Como posso ter certeza de que tudo vai ficar bem?

Feita por >Gabi · 5 fev 2020 Pânico

Quem pode me garantir que o meu futuro não será o fracasso que eu temo?! Eu sinto como se a minha vida irá ser solitária e infeliz, o que são meus maiorez medos. Atualmente me vejo vivendo eles, pois me mudei de cidade e não conheço ninguém aqui. O pior é que eu queria me mudar, de alguma forma eu criei um sonho, uma esperança na minha cabeça de que tudo seria melhor, eu seria melhor, se eu me mudasse. Mas, agora que mudei é como se tudo que eu acreditasse fosse uma grande mentira, e eu apenas envolvi minha familia em um grande erro, um erro meu, na minha confusa. Eu não me sinto feliz aqui. Me sinto sozinha e vulneravel... Assim como acredito que minha familia também sinta, por minha culpa... Tudo está tão ruim. Não tenho amigas e passo o tempo todo sozinha. Como eu sei que as coisas irão melhorar? Como posso garantir que eu não irei morrer infeliz e só? Eu sinto tanto medo, e só quero sumir. Tudo o que eu queria era ser uma boa pessoa. Ser bonita, interessante, suficiente, legal. Mas eu não consigo. Eu odeio o que eu vejo, mas o pior é que mesmo odiando tanto, eu não consigo mudar! Não importa o quanto você deseja que algo seja diferente, não é suficiente. Tenho medo de mim, e não paro de machucar as pessoas. Por favor, como sei que tudo vai ficar bem? Tudo vai ficar bem?

A melhor resposta 6 FEV 2020

Gabi,
Ninguém e nem você poderá te dar garantias de que tudo irá dar certo ou que não irá mais fracassar. Fracasso é o resultado das ações que temos, mas também é o meio de aprendizado para que possamos nos fortalecer e enfrentar os desafios da vida. Como pode saber que será solitária e infeliz? A menos que esteja repetindo erros do passado ou insistindo no que não funciona mais. Quando você quis mudar de cidade, o que você sonhou? o que planejou? o que acreditou que daria certo? baseado em quê? do que estava fugindo? ninguém fica melhor porque muda de casa, de cidade, de casamento, de relacionamentos. A mudança é um processo de etapas que vamos vencendo internamente. Mas sua família comprou o seu sonho possivelmente porque estava totalmente convencida de que isso iria te ajudar a se sentir melhor, mas também porque acreditaram que para eles seria melhor, ou então, não comprariam sua ideia. Você diz ter medo de ficar só e ainda não conseguiu fazer amizades? Você só saberá que as coisas vão melhorar, quando tomar coragem e enfrentar o que decidiu e te trouxe até onde está, construindo suas amizades, sua nova vida com determinação e confiando em cada resultados dos passos que der! O que te paralisa é o medo que descreve, e parece que precisa entender o que esses sentimentos querem te dizer. Pense seriamente na possibilidade de buscar ajuda na psicoterapia que é um processo de autoconhecimento para enfrentar seus medos, inseguranças de forma madura. Você não precisa fazer esse caminho sozinha! Espero ter te ajudado.

Katia Vega Psicólogo em Rio de Janeiro

28 respostas

6 FEV 2020

Oi Gabi...
Pois é, tu mudou de cidade e carregou junto o problema que estava dentro de ti...
Mas fez bem em se mudar. Porém agora, sem medo ou vai com medo e tudo, realiza a Gabi.
Faça o que tu gosta o que tu deseja, conquiste, tenha ousadia, não fique em casa, não se esconda.
Aprenda a se mamar, a se admirar, deixe o sol brilhar dentro de ti.
Aproveita que está sozinha para ousar ser o que sempre quis ser mas não tinha coragem. Agora pode. Não tem mais justificativa para não fazer.
Se conseguir, faça Psicoterapia para autoconhecimento. É o melhor investimento em ti mesma.
Mas não fique preocupada. É sempre um pouco doloroso conhecer-se e ousar ser si mesma. Mas a recompensa é fenomenal. vale a pena.