Dificuldade de concentração pode ser TDAH?

Feita por >Lucas · 4 out 2020 TDAH

Olá tudo bom, tenho dificuldade de me concentrar em tarefas desde sempre, como no ensino médio mas quando eu estava lá não ligava pois conseguia passar mesmo fazendo tudo de última hora, porém agora que estou na faculdade esse problema está me prejudicando, não consigo estudar de forma eficiente algo que era pra demorar minutos eu consigo fazer em horas, mesmo querendo estudar muito eu não consigo e acabo procastinando e também quando vou ler algum livro acabo notando que não lembro nada dele como se quando eu estivesse lendo minha mente estava pensando em outra coisa e essa situação também acontece em algumas aulas, gostaria da opinião de vocês pois no final do ensino médio notei esse problema porém quando fui falar com o neurologista ele disse que era só um problema de atenção que todo mundo tem e não fez nenhuma análise sobre meu caso, vocês acham que eu devo passar em algum profissional denovo ?

A melhor resposta 5 OUT 2020

Olá Lucas.
É importante que vá a um especialista em diagnóstico de TDAH para se certificar do que está acontecendo. Porém existem pessoas que entram na faculdade em cursos que não gostam muito ou não tem afinidade, neste caso o estudo se torna cansativo e desinteressado, assim se estiver lendo algo que não tem muito interesse ou não gosta, o leitor poderá "viajar" em seus pensamentos e não prestar atenção naquilo que está lendo.
Procure perceber se a falta de concentração está ligada ao que está lendo e se isso acontece quando lê algo que gosta e tem interesse, daí avalie se tem mesmo a necessidade de procurar um especialista.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

6 OUT 2020

Olá Lucas! Obrigada por sua participação.
Você pode procurar um Psicólogo e Psiquiatra que trabalham com diagnósticos para saber se realmente possui TDAH. Porém, você deve dar importância em como esses profissionais poderão te ajudar a criar estratégias para conseguir focar sua atenção nas atividades da faculdade e não ser prejudicado.
Espero ter contribuído. Qualquer dúvida estou à disposição.

Abraços,
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga
CRP 08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

6 OUT 2020

Boa noite.vc pode estar sofrendo de ansiedade. Abs Mônica

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

5 OUT 2020

Olá Lucas! Grato por escrever. Diagnóstico de TDAH é um diagnóstico, na maiior parte das vezes controverso. Para completar, pelo seu relato, você não estudou, em etapas anteriores, nem para desenvolver bons e sólidos hábitos de estudos, nem para aprender profundamente. Provavelmente esse é o fator maior.
As pessoas que estudam o saber básico, de forma profunda, depois de adultas, normalmente apresentam maior dificuldade para isso. Pelo seu relato, seu caso parece ser consequência do tempo que você não se dedicou a estudar seriamente. Há toda uma vida para modificar isso.
Há muitos aspectos que um psicólogo pode te ajudar a se melhorar.
Será muito rico você passar por conduta científica com um de nos.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de persistente taxa elvada de contágio da pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higine, distancimento físico, abertura mental, empatia, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.