Estou desanimada com a vida. Manter relacionamento ou ficar só?

Feita por >Anônimo · 6 mar 2021 Coaching

Namoro ha exatos 5 anos. Conheci ele atraves de um aplicativo. O relacionamento foi perfeito de inicio, mas desde 2019 temos desavenças por causa de uma Garota. Descobri que ele tem plano de estudar fora do Brasil. Planeja coisas sem me contar. Em 2020 a gente quase não se viu. Janeiro nao tinha tempo pra mim e fevereiro me culpou por nao ver ele por eu estar trabalhando. Até chegarmos a pandemia e ficar impossibilitados de se ver por ter que depender de onibus e rodoviaria... 2021 se mantem igual. Tudo o que acontece é culpa minha. Desde 2019 venho sentindo desanimo e agora estou atingindo meu limite. Eu nao tenho vontade de ir ve-lo. Eu nao tenho vontade de estar perto. Não consigo sair disso. Tomo mundo ao meu redor notou que estou afastada. Todo mundo acha melhor eu ter alguem perto. Eu faço faculdade de engenharia, ja deveria ter me formado. Me sinto burra e fracassada. Tenho dificuldades e agora venho superando isso. Peguei um desgosto do meu curso, do meu relacionamento... de mim. Eu fico levando as coisas. Consegui melhorar na faculdade e nesse relacionamento nao. Nao sinto nada. São muitos fatores que me desmotivaram. Ele morou com esta garota (ap dividido entre 3 pessoas). Eu evitei de por os pés la. Isso tudo esta virando uma bola de neve. Tive oportunidades de me relacionar com outros caras e eu recusei achando que poderia salvar meu namoro. Eu sinto uma necessidade de estar sozinha. Seguir minha vida. Não me vejo mais com ele. Nao quero casar com ele e e seguir no erro. Eu não sei o que fazer. Nao sei como terminar. Meu primeiro namoro. Isso ta me sufocando. Preciso muito de ajuda. De uma palavra. Nao tenho amiga nenhuma pra dividir isso. Por favor, me ajude.

A melhor resposta 29 MAR 2021

Olá! Seu relato demonstra que você está vivendo um momento de muitas dúvidas e também parece perdida em sua vida. Muitas vezes colocamos nossas expectativas de vida em um relacionamento , esperando que o outro supra nossas carências e nosso vazio. Porém ninguém poderá permanecer na vida de ninguém enquanto não estiver se sentindo auto-suficiente , confiante e principalmente amando a si mesma. Muitos são os aspectos de nossas vidas que precisam estar em harmonia para uma vida plena e feliz . É preciso olhar para dentro , se conhecer, e saber que lugar você ocupa na vida da outra pessoa e ela na sua. A psicoterapia de autoconhecimento poderá te auxiliar neste conhecimento. Pense em investir em você e buscar uma orientação com um profissional de psicologia. Abraço

Pollyane Lattmann Psicólogo em Balneário Camboriú