Demonstro para as pessoas que está tudo bem, mas não está

Feita por >Nei · 26 nov 2020 Crise existencial

Eu tento realizar tudo o que sempre sonhei, ser ativo em exercícios, ser focado nos estudos, fazer várias coisas. Eu até começo mas do meio pro final, nunca consigo concluir nada, sempre paro, não consigo manter o foco, só consigo seguir se alguém tiver ali do meu lado me incentivando ou brigando comigo, parece que sou uma criancinha que não consegue seguir os passos e caminhar sozinho. Minha mente ultimamente vive num turbilhão de coisas que parece que vou enlouquecer mas tô vivendo de aparecia sempre sorrindo pra todo mundo demonstrando que tá tudo bem, tá tudo ótimo mas tô vivendo diversas crises existenciais .
eu até converso com meus amigos sobre várias coisas,mas quando se trata do meu íntimo, interior, meus sentimentos, meus pensamentos internos, não compartilho com ninguém. Outra situação que me ocorre é que ao mesmo tempo que estou transmitindo motivação pra todo mundo ao meu redor, tô por dentro me desmotivando, não consigo me entender.

A melhor resposta 26 NOV 2020

Oi Nei, como vai?
Muitas pessoas tentam passar uma imagem diferente daquilo que elas realmente estão sentindo, por diversas razões... O que eu te diria para pensar sobre, é o porquê disso! Por que você tenta fazer tantas coisas mas ao mesmo tempo não consegue concluir nada? Por que você precisa que alguém te cobre, ou pegue na sua mão? Por que você motiva todos ao seu redor mas não fala do quanto você está se sentindo desmotivado? O que você está querendo provar, e para quem?

Realmente pode ser muito difícil se abrir de verdade para amigos, familiares... Por isso temos o psicólogo para auxiliar as pessoas à falarem daquilo que elas não podem falar com as demais pessoas. É diferente você falar com alguém que estará te escutando com uma postura ética, sem julgamentos, sem ter expectativas sobre o que você pensa ou faz... Essas crises existenciais que você relata estar vivenciando, gritam de alguma maneira por socorro... Você precisa atender aos seus sentimentos e dar espaço e atenção ao que está passando no seu íntimo.

O psicólogo poderá dar todo o suporte de que precisas nesse momento, te ajudando a compreender o que se passa e auxiliando você à encontrar o seu próprio caminho, diante das suas possibilidades.

Espero ter ajudado.
Karoline.

Psicóloga Karoline Bizatto Psicólogo em Blumenau

9 respostas

3 DEZ 2020

Nei. O...psicologo na sua situação é o mais adequado. Pois vai te ouvir sem julgamento. E vai preservar o sigilo. Vc vai poder conversar livremente.
Se desejar conhecer meu trabalho sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

27 NOV 2020

Olá Nei! Obrigada por sua participação.
Gostaria de entender algumas coisas sobre a sua fala. Você diz que tenta realizar tudo o que sempre sonhou, porém não consegue concluir. Esse sonho que você fala veio de onde? Como construiu em você? Há exemplos de familiares? Terceiros? Quais são seus pensamentos quando você começa uma coisa nova? Como é o desenrolar da situação?
Esses são o início de muitos questionamentos que será preciso fazer para entender o que acontece e buscar mudança no seu padrão. Tudo isso aliado com sua vontade e perseverança.
Deve ser difícil se abrir com pessoas sobre seu íntimo, mas o profissional da psicologia é a pessoa certa para que você consiga fazer isso. Há muito estudo, supervisão, psicoterapia pessoal, ética, comprometimento, não julgamento e empenho envolvido, para que o profissional possa ajudá-lo da melhor forma possível.
Pense sobre iniciar a fazer psicoterapia. É um processo muito rico em nossa vida.
Espero ter contribuído. Qualquer dúvida estou à disposição.

Um grande abraço,
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga
CRP 08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

27 NOV 2020

Nei,
Voce tem parar de querer agradar os outros; Tem que agradar a si mesmo e não aos outros.
A sua realização e paz é mais importante que tudo.
Isto que voce tem é consequência da distância que estás de ti mesmo.
Precisa construir a vida, o mundo que voce quer e não esperar que os outros te deem, muito menos estar `{a disposição do que os outros querem de ti.
Faça Psicoterapia para conhecer-se, conhecer o seu potencial, conhecer o seu objetivo de vida e realizar a ti mesmo.

5817 respostas

27 NOV 2020

Bom dia Nei, como vai?
Vem de nossa cultura ter a ilusão de ser forte, imponente, mas isso nos traz ainda mais medo do futuro, que com isso gera angustias e ansiedade que é seu caso. quando se vive na superfície o tempo todo se esquece do "ser" humano que está em você, que é você!!
imagine sua vida como uma ilha, todos veem de fora, e você a vê somente de dentro, pegue um barquinho saia dela, e veja como um todo, planeje sua vida a partir do seu todo. o primeiro passo você já fez, colocar esse comentário para ter nortes de profissionais, segundo passo escolha um e comece esse processo com ajuda.
espero ter lhe ajudado, se precisar estou a disposição.
Abraço carinhoso
Leni Elisa

Leni Elisa Psicóloga Psicólogo em Itapema

69 respostas

27 NOV 2020

Olá Nei! Grato por escrever. Seu texto dá a clara dimensão do erro ou distorção mais comum nas pessoas. Não lidar com o tempo natural das coisas (ansiedade). As coisas precisam de planejamento nítido, sólido, realista, envolvendo início, desenvolvimento e conclusão. Não somos infalíveis, mas com planejamento realista, obteremos maior chance de sucesso. Certamente seus contatos permanecem no nível superficial, sem discriminar conhecidos, colegas e amigos. Amigos são construções feitas com muito cuidado por anos e anos, que geralmente envolve apenas uma ou duas pessoas. Esses podem ter acesso às questões mais íntimas. De outro lado, você precisa viver com naturalidade a questão do que é para os outros e do que é para si mesmo. Isso se chama coerência. Quando falta isso, trata-se de caso assemelhado, com mentira: quem mente não pode lidar com a verdade; quem representa para os outros, não está podendo admitir a realidade. É essencial admitir a realidade. Sua auto estima está com dificuldades.
Postas essas considerações, será muito importante você passar por caminhada científica com psicólogo, com mente aberta, persistência, disciplina para iniciar, desenvolver e concluir.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento de contágio da pandemia, sejamos ainda muito mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.