Não sei se consigo viver normalmente com uma cabeça assim

Feita por >Fgff · 22 jun 2022 Traumas

Criei um trauma pra mim mesma que eu considero anormal e me sinto culpada por ter feito, nem eu entendo hoje em dia por que eu fiz algo que me estragou tanto, talvez seja suicida ou doente da cabeça mesmo pois parece também que a vida inteira fui problemática. Enfim, basicamente a uns anos quando fazia um curso eu tiha uma colega de classe que eu conversava e gostava muito da presença dela e afins, até que um dia não sei de onde meu subconsciente tirou o questionamento se eu poderia estar gostando dela de uma forma romântica, mas invés de deixar isso quieto ou ver se era isso mesmo, deixar acontecer naturalmente sabe acho que fiquei com isso muito impregnado na cabeça não sei o por que e acabei cogitando como se realmente fosse isso ai ficava com umas idéias do tipo "ah já que eu supostamente gosto dela deveria agir assim e assado" (mas nunca foi nada realmente diretamente a ela, eram apenas pequenas ações minhas mas ela não sabia de nada, também nunca falei nada diretamente a ela) mas lembro que cada vez que realizava estas ações um remorso/arrependimento batia( nao sei se era medo ou sla) mas eu não me ligava disso e via que não estava legal porque achava que deveria ser assim sla, só dps de um tempinho como um passe de mágica de um dia para o outro eu acordei com o coração pesado e doendo, tbm senti que minhas perspectivas pelas coisas mudaram, como por exemplo senti que me tornei uma pessoa preconceituosa, principalmente envolvendo coisas lésbicas ou coisas relacionadas sobre mulheres em geral, n entendia direito o por que mas nao gostava deste sentimento na época, sentia que nao era certo me sentir assim, então até certo ponto no começo até me forcei a ver vídeos e coisas relacionadas a relacionamentos entre mulheres pra ver se melhorava ou sentia alguma empatia mas eu não conseguia gostar, sentia até repulsa( sim eu sei que tudo isso é nojento e até sem nexo) simplesmente senti que minhas emoções mudaram e nao conseguia me acostumar além de também ter adquirido uma grandíssima depressão, tudo doía e eu sentia(ainda sinto) que não ia conseguir viver com essa culpa e uma mente que parece que me sabota cada vez mais me fazendo pensar e questionar tudo de ruim que até pra levantar da cama e difícil, já não sei mais aonde minha mente doente quer me levar, outra coisa que ultimamente está me fazendo mal na cabeça é o fato de eu também ficar questionando meus sentimentos em relação ao meu padastro( já nao sei mais se é minha cabeça que está me sabotando com tudo agora) , não é fácil conviver sendo algum tipo de perturbada mental, parece que nasci toda errada, com o cérebro ao contrário e eu não aguento ser assim, sei que não estou certa, não sei se talvez seja por que na forma que cresci vendo certas coisas minha cabeça acabou interpretando do jeito errado ou eu devo ter alguma coisa mental, não sei mais nada, só não queria ser assim, ser esse tipo de pessoa, não sei se deu pra entender direito os acontecimentos, confesso que nem eu entendo no final

A melhor resposta 23 JUN 2022

Olá, Fgff!
Nem sempre é fácil olhar para nossos pensamentos e sentimentos envolvidos, não é mesmo? Saiba que deu início a uma grande jornada em direção ao autoconhecimento. Parar para refletir sobre o que a gente sente e como sente pode nos incomodar mas, é necessário para nosso processo de crescimento pessoal. O que não se conhece não se pode mudar, se necessário for. Já que você está nesse processo o que acha de fazer psicoterapia? Ter um profissional para junto com você olhar e pensar suas questões internas que determinam sua forma de ver o mundo e de como se vê nele vale a pena! Pense nisso!

Psicóloga Socorro Furtado.

Socorro Furtado Bastos Psicólogo em Recife

14 respostas

23 JUN 2022

Olá! É normal sentir dúvida em relação aos sentimentos, não se sinta mal por isso e nem culpada por ter pensado que gostava dela. Você está se culpado por ter pensado, e os pensamentos é algo que nós não podemos controlar.
Vejo pelo seu relato que está em grande sofrimento, busque ajuda profissional e leve todas essas questões para que possam ser trabalhadas.
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

23 JUN 2022

Olá Fgff,
Pelo que você mostra no seu relato está em conflito consigo mesma e com seus pensamentos. Em primeiro lugar, posso te dizer para tentar não se sentir culpada pelo que está acontecendo com você e pelo que aconteceu no passado. Você fez o melhor que podia com o conhecimento que tinha na época. Também como parece estar sofrendo bastante, sugiro que busque a ajuda de uma psicóloga para tentar compreender melhor esses novos sentimentos e a sensação de que "nasceu toda errada". Fico à disposição caso queira conversar.

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

23 JUN 2022

Olá FGFF
Trauma é trauma, não tem nada de normal... é uma situação que você precisa resolver e não vai prosseguir e ser feliz sem antes resolver o que está mal dentro de ti. Tu não fizeste por que quis... aconteceu! Agora precisa corrigir, só isso. E não tem nada de errado você querer viver e experimentar as tuas “loucuras”, as tuas fantasias, expressar teus sentimentos seja com mulheres ou homens... a vida te deu a liberdade... porque não é?
Você não está vivendo, está sufocando tudo dentro de ti mesma e isso vai implodir com a tua saúde... precisar fazer, precisa ousar fazer.
Precisa fazer Psicoterapia para ser auxiliada porque está muito perdida e pode entender tudo errado!
Faça Psicoterapia que vai conseguir resolver todas estas questões.
Abraços

5817 respostas

23 JUN 2022

Olá Fgff! Obrigado por escrever. Certamente você conseguirá viver com a cabeça em construção, como todas as nossas cabeças são. Embora você não tenha citado idade e ocupações, podemos deduzir que você é bem jovem, que não tem rotina estruturada de agenda significativa. Diante dessa falta vivencia viagens mentais na busca de entender motivações e impulsos.
O que você precisa é de uma organização sólida, razoável de rotina de vida, envolvendo turmas de colegas e conhecidos, atividade física, estudos sérios, sólidos e consistentes, trabalho ou preparação sólida para o trabalho, alimentação saudável, convívio cooperativo e ético com familiares e próximos.
Para tanto, será importante você contar com pessoas amadurecidas, sensatas, éticas, saudáveis e razoáveis.
Será recomendável que você se organize com a ajuda científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são verdadeiras. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "lideres religiosos" são falsos, querem é dinheiro, são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Use máscara, evite aglomerações e elimine criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

8609 respostas

23 JUN 2022

Olá
Imagino que deva ser muito difícil entrar em contato com esses sentimentos. Mas eles estão aí, emergindo. Tudo pode parecer uma bagunça no momento, até que a gente encontre o sentido de tudo isso. Nesse momento tudo se torna compreensível, uma vez que podemos entender que você deve ter feito o melhor que pode nas condições que teve. Para organizar esses sentimentos e buscar o sentido deles, recomendo um processo de terapia que te ajude a explorar um pouco mais, ouvindo com mais detalhes e entendendo o que se passa.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha