Ser uma pessoa séria é normal?

Feita por >Gabi · 1 jul 2020 Desenvolvimento pessoal

Gostaria de saber se ser uma pessoa muito séria é algo normal ou pode ser algum tipo de distúrbio ou dificuldade. Tenho 26 anos de idade mas grande parte das pessoas que me conhecem (até mesmo amigos de infância) dizem que eu sou uma pessoa muito séria até mesmo pra minha idade. Desde muito cedo apesar dos meus pais terem sido pra um Porto Seguro, eles sempre me deram muitas responsabilidades pra que eu pudesse cuidar de mim; comecei a trabalhar ainda adolescente como jovem aprendiz, fiz faculdade e conforme fui ganhando mais espaço e mais responsabilidades ao longo dos anos, muitas das vezes me vejo preocupada com contas, com os estudos (pois ainda sigo me especializando), com a casa e no gerenciamento dela e muitas das vezes mesmo quando estou em um grupo de amigos eu sou vista como a “mãe” da galera, mesmo meus amigos tendo a mesma idade que eu nossos comportamentos são muito diferentes e por conta disso muitas vezes também me sinto bem deslocada por não agir exatamente como uma pessoa de 26 anos. Eu sou normal? O que posso fazer para enfrentar o problema?

A melhor resposta 3 JUL 2020

Oi Gabi....
O fato de ser assim, te deixa feliz ou frustrada?
Está contente contigo mesma ou sente que te falta alguma coisa??
Ser séria, mas gostar de ser assim, pode significar Maturidade, maturidade espiritual.
Se estiver bloqueando energias dentro de ti irias sentir vazio, insatisfação, ansiedade.
Se não tens isso, desconsidere o que as pessoas falam. Elas sempre querem encaixar as pessoas dentro de critérios limitados da normalidade. Siga teu caminho, realiza teus sonhos e não olhes para trás.

5817 respostas

6 JUL 2020

Olá Gabi! Como você se sente em relação à isso? Ser séria é algo que te incomoda? Ou o que está incomodando é o fato dos seus amigos estarem parecendo incomodados com o seu comportamento? Não há nada de errado em ser séria, desde que você goste de ser assim, se sinta bem, e isso não seja um problema.
Mas se você não estiver se sentindo bem com isso, procure um especialista, converse com um psicólogo para tentar entender isso e lidar com essa questão.

Estou à disposição para atendimento online!

Abraços!

Luana Nogueira
Psicóloga Clínica
CRP: 05/38499

Luana Nogueira Psicóloga Psicólogo em Cabo Frio

14 respostas

6 JUL 2020

Olá Gabi! Obrigada por seu pergunta.
Por que acha que você não é normal? Apenas porque é mais responsável e preocupa-se com o futuro? Já pensou que você possa ser normal e os outros que tenham dificuldades, como por exemplo, falta de responsabilidade, assim como não amadurecido pessoal e profissional?
Não é porque é diferente que isso seja errado, vejo em você qualidades incríveis!
Espero ter contribuído. Qualquer dúvida fico à disposição.

Abraços,
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga Clínica
CRP 08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

6 JUL 2020

Olá Gabi. Não podemos taxar os comportamentos em "normais" ou não. Você é assim. A questão principal é se este fator esta incomodando você. Se está interferindo em sua vida de alguma forma. E principal, se você age desta forna naturalmente ou é um padrão de comportamento aprendido que se tornou um hábito negativo. Se você entende que é um problema a ser enfrentado é necessário fazer uma busca de onde foram gravados estes padrões de comportamento e buscar mudar este hábito. Tudo muito possível, mas através de encontros terapêuticos., que podem ocorrer online.
Fico à disposição
Juliana Zen
crp07/05213

Anônimo-314586 Psicólogo em Caxias do Sul

15 respostas

2 JUL 2020

Olá Gabi. Há diferentes tipos de personalidade e não tem nada de errado em ser uma pessoa mais séria. No entanto, é preciso entender o quanto isso está te afetando e a melhor maneira de você lidar com isso, buscando cobrar menos de si e dos outros e com o meio em geral, assim agindo de maneira mais leve, pensando no seu bem estar. Pelo seu relato, você é uma pessoa que corre atrás de seus objetivos desde nova, assumindo responsabilidades profissionais e pessoais e pode ser que você tenha pensamentos equivocados sobre ser responsável e ser leve com as coisas, o que é necessário aprofundar mais para compreender e se for o caso trabalhar estratégias para mudanças de crenças que levam a estes pensamentos.
Estou a disposição.

Andressa Portes Psicóloga Psicólogo em Cascavel

9 respostas

2 JUL 2020

Olá Gabi! O fato de você ficar preocupada com a questão, sugere que devemos integrar esse aspecto (séria) a outras áreas da tua vida. Ser séria, no sentido de saber se virar, de ter experiência e maturidade é ótimo. Ser sério no sentido de não ter bom humor, não brincar, não ter flexibilidade com as crianças e adolescentes, seria ruim. Creio que não é o caso. Pai, Mãe (de mesma idade dos filhos) é ser líder, ter credibilidade para ser referência de busca de soluções e explicações. Espero ter ajudado. Estou à disposição para outros esclarecimentos ou aprofundamentos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de mais uma pessoa próxima!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.