O que é melhor a se fazer: conhecer pessoas novas ou não?

Feita por >Pedro Henrique · 18 mar 2022 Habilidades sociais

O ano passado foi muito pesado na matéria emotiva. Conheci uma pessoa, fiz tudo o que estava ao meu alcance para ser o meu melhor para ela; ela acabou se afastando de mim por causa de umas brigas, disse que conheceu uma pessoa e que assim me desconheceu. Não fiquei chateado com isso, nossa relação era à distância e era justo que ela conheça alguém melhor. O que me deixou muito chateado foi ela voltar só para dizer que eu tinha causado danos a ela, que eu a sufoquei e que se sentiu violada por mim; sendo que eu fazia tudo o que ela me pedia, mas ficava muito ansioso quando a gente brigava e ela não falava comigo e, mesmo assim, quando ela teve a decisão de parar de falar comigo porque precisava de tempo e espaço, eu respeitei e fiquei quieto. Eu sei que errei em alguns pontos.
Agora, fico na dúvida se deveria ou não conhecer pessoas novas, mas toda vez que penso em conversar com alguém diferente me dá medo, eu relembro tudo o que aconteceu e recuo. Minha memória fica me castigando relembrando tudo o que foi dito e feito e eu sinto que o melhor é me isolar até o ano que vem, pelo menos.
O que seria melhor fazer agora: me isolar ou dar chance de conhecer amizades novas?

A melhor resposta 19 MAR 2022

Olá Pedro, obrigado por escrever. Em primeiro lugar acho que é importante frisar que a maioria das pessoas em suas histórias de vida, passaram ou irão passar por situações aversivas, negativas e em certo ponto possivelmente traumáticas. Tendo em vista isso, é importante ressaltar que é muito adaptativo colhermos experiências em nossa vida, ao vivenciar um relacionamento que teve um desfecho doloroso ou mesmo negativo provavelmente nos acostumamos mais e sofreremos menos se passarmos por experiência parecida no futuro. Acredito que a ativação comportamental para conhecer outras pessoas será de grande benefício para que você treine habilidades sociais, passe por experiências novas e vá aumentando um repertório comportamental para lidar de forma mais benéfica frente as diferentes questões da vida.

Lucas Moraes Psicólogo Psicólogo em São Luís

1 resposta

23 MAR 2022

Olá Pedro, espero que esteja tudo bem com você!

Para aumentarmos nossa chance de termos um relacionamento saudável, adequado, satisfatório e que nos ajude a evoluir enquanto pessoa, é muito interessante cuidarmos de nós mesmo e nos fortalecermos em nossa vida. Ao cuidarmos de nós mesmos, buscando melhorar, trabalhando em nossos objetivos pessoais, nossas metas, nossos desejos, certamente, no momento certo, estaremos mais preparados para lidar com um bom relacionamento quando ele surgir. Até lá, não se pressione tanto em tentar algo, quando na verdade isso deve acontecer naturalmente, tão naturalmente que você nem perceberá quando estiver em um contato mais íntimo com alguém. Simplesmente isso aconteceu porque as pessoas passaram a te valorizar pelo que você é, pelo que você apresenta para mundo, pelo seu humor, pela suo forma de viver a vida e encarar as situações mais diversas. Isso te dará mais autoconfiança para se relacionar de maneira mais íntegra e igualitária com uma outra pessoa. Até isso acontecer, se aperfeiçoe, busque ser melhor, pratique atividade física, se cuide e aprecie sua companhia. No momento certo, uma boa pessoa aparecerá para você, e saberá reconhecer o valor que você merece por ter se esforçado para ser uma pessoa melhor, primeiro para você, depois para os outros a sua volta. Aprecie o momento em que você se encontra agora, se conecte com o melhor de você, estude o que gosta, trabalhe no que deseja, faça amizade com pessoas que podem te inspirar, busque expandir suas habilidades no momento, pois na hora em que esse encontro acontecer, tudo ocorrerá com mais fluidez entre vocês. A pessoa certa também esta se esforçando para chegar até você. No momento certo.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

20 MAR 2022

Pedro Henrique,
Primeiro de querer se dar bem numa relação com outras pessoas, precisa aprender a viver bem sozinho, resolver todas as carências sozinho, curar seu medo. Caso contrário, será manipulado, não porque a outra pessoa queira te manipular, mas porque voce deixa o campo aberto para ser usado e manipulado.
Te seria conveniente fazer Psicoterapia
Abraços

5817 respostas

19 MAR 2022

Olá Pedro! Obrigado por escrever. Conhecer pessoas novas é uma necessidade para a saúde; conhecer pessoas é construção de patrimônio social. Parece que você está colocando a carroça na frente dos burros. Conhece-se pessoas para ter conhecidos, colegas, observar, fazer algumas coisas coletivamente, com essa pessoa como parte do grupo, observa-se pesquisa-se. Dentre essas novas pessoas conhecidas, talvez, (para citar um número ilustrativo), de vinte, paquera-se um, pesqusa-se um, depois, confirmadas as pesquisas, gerada a aprovação e segurança inicial, tenta-se namorar. Conseguindo namorar, conhece-se melhor, e por conhecer melhor, na maior parte das vezes o namoro termina. Namorar a distância (como condição inicial e única), é algo inconcebível. Nessa condição, namora-se o desconhecido, em pequena parte.
Isolamento é adoecimento, isolamento é privação da vida natural/cultural.
Será providencial você rever conceitos com a ajuda científica de um psicólogo. Sabemos que tua autoconfiança não está em nível adequado. Conte conosco.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento -, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

8607 respostas

19 MAR 2022

Boa noite Pedro Henrique
Tu podes e deves conhecer amizades novas pois o relacionamento anterior infelizmente não deu continuidade, mas lembre que nenhum relacionamento é igual ao outro pois são momentos da vida diferentes e pessoas diferentes.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre