Talvez isso seja só coisa da minha cabeça, mas não sei

Feita por >Giovana Lima · 19 abr 2023 Abordagem psicológica

Eu e meu namorado namoramos a pouco menos de 3 meses, nosso relacionamento é a distância, ele veio me visitar 2 vezes e em uma dessas ele pegou 15 dias de férias do trabalho e passou as férias aqui comigo, durante esses 15 dias eu acabei pegando o celular dele e no WhatsApp havia uma conversa dele com uma mulher, não sei dizer exatamente quem ela era e o que eles são, mas nas mensagens ele dava satisfação da vida dele pra ela, dizendo que como havia sido o dia dele que ele estava sentindo umas dores, isso me incomodou porque ele não é de dar muitos detalhes do dia dele pra mãe dele no WhatsApp e então porque ele estava falando isso pra ela? Eu não me aprofundei muito nas mensagens dele com ela porque fiquei com medo de descobrir o que não devia, mas algumas coisas do celular dele é com senha o que me deixa levemente desconfiada. Bom, levando em consideração que sou ansiosa talvez isso seja só coisa da minha cabeça, mas não sei também, o que vocês acham?

A melhor resposta 20 ABR 2023

Olá Giovana. Seu relacionamento é recente, e agora é que estão se conhecendo. Cada pessoa vem de relacionamentos diferentes e é muito comum que a amizade perdure. Se notar, haveria muitas formas de explicar o que viu, muitas mais são as formas de interpretar isso. O certo é que ele preferiu estar com você, e isso já é bastante coisa. Lhe dá a oportunidade de ser uma pessoa com quem ele possa estar de forma agradável ou, pelo contrário, poderá se transformar em alguém que ele queira evitar. A desconfiança não tem lugar em um relacionamento. Permita que ele tenha tempo de se ambientar e vir a confiar em você. Melhor sempre se pautar nas atitudes para com você, pois são coisas que podem criar juntos. A ansiedade que sente, pode ser algo para trazer para a psicoterapia.

Claudio Segura Correia
Psicólogo

Claudio Segura Correia Psicólogo em Viçosa do Ceará

28 respostas

20 ABR 2023

Olá Giovana! Obrigado por escrever. Pelo descrito, com ele você não está, exatamente namorando. Resta saber se está namorando consigo mesma. Namoro com distância, é tão frágil, empobrecido, com esse tempo e clima desconhecimento e saber, esse namoro não foi precedido de pesquisa, observação e convivência. A ansiedade e o medo de lidar com a realidade, indicam tua imaturidade.
Você está, fragilmente, namorando outra pessoa, antes de namorar consigo mesma. Para namorar consigo mesma é preciso desenvolver autoconfiança, construir direções de vida. Para tanto, precisa de turma de colegas e conhecidos éticos e saudáveis de convivência, precisa de prática de esportes coletivos de contato, de estudos sérios e consistentes, de trabalho ou preparação para o trabalho, que seja comprometida. Precisa vivenciar grupo de teatro, serviços, estudos ou outros, precisa se envolver com a arte e a cultura.
Não é possível namorar de forma sólida com outra pessoa, sem antes, namorar consistentemente consigo mesma.
Você precisa amadurecer e muito. Nessas condições, namoro precisa ser experiência de conhecimento e amadurecimento, não de visualização de vínculo em direção a viver juntos.
Estarei a disposição para maiores aprofundamentos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.