Como agir com uma mãe tóxica?

Feita por >Maysa · 19 dez 2022 Terapia familiar

Sou filha única e na vida sempre fomos eu e minha mãe. Ela nunca teve relacionamentos depois que separou-se do meu pai, vivia para o trabalho e a casa. Quando me tornei adolescente percebi que ela não sabia lidar com minhas escolhas (fui pouco rebelde), ela sempre querendo que eu fizesse as coisas do jeito dela, que me vestisse, andasse e recebia algumas críticas nada construtivas comi uma vez que ela colocou papel alumínio nos vidros da porta da sala e eu comentei que não iria ficar bonito, a resposta veio na hora "Deixe para dar palpite na sua casa, quando você tiver uma, se é que você terá alguma coisa na sua vida". Poxa que comentário foi esse? Nem estávamos brigando... mas o tempo passou e hoje adulta sofro com as constantes reclamações e alterações de humor de minha mãe, vivo pisando em ovos quando estou com ela. O pior que ando a semana toda na casa dela, pois ela fica com minha filha pequena enquanto vou trabalhar e a mais velha fica a semana toda por a escola ser mais próxima do que da minha casa. Eu ajudo minha mãe financeiramente como posso, as compras de supermercado são para minha casa e a dela, mas se eu deixar de fazer algo do jeito dela, me faz me sentir uma péssima filha. O que eu posso fazer para evitar ou diminuir essa sensação?

A melhor resposta 22 DEZ 2022

Olá Maysa.
Sua mãe parece ter dificuldades de perceber o que é bom, tendo foco no lado ruim. Entendendo isso, você pode perceber suas qualidades, observá-las e anular as palavras difíceis de sua mãe. Procure elogiá-la mais, e mostrar-lhe o lado positivo de tudo que conseguir, isto pode fazê-la refletir sobre as palavras que tem usado. Por outro lado você pode ter pego resquícios destas palavras e precisa cuidar para não refletir na educação que dá as suas filhas.
Com ajuda psicológica você pode começar a entender o que está acontecendo com você e diminuir esta sensação ruim que tem com relação a sua mãe.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

20 DEZ 2022

Olá Maysa, pelo seu relato percebo o quanto é sofrido para você, o comportamento de sua mãe e sua alteração de humor. Bom, o que posso dizer é que tantas atitudes negativas direcionadas a sua criação, não é mesmo muito saudável. Porém, é importante lembrar que, na maioria das vezes, sua mãe não age de forma consciente. Ou seja, muitas vezes, ela mesmo não percebe o quanto está sendo prejudicial para você. Comportamentos tóxicos como esses que você trouxe podem ser resultado de diversas questões. Por exemplo, de uma criação autoritária e pouco afetiva, entre outras questões. Ou então, de alguma insegurança ou ansiedade, que faz com que sua mãe busque se reafirmar desta forma controladora e narcisista.
Você perguntou, o que pode fazer para diminuir a sensação de tristeza e angústia? É preciso amor, honestidade e respeito para transformar as relações sua com sua mãe em relacionamentos saudáveis e positivos. Por isso, recomendo que converse de forma aberta e respeitoso com sua mãe. Além disso, é muito importante buscar o autoconhecimento e também ajuda profissional, como de um psicólogo(a) e fazer terapia para aprender a desenvolver suporte para lidar com o comportamento de sua mãe, já que você não conseguirá mudá-la, se confrontá-la será pior. Dessa forma, será possível compreender a origem dos comportamentos abusivos e buscar soluções para tais atitudes. Espero ter ajudado.
Att. à psicóloga Ussénade Maria de Oliveira

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

20 DEZ 2022

Oi Maysa
Compreendo a sua situação e o que está passando...
Primeiro, voce precisa entender que foi voce que quis nascer dela, voce que escolheu passar por estas experiências, para se desafiar e vencer na vida. Portanto, o palco está montado e voce está nele... saiba construir a tua realidade, saber lidar com os desafios que o meio te impõe, seja muito responsável por ti mesma, pelos teus filhos e companheiro.
Quanto mais puder fazer e não contar com a ajuda da mãe, melhor. Não que seja ruim contar com ela, mas neste momento, as energias dela estão para dentro, ela está sofocando as energias dela e torna o ambiente pesado, restritivo.
Os filhos, absorvem esta energia e depois os leva a brigar, a serem raivosos, incomodam e não sabem porque agem assim.
É o efeito do campo em que estavam imersos.
Saiba que quando ela sentir este movimento de autonomia e independência emocional dela e o afastamento gradativo dela (não precisa cortar as relações com ela), ela vai te fazer sentir culpada, que voce não cuida dela, que é ingrata com ela, que voce é a causa da infelicidade dela, que se voce não existisse, ela não estaria passando por isso, ela vai tentar sempre te colocar pra baixo.
Ela faz isso de forma inconsciente, é uma força dentro dela que a leva a fazer isso, até ela se dar conta de que também precisa viver, que ela pode construir-se na vida e não ficar como vítima da situação.

5817 respostas

20 DEZ 2022

Olá Maysa.
Mães difíceis tiveram um passado também difícil.
Entendo que você faz o melhor e ela está sempre buscando falhas, como uma carência interna que não é preenchida.
Para lidar com isso sugiro que você procure ajuda terapêutica.
Estou a disposição para ajudar.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

20 DEZ 2022

Olá Maysa! Obrigado por escrever. Em primeiro lugar toda pessoa que agride, precisa agredir porque se sente agredida. Agredida por quem? Pela vida. Acontece que quem está próxima, quem ama com garantias é você. Assim ela explica para si mesma, em tuas ações, as limitações dela;
De outro lado, a tua verdade interna é a que deve prevalecer. Os sofrimentos, as limitações, as aprendizagens ensinam muito. Certamente tua mãe poder contar com a convivência com a neta (tua filha), faz muito bem a ela. Nas crianças vemos a pureza a ingenuidade, os sonhos, que, de certo modo, devem permanecer em nós.
Você não é péssima ou ótima filha, por verdades dos outros. Reestruture tua verdade real. A honestidade, a bondade, a empatia, reciprocidade, tolerância, boa vontade, afeto, nos temperam e nos dão nitidez de nossa verdade.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.

8634 respostas

20 DEZ 2022

Olá Maysa, acredito que seria ideal você fazer terapia para se fortalecer e trabalhar essa culpa de sentir ser uma péssima filha. Como você mesma disse, é um relacionamento tóxico e merece ser olhado com calma.

Se desejar iniciar um processo terapêutico, encontro-me a disposição.
Um abraço e se cuide!

Kássia Pereira Silva Psicólogo em Goiânia