Amor, depressão e quarentena

Feita por >Cat · 29 jul 2020 Desenvolvimento pessoal

Olá , me chamo Cat e tenho 23 anos. Como saber se eu ainda amo meu namorado? pq eu já tive depressão e sei que se eu ficar muito tempo em casa eu começo a sentir as coisas que eu sentia quando eu tinha depressão . E estou desanimada com a vida com tudo e to achando que não amo mais meu namorado,não sei o que fazer, eu não quero perder ele. N sei se o que estou sentindo é por causa de problemas psicológicos ou é outra coisa. Eu sempre fui muito assim , instável emocionalmente , sinto um vazio uma tristeza inexplicável que parece q tudo perde a importancia . E o jeito do meu namorado de ser ultimamente tem me frustado muito. Eu sou muito exigente cmg e com as outras pessoas e isso me causa problemas as vezes onde n tem tb. Quando eu comecei a namorar ele minha mãe mostrou tantos defeitos nele que eu nunca vi que parece que estragou tudo. Ela faz isso com a maioria dos meus namorados .Estou muito confusa.

A melhor resposta 31 JUL 2020

Cat,
Desligue-se da preocupação de amar o namorado ou não.
Ame a ti e será suficiente.
Desligue-se dos comentários da sua mãe a respeito dos namorados.
Quem deve considerar é voce e não ela.
Claro que voce pode escolher um namorado por necessidade e se enganar, mas de nada ajuda os comentários da mãe.
Se amar a si mesma, garante a boa escolha

5817 respostas

30 JUL 2020

Olá Cat. Grata por sua pergunta.
Se você está confusa em relação aos seus sentimentos é melhor não tomar decisões precipitadas, ainda mais se estiver seguindo palpites de terceiros. Procure ajuda profissional para falar de seus sentimentos e emoções e entendê-los melhor. Claro que ninguém é perfeito nesta vida, mas determinados princípios e hábitos de vida são essenciais para se viver em harmonia. Situação econômica, religião, grau de estudos e habilidades de comunicação, são alguns dos pontos que devem convergir numa relação à dois. Para fugir da depressão procure lembrar como já fez para sair dela e use a sua experiência positiva, caminhe, faça exercícios físicos e relaxamento, ouça boas músicas, faça atividades produtivas e prazeirosas, procure a sua independência financeira fazendo até mesmo trabalhos extras se for necessário.
Espero ter ajudado,
psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

30 JUL 2020

Olá Cat! Grato por participar. Resposta de outro olhar: tua inteireza contém teu namorado, contém teus sentimentos, possivelmente contém episódios de depressão, contém desânimo, contém dúvidas psicológicas, exigência, confusão, mas tua inteireza é infinitamente maior do que esses problemas que você citou. Certamente será preciso reorganizar um rotina de vida abrangente e saudável, propiciar ambiente para você elaborar suas queixas. Nos seus vinte e três anos de vida, quais possibilidades e potenciais, ainda não incrementados, podem ser vistos, aprimorados e utilizados?
A conduta científica de um psicólogo te ajudará muito a conhecer-se, reorganizar-se e desenvolver.
Estaremos à disposição contando com sua abertura mental, disciplina e persistência.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuidemo-nos!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

30 JUL 2020

Olá, Cat.
Obrigada pela participação e transparência em seu relato.
É sempre bom lembrar que temos o direito à dúvida, questionamentos são sempre formas de refletirmos sobre o "estado das coisas".
Você traz pontos muito importantes e o fato de falar sobre seu histórico de transtorno depressivo faz com que possamos pensar na possibilidade de recorrer a busca por auxílio profissional para uma avaliação do seu momento. Talvez você tenha algumas coisas para falar em relação a sua mãe, seu namorado, suas questões existênciais, sua vivência na depressão entre outras coisas.
A psicoterapia pode ser um ótimo recurso de cuidado.
Espero ter contribuído e coloco me à disposição.
Abraço.
Beatriz Mazzoco

Beatriz Mazzoco Psicólogo em São Paulo

125 respostas

30 JUL 2020

Olá Cat! Esses sentimentos são intensos não é? Eu compreendo que isso está gerando vários conflitos na sua mente.
Você disse que já teve depressão então você compreende que ela precisa ser trabalhada durante boa parte da vida para que não retorne e te consuma não permitindo que você viva uma vida mais fluida. Nesse momento em que estamos em casa, sem ocupar tanto o tempo ou com medo das incertezas que esse tempo nos traz muitas pessoas estão se sentindo assim como você. Os momentos depressivos tiram a vitalidade e faz você acreditar que nada mais vale a pena e pouco a pouco tudo vai perdendo o brilho, o interesse. Eu oriento fortemente que você procure esse apoio psicológico para trabalhar seus pensamentos, seus sentimentos, para que você possa se sentir capaz de viver a vida sem tanta culpa ou medo. Estou a disposição!

Psicologia Samara Dias Psicólogo em Fortaleza