Muita tristeza e desânimo, seria depressão?

Feita por >Luany · 3 jun 2024 Depressão

Olá, sou mulher e tenho 24 anos. Estou passando por momentos muito conflitosos que tem interferido muito na minha vida e não estou sabendo lidar, pois são questões muito difíceis. Desde criança passei por momentos difíceis, cresci num lar que meu pai era alcoólatra, ele batia muito na minha mãe na minha frente e dos meus irmãos, agredia meus irmãos também e muita das vezes tínhamos que sair de casa durante a madrugada e dormir na casa de parentes por conta dessas brigas porque minha mãe não queria que a gente presenciasse. Perdi muitas noites de sono e tudo isso já me afetou a partir de quanto comecei estudar. Eu chorava muito na escola, não conseguia me relacionar com os colegas e tinha muita timidez, foi ruIim pra mim porque meus colegas me excluíam por ser muito quieta e me ridicularizavam também, isso até a minha adolescência. Minha mãe era muito controladora ( não sei se por conta de tudo o que ela passou), então não me deixava sair pra lugar nenhum e se fosse falar com alguma amiga eu tinha que ficar dentro do portão e amiga do portão pra fora, ela colocava algumas pessoas pra me vigiar se eu não estava andando por ruas perigosas no trajeto da escola ou paquerando alguém, não me deixava ir na casa da minha amiga que morava na mesma rua nem pra fazer trabalhos de escola, eu evitava até falar com garotos porque tinha medo de alguém contar pra ela, não podia me cuidar como alisar o cabelo, fazer a sombrancelha e nem usar maquiagem, então na minha adolescência por ser diferente das outras garotas eu era bastante excluída das turmas e isso foi me gerando ainda mais transtornos a ponto de eu sair do ensino médio sem nenhum amigo. Só fui ter liberdade com os 18 , porém me sinto travada pra viver uma vida normal. Tenho medo de tudo, até mesmo de ir numa consulta médica sozinha e não saber o que dizer, de pegar um ônibus e ir parar num lugar que não conheço, me sinto uma completa inútil e incapaz de realizar coisas simples. Não consigo me relacionar com ninguém, sempre que estou conhecendo algum rapaz estrago tudo porque não consigo partir pra "ação", é como se eu tivesse medo de que eles não gostem de mim de verdade e só tenham algum outro interesse. Não consigo ser amiga de ninguém, me sinto estranha ao interagir com outras garotas, não consigo conversar normalmente então passei a me isolar mais, sinto que ninguém gosta de mim de verdade ou esteja interessado no que tenho pra dizer, estou sentindo uma tristeza sem fim. Algum dia estou bem, no outro não consigo dizer nada só quero ficar quieta, perdi o interesse de fazer tudo o que eu gostava como ler, sair, cuidar da minha aparência. Não consigo mais fazer nada, passo a minha vida em casa e meu único hobby além de trabalhar era ir aos cultos, mas após ter sido ridicularizada na igreja também hoje tenho vergonha de ir. Então minha vida é trabalhar e ficar em casa. Me sinto muito mal porque vejo que as pessoas vivem suas vidas normalmente mesmo após grandes momentos difíceis, mas eu não consigo sair do lugar. Estou me sentindo como se estivesse morta, sem objetivos de vida, sem saber o que vou fazer daqui pra frente, sem esperança, medrosa e completamente triste. Queria que fosse diferente e eu pudesse obter uma ajuda pra lidar com todos esses problemas caso tenha jeito, será que consigo ser uma pessoa normal? Gostaria de uma ajuda profissional pra tentar sair desse abismo, tento ocupar a mente pra não pensar nisso, mas sempre tenho umas recaídas quando penso nessa situação que vivo.

