Tenho dificuldade de interação com as pessoas, o que fazer?

Feita por >Zeus · 8 jan 2021 Habilidades sociais

Tenho muita dificuldade de interagir com as pessoas. Quando alguém tenta puxar assunto comigo, eu sempre tento ser o mais atencioso possível e me esforço pra interagir "como uma pessoa normal" mas sempre acaba ficando um clima estranho pq eu nunca sei o que dizer e acabo falando besteira, ou ficando em silêncio por receio de falar algo que não devia. Tem épocas que me sinto melhor em relação a isso, e outras que me sinto horrível. Trabalho diretamente com público e sei lidar na hora de atender as pessoas, etc, mas quando é alguma interação pessoal, até quando alguém que estou atendendo entra em algum assunto que não seja muito objetivo, eu me sinto incomodado, querendo que a pessoa vá embora logo, sei lá, e as pessoas percebem isso e se afastam. Me sinto perfeitamente bem quando estou na minha casa, com a minha família, mas quando estou com pessoas desconhecidas, me sinto totalmente deslocado, como se fosse um E.T. tentando parecer normal. Ja pensei ter algum tipo de autismo ou coisa do tipo, mas nunca tive coragem de procurar ajuda profissional pessoalmente pois tenho medo de expor essas coisas.

A melhor resposta 9 JAN 2021

Voce não está sendo voce mesmo, se construiu como outros queriam e agora não tem opinião pessoal porque desconhece a ti mesmo. Precisa descobrir-se, saber quem é, saber de sua missão de vida. Para compreender os outros, precisa compreender-se, aceitar-se. reconhecer-se e amar-se. Amar a si mesmo é poder dizer não aos outros em defesa do que acredita.
A melhor forma de fazer é fazer Psicoterapia.

5817 respostas

9 JAN 2021

Olá Zeus! Grato por escrever. Falta você acreditar que é normal, como de fato é! Não pense em autismo. Pense em imaturidade, falta de confiança. Isso sim precisa ser melhorado. Todas as coisas que temos dificuldade precisamos treinar, exercitar. Contato com pessoas que reagem, que apresentem posições, quando essas posições envolvem negociações com nossas posições mais íntimas, são desafiadoras quando nos cobramos a perfeição.
Desconhecidos são apenas desconhecidos. É bom ir conhecendo devagar para ver as intenções, a índole das pessoas, mas é preciso interagir e interagir com harmonia, serenidade. Dar os passos de aprofundamento do conhecimento, com segurança.
Será muito enriquecedor você trabalhar, em caminhada científica com psicólogo, autoconfiança e formas de interação com envolvimento gradativo e com segurança.
Conte com um de nós.
Abraços virtuais (em tempos de aumento grave da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

9 JAN 2021

Zeus a sua falta de habilidade pessoal pode ter algumas origens, mas de QQ forma vc precisa consultar um psicólogo que vai te ajudar com essas questões.
Se interessar sou Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro