Quero ficar bem em meu ambiente de trabalho

Feita por >LOIA · 26 jul 2023 Abordagem psicológica

Eu trabalho no mesmo serviço concursada e estou no mesmo local há 6 anos, e ocorre que tenho uma relação conturbada com meus colegas e especificamente pior com meu subchefe. Acho aqui tudo errado, as pessoas fazem o que querem, eu não consigo aceitar mas sou obrigada a ficar. Dentro disso tudo, meu subchefe me oferece carona e eu aceito, então ele começou a me chamar pra almoçar junto (almoçamos no mesmo horário) e eu vou, e sempre vamos a um restaurante diferente e ele banca tudo, eu aceito pois ele faz questão e tudo bem, ele também me traz lanche cedo pro café mesmo sem eu pedir. Então percebi que isso o fez se sentir meu dono, a ponto de um dia eu recusar sua carona e ir com uma colega embora e ele se enraivar e dizer pra mim que seria a última vez. Eu passei a recusar tudo dele e vir a pé, mas ele diz que é birra minha e que passa. E de fato, porém, hoje, ele me passou um áudio cedo que não pude ouvir e entender, provavelmente avisando que estava chegando e perguntando o que eu ia querer de lanche. Como não entendi eu perguntei O que era e vim a pé, quando eu cheguei ele já estava e eu fui perguntar o que era, ele respondeu grosseiro dizendo que se eu respondi como que eu tava perguntando então.
Eu fiquei super mal, e decidi que iria me afastar e não aceitar mais nada dele nem almoçar com ele, porém não consegui. Eu fui almoçar e aceitei os lanches e a carona, mas ele toma posse de mim, vem ás vezes tentando me beijar e eu não me imponho pois ele é assim mesmo e tenho muito receio de como ele vai me tratar depois e também não tenho dinheiro pra almoçar e não faz sentido negar a carona se ele passa em frente a minha casa....Me sinto mal

A melhor resposta 28 JUL 2023

Olá,

É essencial estabelecer limites saudáveis e assertivos em suas relações interpessoais, especialmente quando existem sinais de manipulação ou controle por parte do outro. Dizer "não" quando você não se sente confortável é uma forma de se proteger e cuidar de si mesma. Seja honesta e direta sobre o que você está disposta a aceitar e o que não está. Comunique suas preferências e necessidades claramente.

Busque orientação profissional, considere conversar com um psicólogo, terapeuta ou profissional de recursos humanos no seu local de trabalho para obter orientação e suporte .

Lembre-se de que não é sua responsabilidade tolerar comportamentos inadequados ou abusivos. Seu bem-estar emocional deve ser uma prioridade, e é essencial procurar apoio para enfrentar essa situação de forma saudável e segura.

Monique S Telis Psicólogo em Santo André

8 respostas

28 JUL 2023

Olá LOIA, espero que esteja tudo bem com você.

É muito importante, principalmente para a manutenção de sua saúde mental e emocional, que você estabeleça limites em seu ambiente de trabalho. Você precisa se sentir emocionalmente segura e amparada em seu ambiente de trabalho, para que possa ter liberdade de agir como deseja, em prol de sua qualidade laboral, quer dizer, negar uma carona ou um almoço sem que haja uma retaliação da parte de seu chefe. Isso deve partir de uma postura sua, de uma atitude clara que estabeleça esses limites. Mesmo que seu chefe se chateie, é importante que você pense em você, e no que deseja. Quando não há um estabelecimento de seu limite, então acabamos por "ensinar" ao outro como desejamos ser tratados. Perceba que seu chefe está com outras intenções tendo esse tipo de comportamento, e isso precisar ficar bem claro para você. Não se trata apenas de oferecer uma carona ou almoço, mas sim de expressar que ele está interessado na sua pessoa, pois ele tenta te beijar. O que você pretende fazer diante disso? Aceitar, porque você deseja esse tipo de envolvimento, ou estabelecer um limite, porque você não deseja esse contato. Enquanto uma decisão não surge e se manifesta em ação, você passa a sofrer cada vez mais. Se sentir necessidade de obter apoio, e compreender a questão de maneira mais detalhara, com um bom suporte, um profissional de Psicologia pode te ajudar muito no momento. Por isso, você deve entrar em contato com esse profissional e iniciar seu processo de psicoterapia para te auxiliar, e compreender como você pode lidar com essa questão de uma maneira que possa te trazer mais benefícios, e não sofrimento.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

27 JUL 2023

Olá Loia! Obrigado por escrever. Seu subchefe está cometendo crime de abuso de poder. Você é concursada, conta com seis anos de trabalho. Explique para ele que não te faz bem esse modelo de relação. Coloque limites. Talvez você precisa se fortalecer para lidar com a questão. Quando você diz que tem relação conturbada com seus colegas de trabalho, é importante especificar esse conceito de conturbado. Será mesmo que você não tem dinheiro para almoçar? O que não pode acontecer é você se sentir mal. Respeite tua essência.
Estarei a disposição para conversas iniciais e possível trabalho de delimitação e fortalecimento de tua identidade.
Tenha cuidado, precaução, diplomacia, para modificar as coisas.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.