A melhor resposta 20 JUN 2024

Olá, inicialmente, quero expressar minha empatia por sua situação e reconhecer sua coragem em compartilhar sua história. Reconheço o quanto você tem sofrido e a profundidade das dificuldades pelas quais está passando. Crescer em um ambiente de violência doméstica e com um pai alcoólatra pode ter causado impactos profundos em sua saúde mental e emocional. Esse tipo de experiência pode levar a sentimentos de insegurança, um medo constante sem explicação e em dificuldades para estabelecer relacionamentos saudáveis com outras pessoas.
A exposição repetida a situações traumáticas que você menciona ter passado em sua infância, podem ter colaborado para pensamentos ansiosos, depressivos e que dificultaram sua regulação emocional.
O controle extremo exercido por sua mãe, embora possivelmente bem-intencionado, provavelmente contribuiu para o desenvolvimento de sua insegurança e dificuldade em tomar decisões independentes. Esse controle pode justificar sua dificuldade em desenvolver habilidades sociais e de autoconfiança, impedindo a aquisição de independência.
Não ter facilidade em formar e manter amizades, bem como em iniciar relacionamentos amorosos, são compreensíveis dado o seu histórico. A insegurança e a baixa autoestima podem tornar essas interações desafiadoras e desencadear um ciclo de isolamento social.
Você menciona em sua pergunta sentir-se como uma "completa inútil" e incapaz. Essa colocação é um reflexo da sua autoestima muito baixa, o que é um efeito comum de um ambiente crítico e controlador no qual você mencionou.
Sua dificuldade em realizar tarefas cotidianas, como ir a uma consulta médica ou pegar um ônibus, pode ser indicativa de um transtorno de ansiedade, capaz de ser trabalhado e melhorado com a psicoterapia.
Por outro lado, você menciona a perda de interesse em atividades que antes você fazia, como ir aos cultos. Antes era prazeroso e agora não mais. Esse comportamento pode indicar certa depressão.
A depressão pode ser tratada de forma eficaz com uma combinação de terapia e, em alguns casos, medicação.
Nesse sentido, a psicoterapia pode ser extremamente útil para ajudá-la a lidar com essas questões, a reconstruir sua autoestima e autoconfiança, permitindo que você se sinta mais capacitada para tomar decisões e enfrentar os desafios. Com o tempo, a psicoterapia pode ajudá-la a desenvolver habilidades sociais e de comunicação, o que pode facilitar, e muito, a formação e manutenção de relacionamentos mais saudáveis. Buscar ajuda profissional é um passo vital para começar a mudar essa situação. A mudança é possível e você não precisa passar por isso sozinha! Com o apoio certo, você poderá encontrar um caminho para uma vida mais plena e feliz. E eu posso lhe ajudar! Juntas trabalharemos para superar esses desafios.
À disposição,
Um abraço

Cibele Cristina Moreira Sancha Psicólogo em São Paulo

11 respostas

6 JUN 2024

Olá, sinto muito por você estar passando tudo isso, mas saiba, você não precisa passar por tudo isso sozinha. Todas as dificuldades que você relatou são consequências das coisas que viveu e presenciou ao longo da sua vida, mas saiba, com a ajuda de um bom profissional você pode ressignificar tudo isso e buscar uma melhor qualidade de vida. Fico a disposição para falar como a psicoterapia poderá ajudá-la neste processo. Abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

299 respostas

4 JUN 2024

Oi Luany
Sim que voce pode ser normal, melhor do que normal. Você não é um problema, Voce é um ser que passou por estas dificuldades, mas você não é estas dificuldades. A tua vida está esperando uma reação tua e entender de que a porta da prisão está aberta e você pode sair, ser livre, mas você está sentindo medo, ainda...
A vida te deu a liberdade, mas teu pai e tua mãe, te colocaram numa prisão onde só podia fazer o que eles te permitiam...
A vida te deu também o livre arbítrio, o poder de escolher o que voce quer. Agora tem mais de 18 anos, é o momento do teu segundo nascimento, o nascimento do teu verdadeiro Eu, você passa a ser pai e mãe de ti mesma, você fica responsável pelas tuas escolhas, decisões e resultados. É hora de voce largar tudo o que te aconteceu e iniciar a tua caminhada, fazer o teu percurso, agora sem a influência do pai, da mãe, de outros ...
Faça Psicoterapia para ser ajudada nessa tarefa de reconstrução de ti mesma.
Tudo voce pode superar e a psicoterapia vai te auxiliar a compreender, a te esclarecer e a se cuidar de ti mesma, pois tudo o que aprendeu, está no
a tua mente, no teu ego e que serve de referência para tuas escolhas e decisões. Então, precisa corrigir essas informações errôneas que as circunstâncias (pai, mãe, escola, religião, sociedade...) te obrigaram a ter.
Abraços e não desanime. Deixe que a vida te guie, a vida que está dentro de ti mesmo.
É só o que precisa.

6164 respostas

4 JUN 2024

Olá Luany

A sua história de vida demonstra que já passou por momentos especialmente difíceis, mesmo resistindo a isso tudo, esse tipo de vivência gera cicatrizes que no momento estão aparecendo como forma dos seus medos e isolamento é fundamental que possa contar com a ajuda de um profissional para lidar com todas essas questões, lembre-se que cada um lida com as situações de forma diferente, algumas pessoas devido a vários motivos passam por situações difíceis com mais facilidade de seguir em frente, assim como pode ser que problemas que pareçam pequenos para você podem ser causar desespero em outras pessoas, estarei aqui para te ajudar a lidar com etapa da sua vida vida e is problemas, fico no seu aguardo.

