Desânimo, sinto raiva por ter desânimo, tudo que quero é dormir. O que é isso?

Feita por >Yato · 9 jan 2023 Abordagem psicológica

Antes do final do ano, eu estava focado na academia, ia todo dia.
Faltei um dia, nesse dia eu fiquei me cobrando pra nunca mais faltar, daí começou nesse tópico de academia, comecei a faltar e faltar e faltar e faltar mais ainda, até que agora não tenho mais ânimo nem pra pensar, quando eu penso em ir, restabelecer o foco, meu coração gela e bate um desânimo, quase como se fossem correntes... E isso pra qualquer situação. Nesses últimos anos pra cá, minha vida tem sido buscar algo que anime, pra que eu possa viver um pouco, penso em sair, fico animadão, mas quando chega o dia acontece a mesma coisa, meu coração gela, resfria, dói e eu perco a vontade, vou vestir minha roupa de dormir e ficar deitado trocando aplicativos no celular porque não consigo ficar em um só. Eu não consigo ficar apenas em uma atividade, eu quero fazer de tudo, quero ler, quero assistir, jogar, usar redes sociais, mas sempre meu coração gela e bate aqueles pensamentos de que isso não é vida, isso não é viver, aí eu começo a me auto criticar, me destruir, talvez tudo isso porque eu não consigo aceitar que eu tô na pior, eu quero ser feliz, eu não quero me aceitar e dizer com o coração sereno que eu não estou bem e tudo isso me faz ficar com raiva, por que eu não consigo mudar? Por que tudo isso se repete todo dia? Bate um tempo de pensamentos, fico exausto e só penso em dormir, vivo cansado, com ânimo só pra que a noite chegue pra que não falem "você só anda dormindo.", já que a noite é hora pra dormir. Só queria saber o que eu tenho, por que é difícil pra me aceitar que eu tenho problemas psicológicos... É uma doença? Depressão? Distúrbio Mental? O que eu tenho? Tudo que eu quero saber é isso.

A melhor resposta 10 JAN 2023

Olá, bom dia,não posso afirmar nenhum diagnostico, uma vez que somente um psiquiatra, pode fazer isso. Mas como psicóloga, digo que você precisa procurar o mais rápido possível terapia e depois de uma avaliação, se for necessário encaminhar para o psiquiatra, para ele dar um diagnostico. sei que é difícil assumir isso, mas quanto mais cedo você tratar , mais rápido você conseguirá melhorar.

Se desejar iniciar um processo terapêutico, estou a disposição!
um abraço!

Kássia Pereira Silva Psicólogo em Goiânia

76 respostas

13 MAR 2023

Olá.?
Qual o seu nível de exigência pessoal? Será que tem se exigido muito? Não se exija tanto, permita-se errar ou não ter vontade de ir um ou outro dia na academia. Por outro lado, perceba se aconteceu alguma coisa que tenha tirado sua vontade de estar na academia, por exemplo, alguma pessoa ter falado algo que não gostou, ou os resultados que esperava não foram no tempo certo que imaginava. Estas ou outras coisas podem ter gerado este desânimo, então se conseguir entender os motivos e enfrentá-los poderá ter mais disposição.
Você parece estar gastando sua energia com pensamentos de exigências muito altas, quando poderia estar aproveitando mais e se criticando menos, seja para ir na academia, seja para fazer outros tipos de atividades.
Sugiro que busque ajuda na psicoterapia.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

16 JAN 2023

Olá Yato! Obrigado por escrever. Segundo o que você escreveu, você precisa trocar redes sociais, realidade virtual, por vida real. Estudos sérios, pessoas de convívio direto e real, trabalho sério e consistente, esporte coletivo de contato. O que você tem é rotina de vida inadequada. Nascemos para conviver, movimentar o corpo, construir, interagir, sentir fome, cansaço, sono, realização, frustração, após fazer, com o corpo e com a mente.
Vamos aprofundar?
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e primitivos.

8604 respostas

13 JAN 2023

Yato!
Tudo o que não é Ser, é do Ente (doente) e isso não importa, está aqui, não por acaso. Está aqui para corrigir, sanear, curar; se estivesse 100% no Ser, não estaria vivendo neste mundo.
Está em depressão? ... talvez porque se está fixado em alguma experiência ou num valor do sistema, está sofrendo.
Distúrbio mental? Não creio.
O que voce tem? Voce está funcionando no sofrimento e de acordo como a sua mente registrou nos desafios com o meio ambiente.
Precisa apenas entender como são as coordenadas da vida e como funcionam as coordenadas do sistema.
Precisa recuperar a sua Inteligência natural - voce a substituiu pela intelectualidade, pelo que te impuseram.
Entre num Processo de Autenticação pois, enquanto voce se esforça para compreender e viver a propria vida e a profissão permanecendo baseado onde outros te alienaram, só há processo de autodestruição e perda progressiva.
Abraços

5817 respostas

10 JAN 2023

Olá! Se você precisar de ajuda é só marcar comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

10 JAN 2023

Olá!
Certamente é muito difícil assumir, por meio de um relato curto, algum tipo de diagnóstico. Seria um pouco irresponsável. Mas aqui ficou bem evidente, ao menos para mim, que você vem passando por uma angústia que te faz sofrer. É essa angústia que me deixa curiosa, não o título do que você sente. É ela quem pode nos mostrar como você chegou até aqui e talvez até o que consegue fazer para mudar as coisas que vem vivendo.
Eu não chamaria isso de "problema psicológico", mas talvez de um momento (que pode ser passageiro) difícil na sua vida.
Fiquei ainda com a impressão de uma cobrança muito grande em ser praticamente perfeito, não? Na academia não se pode ter uma falta, se não não dou conta; tenho dificuldade em aceitar que vivo uma situação difícil, afinal não posso ter um "problema psicológico"... não sei se isso faz algum sentido pra ti, posso estar errada também...
De qualquer forma, seria interessante trabalhar tudo isso com um psicológico num processo de terapia, temos aqui um material muito rico a ser elaborado.
Boa sorte no seu caminho, qualquer coisa fico a disposição.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

10 JAN 2023

Olá, teria que analisar a situação mais a fundo, mas pelo que você está descrevendo houve uma mudança de comportamento muito radical o que não é normal. Você aparentemente pode estar viciado em dopamina e adrenalina (apenas atividades que dão prazeres rápidos e imediatos) e quando perde o interesse já quer mudar a atividade ou se sente mal novamente. O que não te faz manter atividades como academia que exige um esforço maior, por exemplo.

Pode ser depressão e tem procrastinação associada, mas somente analisando em consulta para poder saber todo seu histórico. Fato é que a autocrítica excessiva não está te ajudando, apenas atrapalhando ainda mais. Isso demostra a forma que você lida com você mesmo, o que pode ter corroborado com seu estado atual. Você precisa de ajuda o quanto antes, pois quanto mais demora mais difícil fica para reverter o "desanimo" depois. Busque terapia.

Camila Sanchez Psicólogo em Maringá