Estou obcecada por uma pessoa na internet, que não conheço pessoalmente

Feita por >Alice · 20 jun 2020 Desenvolvimento pessoal

Sei muito sobre ela, o suficiente pra uma apresentação de TCC. Crio hipóteses sobre a vida dela, como é a personalidade... Conheci ela em um grupo no Facebook e achei que já tivesse a visto antes em outro grupo, até falei com ela, mas a mensagem não pôde ser enviada. Desde então olho o perfil de vez enquanto pra ver se postou algo novo, quando não, fico ansiosa. A princípio não interagi tanto, mas agora consegui manter uma conversa maior nos comentários. Ele sempre fala muito dele mesmo, então é fácil conseguir informações. Sinto como se fosse enlouquecer ou estivesse agindo errado, e talvez esteja mesmo. Já sei até o nome dos pais da pessoa, descobri a idade dele com a ajuda de algumas informações e uma calculadora. Consegui até número de telefone, só pra conseguir ver uma foto diferente da habitual (do perfil do Facebook), evito ligar, mas uma vez liguei sem querer e fiquei nervosa, com medo de que me descobrisse. Tenho medo de fazer algo que eu não queira fazer, não sei explicar isso bem. Talvez eu sinta alguma paixão. Acho que isso está me deixando meio louca, é como se não conseguisse parar. O que é isso? É TOC? Carência? Nunca, antes, senti algo assim.

A melhor resposta 21 JUN 2020

Olá Alice! Grato por participar. Essa busca te dá a sensação de direção, sobre o que prestar atenção, sobre busca de avanços nas informações. As informações, no entanto, tem em seu íntimo, uma intenção e profundidade que não corresponde à realidade. Carência: sem dúvida há! Você percebe que seu amor, do jeito que está, não pode ser posto à prova. Assim, do seu jeito, transformando a pessoa em perfeita, no teu tempo, você vai alimentando uma obsessão que não é real, é virtual. Certamente você precisa reorganizar o amor próprio, enriquecer tua rotina com atividades, metas e planos significativos, realistas, éticos, flexíveis, que considerem a tua integração consigo mesma e com os valores e costumes culturais. Vamos organizar uma rotina de vida que seja saudável, que considere o amor próprio como alicerce para o amor temperado ao outro. Estou á disposição para maiores aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de mais uma pessoa próxima!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

23 JUN 2020

Alice...
Estás apenas vivendo uma realidade fantasiosa.
Coloque os pés no chão e seja realista.
Qual o problema em ligar para ele e convidar para sair?
E deixar que as coisas aconteçam?
Fica inventando problemas onde não tem.

5817 respostas

21 JUN 2020

Bom Dia!!

O campo das redes sociais trata-se de um âmbito amplo e subjetivo, onde todas as hipóteses são possíveis, porém, temos controle sobre nossos comportamentos, não de terceiros. Neste sentido, você tem respostas sobre suas ações, não sobre da pessoa citada, então cabe um maior monitoramento sobre possíveis dependências emocionais, dentro outros campos que podem ser ativadores de humores ansiosos.

Se faz válido uma avaliação profissional!

Psicólogo Rhullyo Bernardo Psicólogo em João Pessoa

10 respostas

21 JUN 2020

Olá Alice! As redes sociais nos proporcionam a oportunidade de conhecer pessoas através daquilo que elas querem mostrar. Talvez você esteja idealizando uma pessoa através do que ela posta, das informações que ela compartilha, e se apaixonou por essa imagem. Mas um relacionamento sem interação, sem conhecimento mútuo e sem a reciprocidade do sentimento vira um relacionamento platônico. Como você descreveu, existe uma falta de controle e de liberdade de escolha das suas atitudes em relação à ela, isso pode se tornar um amor patológico. Se essa situação está te gerando essa angústia, sugiro procurar um profissional qualificado para te ajudar a entender e lidar com esse sentimento.

Luana Nogueira Psicóloga Psicólogo em Cabo Frio