O que devo fazer diante dessa situação?

Feita por >rita lee · 1 ago 2023 Terapia de casal

Namoro um cara à 5 meses mas antes de virarmos namorado erámos bem próximos. Ele no começo só me procurava pelo sexo e não me tratava de uma forma amorosa, como seu eu fosse namorada dele. Nunca me chamou pra sair e quando eu chamava ele nunca queria ir, só com nossos amigos em comum. Conversamos mais de 5 vezes e de todas elas eu tentava terminar com ele, mas sempre dei mais chance. Moramos na mesma rua e trabalhávamos no mesmo lugar (agora sou desempregada) então passavamos a maior parte do tempo juntos. Agora que estou em casa, a gente se vê poucas vezes, mas sempre estamos em call no disc com nossos amigos jogando ou conversando sobre coisas. Mas desde antes de oficializar nosso namoro eu já via que ele era meio estranho em relação a se expressar e em uma ultima conversa que tivemos ele me disse que tem dificuldades sim, porque qualquer tratamento diferente que dou a ele, ele fica estranho mas não fala o motivo. Conversamos e até então achei que estávmos resolvidos, mas ele agora demora horrores pra me responder por mensagem e quando vou ver ele esá jogando com o pessoal, ou até mesmo já venho percebendo que ele não me inclui nas coisas que ele vá fazer; se eu não questionar ele sobre algo ele não me fala, e vem comentar depois de semanas. Um exemplo é que ele foi pra outra cidade resolver uma coisa da autoescola e só fiquei na véspera da viagem porque perguntei se ele não iria comigo resolver um problema no centro. Ele ficou praticamente lá o dia todo e não me deu satisfação de nada que estava acontecendo e se conseguiu resolver o problema dele. Lembra que eu disse que ele só me procura pelo sexo? pois então, não mudou; ele só me chama pra ir na casa dele pra isso e eu já to cansada de fazer papel de idiota, e essas coisas que acontecem me fazem pensar que ele está me traindo ou realmente não se importa realmente comigo. Eu tinha dito pra mim mesma que daria um prazo até esse mês de agosto pra ele mudar. Mas acho que vou mesmo terminar, por que isso que tá acontecendo não faz sentido nenhum na minha cabeça. (tenho 21 e ele 23)

A melhor resposta 4 AGO 2023

Oi Rita, grato por trazer sua história e compartilhar um pouco conosco. Creio que já está bem claro para você a dinâmica dessa relação, falta apenas você ser firme e tomar uma decisão visando seu bem estar. É muito fácil falar algo e acreditarmos em palavras, mas as ações é que demonstram mais. Aprendemos mais sobre as pessoas quando observamos seus comportamentos e atitudes. Tanto você quanto ele ainda são jovens, ainda tem muito a aprender, tem muito a amadurecer. A postura do seu namorado parece ser bem imatura, indecisa, sugere uma falta de comprometimento com o relacionamento e com você. Sugiro que você deva se valorizar, se priorizar. Você merece ser feliz e merece alguém que te de o devido valor. Pense nisso e boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

3 AGO 2023

É visível que ele tem problemas emocionais para resolver e se ele não resolve isso, de nada adianta você dar prazos porque o tempo é curto e sozinho não vai resolver. Ele precisa fazer Psicoterapia.
Tempo de namoro é para um conhecer o outro, apontarem-se os conflitos que cada um tem a cada um resolver sozinho cada um com o seu terapeuta.
A importância que cada um dá aos problemas descobertos no namoro, indica se vale a pena investir ou não.
Esperar mudanças depois que casa é ilusão, só vai piorar as coisas.
Portanto, o que você escolhe?
Abraços

5817 respostas

3 AGO 2023

Você precisa fazer terapia para tratar dependência emocional, pois se você não quer viver dessa forma , mas se cede quando ele quer com o tempo vai passar se sentir usada

Roselita Menezes Vicente Pinheiro Psicólogo em Rio das Ostras

58 respostas

2 AGO 2023

Olá Rita Lee! Obrigado por escrever. Pessoas na idade de vocês, devem ter como prioridade turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, estudos sérios e consistentes, trabalho sério, grupos de estudos, de esportes coletivos de contato, teatro, arte, cultura, dança, serviços comunitários. Os namoros devem ser secundários, mas para amadurecer e conhecer mais de perto.
Uma pessoa não pode ficar dependente da outra. Por essa razão cada qual deve ter autonomamente suas turmas. entender a cultura, a natureza humana. Depois disso terão mais chance de viverem evolução de namoro com mais harmonia e independência.
Sem dúvida, você precisa terminar com ele, para reorganizar autoestima, metas, objetivos, namoro, em primeiro lugar, consigo mesma.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8607 respostas

2 AGO 2023

Olá!
Acredito que você já sabe a reposta do que deve fazer. Mas vou te fazer essas perguntas breves.
Você está feliz nessa relação?
Acha que merece a forma como ele te trata ?
Acha que isso é um relacionamento saudável ?
Bem procure se priorizar, e investir em você. E se possível procure um psicólogo para conseguir lidar da melhor forma e seguir em frente.
At Islaine Matias

Islaine Matias Psicólogo em Primavera do Leste

15 respostas

2 AGO 2023

Olá, Rita Lee,
Sinto muito por sua situação

É notório que você gosta dele, ou não daria mais chances dele mudar este comportamento que te entristece tanto...
Às vezes a gente se relaciona com alguém que tem algum problema emocional pendente e, como são pessoas que amamos, tentamos ajudar, resolver suas questões para, então, vivermos o melhor do relacionamento. Mas, nem sempre as coisas saem como planejamos.

Por vezes, esses amados não percebem o problema que têm, e se percebem, não têm noção da dimensão dele, ou não se propõem a buscar por ajuda, seja por pensarem que é um problema simples, por pensar que não tem jeito ou por medo de encarar a raiz destes males.

Percebo que você tenta ao máximo ajudar e se dispõe a estar ali, mesmo quando não tem nada em retorno. Isso tende a te levar à exaustão emocional e psicológica, te colocando em uma situação onde se torna insustentável manter a relação, pois você fica sem espaço para se amar.

Quando você diz que chega a pensar que ele está te traindo, mesmo mantendo um comportamento que ele já tinha desde o começo, pode mostrar um pouco do efeito deste desgaste que falei.

Se quiser conversar sobre isso, sinta-se à vontade para me contatar.

Sinceros desejos de boa sorte,
Rafael Silva | CRP: 06/190178

Rafael Santos Silva Psicólogo em São Paulo