O que devo fazer depois disso tudo? Ele está mesmo confuso?

Feita por >anonimo35 · 24 jul 2023 Abordagem psicológica

Tive um relacionamento de 2 anos, muito saudável, com uma confiança incrível entre nós. Ele tinha a vida com os amigos dele e eu a minha. Sou uma mulher muito decidida mas tambem com muitos traumas. Ele foi a unica pessoa que fez sentive bem. Ele sempre foi sincero comigo, sempre. Mas na semana anterior ele acabou de um momento para o outro, foi tão estranho. Porque ele nao mostrou sinais de nada. Ele disse que tinha perdido o interesse e que estava muito confuso e não sabe o que quer. Nesse dia disse coisas horríveis. Eu passado 3 dias quis falar com ele, disse muita coisa para o fazer pensar. Ele já estava diferente nesse dia, abraçou-me e tudo e disse que precisava de um tempo para ele, que isto acontecia sempre com ele. Também tinha medo que quando se resolvesse fosse tarde demais. Disse para eu seguir a minha vida e que queria indo manter o contacto, de saber como eu andava. Passado 2 dias, ele mandou mensagem a desejar boa sorte, ele sabia que tinha uma coisa importante nesse dia. Nesse mesmo dia encontramo-nos na discoteca e ele voltou a abraçar mesmo eu a dizer que tinha medo que ele tivesse com outras mulheres. Sempre disse que não era para isso. Eu sempre disse que ia lutar por ele e que não queria ser apenas amiga dele. Ele so me respondeu que numa relação que também havia amizade. Eu estou muito confusa se ele ainda quer algo ou não, eu quero lutar por ele. Mas não sei o que fazer, tenho medo que ele esteja a engar.me. Eu vejo sempre coisas que ele esta sempre a fazer coisas e ele antes não metia tanto nas redes sociais. Tenho medo que ele ja nao queira mesmo nada e que me tenha esquecido.

A melhor resposta 26 JUL 2023

Olá, anonimo35!

No amor não há luta, há compreensão, então precisamos trabalhar essa sua tendência de encarar essa questão como uma luta a ser travada, um esforço a ser feito, anonimo35.

Se ele precisou se afastar, é porque ele precisa de um tempo para sentir e elaborar as questões dele - não podemos esquecer que ele além de parceiro amoroso, ele é também uma singularidade, com medos, dúvidas e desejos próprios, certo, anonimo35?

É compreensível que você sinta a falta dele, ainda mais devido a um relacionamento tão prazeroso, no qual tão bem ele acolheu suas questões, então até por consideração a ele, precisamos respeitar o tempo e ritmo dele.

Relação é uma arte, trabalhada e aperfeiçoada diariamente, anonimo35!

Fico à disposição para que possamos trabalhar essas questões, para que você gradualmente tenha mais paz. Realizo o atendimento on-line.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

183 respostas

28 JUL 2023

Olá Anônimo35! Você coloca sua questão por duas vezes. Já respondi antes. Você não pode modificar a outra pessoa, mas a si mesma, você é responsável por modificar.
Comece a namorar consigo mesma, entende e aprofunde a exploração das riquezas que existem em tuas características, saberes, memórias, sonhos, possibilidades, potencialidades. Toda pessoa que está harmônica consigo mesma, que está construindo sua vida, faz-se interessante, realizadora. Pelo relatado, vocês vivem perfis e buscas muito diferentes.
Não procure ponderar sobre a confusão dele, cuida das tuas confusões.
Abraços!

Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8607 respostas

28 JUL 2023

Entendo que esteja passando por um momento de grande confusão e angústia após o término inesperado de um relacionamento saudável de 2 anos. Lidar com um término pode ser muito difícil, especialmente quando não há sinais prévios e você ainda sente amor e desejo de lutar pela relação.

Como psicóloga, gostaria de oferecer algumas reflexões e orientações para ajudá-la nessa situação:

Dê tempo ao tempo: É normal se sentir confusa e ansiosa após um término. Permita-se sentir todas as emoções que surgirem e entenda que o processo de cura pode levar tempo. Evite tomar decisões precipitadas enquanto estiver emocionalmente abalada.
Comunicação aberta: Se você sentir que precisa de mais clareza sobre o que aconteceu e o que ele realmente deseja, tente conversar com ele de maneira calma e respeitosa. Pergunte sobre seus sentimentos e perspectivas, mas esteja preparada para aceitar a resposta, mesmo que ela não seja o que você espera.
Cuide de si mesma: Durante esse período de incerteza, é importante focar em cuidar de si mesma. Invista tempo em atividades que lhe tragam alegria, pratique exercícios físicos, alimente-se bem e busque apoio emocional de amigos e familiares.
Avalie suas necessidades e desejos: Reflita sobre o que você realmente deseja em um relacionamento. Pergunte a si mesma se estaria disposta a ser apenas amiga dele ou se você busca uma reconciliação amorosa. É essencial ter clareza sobre suas próprias expectativas.
Redes sociais podem não refletir a realidade: Lembre-se de que as redes sociais podem não representar completamente a vida real de uma pessoa. As postagens e atividades online podem não revelar o que alguém está realmente passando emocionalmente.
Procure apoio profissional: Considerar a terapia individual pode ser muito benéfico durante esse período. Um profissional pode ajudá-la a compreender seus sentimentos, a lidar com traumas passados e a tomar decisões mais saudáveis para o seu futuro.
Ame-se e respeite-se: Independentemente do que acontecer com a relação, lembre-se de que seu valor como pessoa vai além de qualquer relacionamento. Ame-se, respeite-se e reconheça que você merece ser feliz e estar com alguém que também valorize e respeite você.
Por fim, é importante lembrar que cada pessoa e relacionamento são únicos, e não há uma resposta definitiva para a situação que você está enfrentando. Seja gentil consigo mesma e permita-se passar por esse processo de autodescoberta e crescimento emocional. O apoio de um profissional de saúde mental pode ser de grande ajuda nesse caminho.

Caroline Paula da Silva Psicólogo em São Paulo

48 respostas

25 JUL 2023

Entendo como essa situação é confusa e dolorosa para você. Respeite o espaço que ele pediu e foque em cuidar de si mesmo. Comunique-se abertamente com ele sobre seus sentimentos e ouça os dele também. Evite tentar tirar precipitadas e buscar clareza nas intenções dele em relação ao relacionamento. Lembre-se de que seu valor não depende do interesse de outra pessoa. Foco no autoamor e tome decisões que sejam as melhores para o seu bem-estar emocional. A psicoterapia pode te ajudar a lidar com suas emoções. Evite ficar olhando as redes sociais dele e investigando sobre a vida dele, isso pode te consumir. Cuide de si mesmo, você é importante! Se precisar estou aqui...

Michel Lopes Psicólogo em Itapecerica