O que eu devo fazer para me livrar disso?

Feita por >Mark · 10 fev 2020 Angústia

Tenho vários problemas para pensar, o tempo todo. (Acredito que para muitas pessoas é assim).Vou explicar os meus.

1° - Tinha uma garota do qual eu gostava, ainda meio-gosto, então ano passado comecei a conversar com ela, nos demos muito bem. E por volta de setembro - outubro ela me contou que estava passando por dificuldades financeiras, pois a mãe dela havia perdido o emprego, e havia contas para pagar. E onde ela trabalha não ganha muito bem, então iria atrasar aluguel, água, essas coisas. Ao todo tava 800 reais. Então como sabia onde era a casa dela e sabia a hora que ela chegava do trabalho, a surpreendi, e como eu tinha umas economias, ajudei ela com os 800. E não pedi que ela me pagasse. E assim ficou. Fiquei muito feliz pois ela ficou tão alegre. Passado uns 5, 6 dias ela sumiu, não há encontrava mais, não respondia as minhas mensagens, nada. Como se ela estivesse se escondendo de mim. Então depois de um mês, parei de procura-lá. Algumas postagens que ela publicou no face em uns dias desses indicava que ela estava meio triste. Mas isso não mudava o fato de ela parar de falar comigo, não posso obrigá-la claro, mas eu me preocupava com ela, e ela sabia. E ali por dezembro - mês passado, ela começou a postar fotos que está saindo com as amigas dela, e tals. Então eu fico pensando porque até hoje ela não me respondeu mais, ou porque fica fugindo de mim, pois nunca a tratei mal, e sempre quis ajuda-lá. Eu gostava (amava) dela, e isso me magoou muito.

2 - Minha família anda de mal a pior. Minha família incluem, minha mãe, pai, as duas irmãs, meus três sobrinhos. Eu sei muito bem que não posso mudar o que já aconteceu, mas eu tento fazer com que eles se dêem bem. Eu faço o máximo que eu posso, mas acaba não valendo nada.

Pode ser que você ache que eu pego muito o problema dos outros, mas é que eu gosto de ver quem eu amo feliz, então eu não meço esforços para que eles/elas estejam. Só que em certos dias isso está me esgotando as energias, e eu não sei para onde ir.

A melhor resposta 12 FEV 2020

Olá Mark, ao final você disse: pode ser que você ache que pego muito o problema dos outros. Por que acha que quem leria seu texto pensaria isso? Talvez já tenham te dito essas coisas ou talvez você mesmo se perceba fazendo isso. O fato é, será que no fundo você não sabe que esta puxando para você os problemas dos outros mesmo? Isso esgota as suas energias porque as está gastando com problemas que não lhe cabe resolver. Todos nós gostamos de ver quem amamos felizes e não tristes, mas a verdade é que tristezas e alegrias fazem parte da vida e não temos a capacidade de livrar a todos de passarem por esses momentos. É bacana que você tenha um coração disposto e motivado a ajudar, no entanto precisa aprender a discernir aquilo que você pode fazer e aquilo que não pode. E entender que cada um é livre para escolher as suas ações e também responsável pelas consequências de suas escolhas. Deixe que os seus familiares respondam por si mesmos, você não tem o poder de definir o rumo das coisas.
Abraço!

Psicóloga Maíra Alves Psicólogo em Niterói