minha mãe é tóxica ou e coisa da minha cabeça?

Feita por >vivi · 1 mar 2023 Abordagem psicológica

minha mãe se apegou muito em mim na separação com o meu pai, dormia na mesma cama com ela até uns 15 anos e aí comecei a falar que queria dormir no meu quarto e ela não deixava, creio que ela tem uma forte dependência de mim. sempre digo que vou morar fora de sp e ela diz que vai morar cmg, apesar disso ela sempre controla minha vida, com 18 eu chorando na frente dela que eu estava com depressao e queria sair de são paulo ela disse “prefiro ver você com depressao aqui cmg do que lá fora comprar seu caixão” e o engraçado que se eu quisesse sair eu tinha que morar com minha irmã que e insuportável, mas onde eu queria ela não deixou. quando eu dei o meu primeiro beijo com 15 anos no prédio da minha melhor amiga, ela e meu pai descobriram e eles gritaram tanto cmg e me deixaram de castigo, sem celular e quase proibiu de eu ser amiga dessa menina e xingaram tanto eu e ela que eu ia ser uma puta e que ela era uma puta tbm. quando eu comento de morar fora e sair desse ambiente tóxico ela fala “você não vai sair de casa não pra ficar levando homem baianinho todo dia onde você morar” e teve uma vez que eu falei e ela disse “você é um monstro por querer sair de casa e me deixar sozinha, uma falsa, você não se preocupa cmg” e tipo nunca dei um trabalho para eles, nunca menti pra sair, eles sempre me acompanhavam no rastreador, nunca fui de beber, nada, sempre fui um anjo. outra vez que ocorreu eu tinha 18 anos tbm e pela primeira vez fui numa tabacaria com minha amiga que ia direto em casa, ai minha mãe sabia que tinha ido e falou pra mim voltar 1:00 da manhã pra casa só que minha amiga queria voltar as 2:00 e eu fiquei enrolando minha mãe sendo que ela sabia onde eu tava, ai voltei as 2:00 da manhã e no outro dia minha mãe gritou cmg falando que era pra mim não ser mais amiga dessa menina sendo que essa menina era minha única amiga literalmente e era uma amiga boa. esses são só alguns exemplos, hoje tô com 22 anos e refletindo sobre isso, creio que ela nao respeita minhas vontades, quer controlar minha vida… ela é tóxica? devo sair de casa?

A melhor resposta 2 MAR 2023

Olá Vivi! Obrigado por escrever. Na idade em que você está as pessoas costumam frequentar faculdade, ir a bares, ter esporte coletivo de contato, contar com turma de colegas e conhecidos, costumam participar de grupos de teatro, serviços, dança, música, dentre outros. É comum haver certas dificuldades entre pais e filhos, pois os pais gostam dos filhos, acreditam que são experientes, que sabem da vida, dos perigos, por isso é legítimo controlar e direcionar os filhos. Por sentirem os filhos muito frágeis e vulneráveis, no final das contas, não acreditam na preparação que ofereceram. Os filhos, antes da hora, pensam que conhecem os perigos, que sabem se defender, o que também é um engano.
É preciso cuidado, cautela, planejamento que envolva a melhor previsão possível das consequências da tua liberdade e das implicações decorrentes dela. Atenção: dependendo da forma como você usar tua liberdade, você arranjará prisão, dependendo você amadurecerá. Será prudente você se aconselhar com pessoas sensatas, sábias, amadurecidas. A maturidade e a liberdade são aprendizados.
Sendo possível, conte com a ajuda científica de um psicólogo, mas aos vinte e dois anos, você precisa gradativamente, estrategicamente, cuidadosamente, ampliar sua autonomia.
Estaremos a disposição para aprofundamentos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, mentirosos e antidemocráticos.

8664 respostas

3 MAR 2023

Oi VIVI
Se sua mãe é tóxica ou não, depende de voce; se deve sair de casa ou não, é uma decisão e uma escolha sua.
A vida te deu a liberdade e o poder de escolha; Para a vida nada é certo e nada é errado... tudo são meios de aprender e conscientizar.
Voce apenas nasceu através dela, mas não é dela. E, nasceu para se realizar, para fazer teu objetivo de vida, alcançar teus sonhos;
Voce não nasceu para ficar com ela.
A partir dos 17/18 anos em diante, voce precisa ser pai e mãe de ti mesma; voce precisa se responsabilizar pela sua vida, pelas suas escolhas e decisões; precisa resolver suas carências, sua dependência tanto emocional quanto financeira; precisa aprender a conquistar e realizar a sua vida.
Sua mãe precisa de Psicoterapia para se resolver e não ficar dependente de voce. Mas não tem este poder sobre ela... tem sobre voce mesma.
De qualquer forma, voce precisa sair da casa dela porque quer a sua casa, viver do jeito que voce quer.
Prepare-se para suportar e vencer as chantagens emocionais dela sobre voce, quando voce iniciar o processo de separação.
Sua mãe precisa encontrar um namorado, além da Psicoterapia

Abraços

5830 respostas

3 MAR 2023

Olá! você estar precisando de ajuda? Então agende uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém