Tenho problemas e dificuldades de me expressar. O que devo fazer?

Feita por >brunaaperola@gmail.com · 18 mar 2018 Habilidades sociais

Olá . Sou estudante de Graduação do curso de Psicologia , estou no primeiro período e me encontro com muita dificuldade de me expressar em sala de aula , não consigo expor minhas opiniões diante dos debates e não tenho facilidade de me comunicar com os meus colegas de classe . No momento em que eu quero falar algo me prende , eu não consigo e sinto alguns sintomas físicos do tipo , dores do estômago e taquicardia. O que devo fazer ? Será que estou com algum problema de saúde ? Isso tem como prejudicar o meu desenvolvimento na faculdade ?

A melhor resposta 1 MAI 2018

Olá, Bruna. Diante do relato, parece um quadro de ansiedade, no qual são apresentados sintomas como tremores, desconforto abdominal, suor, coração acelerado, entre outros. Falar durante a aula é uma situação de exposição, na qual podem ser desencadeados pensamentos relacionados a sua desenvoltura, pensamentos como: “e se eu fizer uma pergunta boba?”, “e se eu falar besteira?”... entre outros pensamentos. A terapia poderá te ajudar a entender a ansiedade e minimizá-la, te ajudar a entender como você está interpretando essas situações de exposição. Espero ter ajudado. Abraços.

Carolina Abreu Psicóloga Psicólogo em Salvador

6 respostas

20 MAR 2018

Bruna acredito que agora seja o momento ideal para você fazer uma terapia , se descobrir como pessoa e entender suas limitações.

Abraços!

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo