Como ser uma boa mãe, vindo de uma família completamente violenta e tóxica?

Feita por >Nick · 15 mai 2020 Terapia familiar

Eu vim de uma familia completamente desestruturada, machista, fria, meus pais eram alcoólatras, ainda minha mãe faleceu a pouco tempo em decorrência.
Fui mãe jovem, tive minha filha aos 18 anos. Passei uma vida tentando agradar meus pais, mas minha mãe me dizia que eu era um monstro, joga suas frustrações em mim, tive bulimia inclusive porque ela me chamava de baleia desde pequena e eu fiz inúmeras coisas para emagrecer. Eu não quero repercutir isso nos meus filhos. Minha sorte que eu namorava a 2 anos quando veio minha filha. Meu esposo correu atrás de emprego, me tirou de lá e somos uma família. Eu não tenho mais contato com o meu pai. Meus pais gritavam muito, meu pai me batia por coisas banais, por fazer barulho, eu não podia ter minha própria opinião. Eu sofri muito de ansiedade no final da adolescência e tem melhorado agora somente. Eu me desespero quando minha filha pequena grita, porque me remete a tudo aquilo que vivi, ela é manhosa, me dá desespero, porque eu não tive muitos exemplos, me dá uma explosão muitas vezes por dentro de raiva e tristeza, me acho uma mãe insuficiente. Eu tento da melhor forma ser uma boa mãe, mas o temperamento de uma criança de 4 anos acaba sem querer sendo uma agonia em minha cabeça, eu não faço mal, mas não sei como lidar. Só quero que ela não cresça com os mesmo problemas que eu, não quero que ela tenha essa tristeza que eu carrego. Queria saber como posso fazer eu para ser uma boa mãe vindo de uma família assim? Eu devo buscar exemplos? Eu sou sozinha, meu esposo trabalha boa parte do dia, os meus sogros não falam conosco por coisas banais, não tenho família e minhas amigas se afastaram quando me tornei mãe, minha cabeça me condena muito. O que faço para ser uma boa mãe?

A melhor resposta 18 MAI 2020

Olá Nick!

Quero dizer pra você, primeiramente, que não é nada fácil ser uma "boa mãe". Primeiro porquê a sociedade cobra que as mães sejam boas e amorosas o tempo todo (que ser humano consegue isso?), e segundo porquê as crianças não trazem um manual de instruções quando nascem, não é uma receita de bolo pronta educar uma criança.

Dito isso, o primeiro passo (e um dos mais importantes) é você ter essa noção que você têm: dos seus problemas emocionais, das suas limitações, do quanto o seu ambiente familiar lhe moldou a ser como é hoje, de tudo de desagradável e não saudável que você passou, entre outras coisas. Saber e ter consciência disso vai ajudar você a lidar com a sua família e entender melhor algumas situações.

O próximo passo agora, é você buscar uma ajuda com um profissional de psicologia para trabalhar todas essas questões que estão afligindo você. Nesse momento, um profissional que estiver acompanhando sua situação e sabendo das questões envolvidas (com mais detalhes e informações, estando mais por dentro) poderá orientá-la e direcioná-la a tomar atitudes saudáveis para com sua filha, além de trabalhar questões pessoais e emocionais suas que possam estar interferindo no aspecto familiar. Lembrando que o acompanhamento com esse profissional poderá ser remoto (online), não necessariamente presencial.

Espero ter lhe ajudado, abçs.

Jonas Angelo Psicólogo Psicólogo em Londrina