Larissa Baungartner Psicólogo em Porto Alegre

9 respostas

4 JUN 2024

Bom dia, Luany! Obrigado por escrever. Começando pelas dúvidas finais. Certamente que você conseguirá viver de forma mais harmônica, em interação agradável. Não poderíamos cobrar de quem não treinou o desempenho. Pelo descrito, na infância e adolescência, você não pode treinar a socialização. Agora pode treinar. Teu texto demonstra sensibilidade e desejo de se melhorar. Tuas vivências, exatamente pelo sofrimento, são ferramentas valiosas, para que, aos poucos, vá dando significado e entendimento diferente das ações e interações. Há o passado, o presente e o futuro. Com o que sofrestes, sentistes e aprendestes no passado, com vistas ao que quer no futuro, te ajudaremos a vivenciar o presente, na clara intenção futura, sem abrir mão de degustar o presente.
Estaremos te aguardando!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9074 respostas

4 JUN 2024

Olá Luany,

Entendo como se sente e que não deve ser fácil.

Pelo seu histórico de vida, acredito que suas dificuldades nas relações interpessoais, associado aos padrões comportamentais de se isolar são consequências dos conflitos parentais, seguido das privações estabelecidas pela sua mãe.
Reconheço sua força interior e seu desejo de mudança, pelo que também penso que, a ajuda de uma intervenção profissional psicológica vai acelerar o teu processo de moldar suas atitudes afim de ter uma rotina equilibrada entre trabalho, lazer, vida social e etc...

No que refere aos aspectos cognitivos como pensamentos, emoções, memória, devem ser trabalhados em prol de te proporcionar alteração de repertório no pensar para que reflita no seu agir e assim você consiga provocar o movimento que sua vida pede para que seja feliz.

Considerando sua rotina atual, não está a ter um estilo de vida saudável e isso pode acarretar a repetição desses comportamentos que só vai intensificar a sua tristeza.

Utilizo como abordagem de intervenção, análise do comportamento e cognitivo comportamental. São teorias baseada em evidências com foco nos padrões comportamentais e cognitivos. Acredito que seja interessante e bastante eficaz para te ajudar a mudar totalmente o seu estilo de vida, tornando-a capaz de entender suas emoções e geri-las da melhor forma para alcançar o bem estar. Esse processo de aprendizagem e responsabilização com sua vida/emoções, é gratificante e vai te proporcionar sensação de liberdade e realização pessoal.
Sugiro que pense nisso e se faz algum sentido para si.

Psicóloga Lívia Moreira.

Lívia Moreira Psicólogo em São Paulo

8 respostas

4 JUN 2024

Olá! Sinto muito que você tenha vivido tudo isso. Também gostaria de te dizer que nem todas as pessoas conseguem seguir sua vida tranquilamente após grandes eventos, muitas delas podem experimentar isso de formas muito variadas, e levando em conta o quanto isso te afetou ao longo do desenvolvimento da sua personalidade, entendo que o que você esta sentindo agora é completamente justo.
Muitas pessoas chegam à psicoterapia com dificuldades em estabelecer relacionamentos, assim a sua relação com o psicólogo que possa te acompanhar será como qualquer uma (já que se tratam de duas pessoas em contato) e como nenhuma outra (nela podemos conversar sobre como tem sido esse contato, compreendendo tudo o que te fez chegar até aqui). Por isso acredito que você se beneficiária muito de uma consulta psicológica. Nela toda a sua angústia pode ser ouvida com mais cuidado e atenção, encontrando espaço para que se transforme em uma nova possibilidade de vida.
Caso o que eu tenha dito faça sentido pra ti, entre em contato comigo aqui pela plataforma, assim podemos conversar mais sobre isso.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

948 respostas

4 JUN 2024

Ola Luany, percebo o quanto tem sido difícil para você lidar com tantos desafios ao longo da sua vida. Sua coragem em buscar ajuda é um passo importante e já mostra a sua força e a sua determinação em querer mudar essa situação.

É muito comum que pessoas que passaram por situações traumáticas na infância, como violência doméstica, desenvolvam dificuldades emocionais e sociais ao longo da vida. As experiências que você descreveu certamente são dolorosas e poderiam afetar qualquer pessoa de maneira profunda. A tristeza intensa, o desânimo, o medo constante e a sensação de inutilidade que você sente são sinais de que sua saúde mental precisa de atenção.

É possível que você esteja enfrentando um quadro de depressão ou outro transtorno emocional, mas para um diagnóstico preciso, é essencial procurar a ajuda de um profissional. Um psicólogo pode te ajudar a entender melhor o que está acontecendo e a desenvolver estratégias para lidar com esses sentimentos e comportamentos, te ajudar a identificar e mudar padrões de pensamento e comportamento que estão contribuindo para o seu sofrimento e aprender a gerenciar melhor suas emoções, enfrentar seus medos e construir uma vida mais satisfatória e plena.

Você não está sozinha. Muitas pessoas passam por situações semelhantes e conseguem melhorar com o apoio adequado. Você merece viver uma vida mais leve e feliz, e buscar ajuda profissional é um passo crucial nessa jornada.

Espero que tenha te ajudado. Abs

Teresa Abreu Psicólogo em Rio de Janeiro