradição consigo mesma... uma realidade é você; outra é onde está e como convive com os outros... Você está sendo testada para ver até que ponto aguenta ser você mesma convivendo num meio adverso. Tão logo compreenda dentro de si mesma, a realidade externa muda... os fatos se repetem até aprendermos.
Quanto ao trabalho, não procure emprego... ofereça um trabalho; especialize-se num ramo de atividade, escolha o que gosta e ama fazer, use seu talento principal e seja autoridade neste assunto; ofereça solução aos problemas que as pessoas encontram, dentro da sua área que domina e faça o seu preço, valorize-se, não deixe que os outros te deem valor, você precisa se dar o devido valor!
Isso é uma arte e uma responsabilidade; está sentindo dificuldade porque acha que está sozinha... não, não está sozinha, mas precisa fazer parte da sua tribo: pessoas que encontraram o valor que tem, se juntam para compartilhar e tornar a vida e a experiência de estar aqui, gratificante.
Precisa sim fazer Psicoterapia para ser auxiliada neste trabalho de certificação de si mesma, de autenticação de acordo com as coordenadas da vida e não do sistema. Só assim se qualifica e só assim vai atrair pessoas de valor, vai escolher o companheiro de valor que se identifique consigo mesma e não um opositor que reme contra você, que te segure subjugada e puxe pra baixo.
Não temas e não se apresse porque quando encontrar, vai acontecer.
Abraços.

5839 respostas

24 MAI 2022

Olá Max.
Grata por sua participação aqui.
Analisando a sua trajetória fiquei imaginando como seria a sua história familiar e a modelagem de relacionamentos sociais que teve.
Sugiro fortemente que faça Avaliação com Neurologista ou Psiquiatra para obter o laudo completo dessas funções. Com esse laudo em mãos procure fazer Terapia Psicológica com Psicólogo Especialista referente ao resultado do seu laudo. Na terapia entre outras coisas você vai desenvolver habilidades sociais, desenvolver a auto estima e assertividade que é a comunicação positiva e eficaz. A Terapia Cognitiva Comportamental poderá ser indicada neste caso. Fico à disposição para auxiliá-lo nesse processo de autoconhecimento.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

24 MAI 2022

Olá Ma! Obrigado por escrever. Por teu poder de escrita, pelas tuas argumentações, pelos dados relatados, há peças no quebra-cabeças, que você ainda não encontrou. Considerando que você já permaneceu por quatorze anos em um trabalho, deve ter pelo menos uns trinta anos. Considerando-se difícil, ao mesmo tempo comunicativa, com bom saber escolar, dá a impressão que você confundia falar com comunicar. Comunicar, é trocar coisas em comum. Vínculos precisam ser alimentados, tolerados, flexibilizados, sem abrir mão da essência, mas também, sem abdicar da sensibilidade com a essência do outro.
Sugiro que veja os nossos perfis, escolha um psicólogo experiente, venha para uma caminhada científica com persistência, muita persistência, não repita o que aconteceu com as amizades. Tenha disciplina e regularidade, até que seja possível dar nitidez ao quebra-cabeças.
Abraços virtuais (A pandemia está vigente, a dengue também. Há muitos falsos políticos, mais ainda falsos líderes religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Melhore o afeto; evite aglomerações, combata os criadouros do mosquito da dengue.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

8670 respostas

24 MAI 2022

Olá
Quando se torna uma situação que você consegue avaliar em várias esferas de sua vida, talvez seja implicante buscar compreender que a única variável em todos esses momentos é você. Portanto, é necessário te implicar nesse processo e tentar entender de que forma você contribui para isso. Em seu relato, ainda não consegui observar o que seria isso, mas acredito que um psicólogo, na sua relação com ele, possa te ajudar a averiguar isso. Eu sinto muito que você tenha essa sensação de que os psicólogos não gostam de ti, mas te asseguro uma escuta sem julgamentos e atenta a tentar compreender momento.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

24 MAI 2022

Oi Ma.

Preciso me desculpar logo de início, porque Ma, não tem como eu responder sua pergunta, mesmo que tenha me escrito tanto.

Você escreveu muito, mas ao mesmo tempo não apresentou nada que pudesse ser usada como objeto para análise.

Pode como também não pode haver questões exclusivamente suas que façam que isso aconteça.
Mas para eu conseguir determinar mesmo é realizando terapia.

Que tal, está disposta a olhar pra isso?
Quer conversar comigo?

Qualquer coisa estarei aqui por você.
Jean Pierre

Jean Pierre da Rocha Carneiro Psicólogo em Porto Velho