Sou uma mãe tóxica

Feita por >Meu pior Eu · 23 ago 2020 Desenvolvimento pessoal

Há algum tempo, venho percebendo minhas atitudes e o reflexo delas na vida das pessoas ao meu redor. Tenho boas lembranças da minha infância e de senso de família. Amo meus pais incondicionalmente porém, meu pai foi um pai autoritário, ditador e agressivo. Mais tarde, entendi que minha avó era assim com ele e os irmãos. Nada justifica minhas atitudes perante meus filhos. Eu sei. Vi vários posts criticando mães abusivas, mas não vi nenhum tentando ajudar o abusador. Hoje entendo claramente o quanto sou tóxica e o quanto eu "fodo" a mente dos meus filhos. E preciso de ajuda. Já decidi que vou procurar um psicólogo e tentar hipnoterapia também. Mas, acho importante que entendam que o abusador também sofre. Por várias vezes eu me senti a pior mãe do mundo e penso até se vale a pena eu existir na vida dos meus filhos. Este texto é pra dizer que sou uma mãe tóxica e preciso de ajuda tanto quanto meus filhos. E nem sei se consigo mudar e por onde começar.

A melhor resposta 24 AGO 2020

Olá "Meu pior eu" Grato por participar. Parabéns pela conclusão: todo abusador, carrega em si o sentido de estar desarmônico. Essa consciência é importante. De outro lado, a expressão "tóxica", é moda dos mais novos, provavelmente indicando que você está contatando esses estimuladores dessa direção, de pensamentos. Não há pessoas perfeitas. Quanto mais sensíveis e profundas as pessoas vão ficando, mas se tornam capazes de captar as riquezas das possibilidades humanos, tanto para o razoável, quanto para o que não parece razoável. Por que será que você se define como abusadora dos seus filhos? Poder compreender o processo que te levou a viver isso, que sente como abusivo, permitirá encontrar elementos de análise e superação.
Certamente um psicólogo te ajudará, em conduta científica, a se conhecer melhor, ver possibilidades e potencialidades, adquirir maior segurança e consequentemente, maior harmonia, para lidar com as questões de troca com os filhos, preservando, da melhor maneira possível o papel de mãe. Esse deverá ser um começo promissor.
Estarei à disposição para possíveis esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, solidariedade, empatia, abertura mental, ética, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.