Minha cabeça vive vazia, é dissociação?

Feita por >Laura · 1 fev 2022 Transtornos personalidade

quando falo, estudo, faço exercícios, escuto tudo menos a minha cabeça, como se tudo fosse automático.
tenho dificuldade em imaginar ou reviver uma situação se nao me estigarem a lembrar (com uma foto ou detalhes específicos), vive vazia, em completo silêncio...
so me escuto quando falo na minha cabeça
nunca sei o que estou sentindo, só quando são extremos (quando eu choro, rio, grito)
mas nunca sei nada no meio disso.
não sei se passar nada na cabeça é algo normal, so passar quando pensa "pra dentro", por isso fico confusa...
o que mais me encomoda é que sinto minha cabeça super pesada, parece que estou tendo mil coisas passando na cabeça, mas não consigo saber o que é...
gostaria de saber se é algo normal, algo de ser estudado com psicologo ou nao tem explicação
estou a 3 anos desse jeito e cada vez fico mqis aflita, pois nao sei como explicar e nem me comunicar sobre com os meus pais
obrigada pela atenção....

A melhor resposta 4 FEV 2022

Laura. Vc precisa se comunicar com quem possa te ajudar de verdade. Você deve ter necessidade de ajuda terapêutica e psiquiátrica, com medicação para aliviar sintomas.
Sou monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

2 FEV 2022

Oi Laura,
Não queira que seja normal, é um sintoma e não tem nada de mau ou mal.
Estar com a cabeça vazia, parece que nada entra, não raciocina pode ser um sintoma de que seja uma defesa da sua mente que não quer fazer parte desta forma de viver, nada disso te dá tesão em viver, nada te é agradável, não quer esta programação.
É sintoma de que está buscando uma outra forma de viver, mais alegre, mais prazerosa, mais fácil, mais empolgante.
Acolha e não fique aflita com o que está acontecendo... voce não tem que se adequar ao que todos aceitam... isso seria uma programação e voce está querendo ser autêntica contigo mesma, verdadeira contigo mesma.
Precisa sim montar uma estratégia de poder ser quem voce é, se conhecer profundamente, e saber a tua missão de vida.
Para isso, a Psicoterapia te ajudaria e te seria essencial para conquistar a realidade que voce quer.
Abraços

5817 respostas

2 FEV 2022

Olá Laura, espero que esteja tudo bem com você!

Pelo seu relato é preciso que você busque entrar em um processo psicoterapêutico com um psicólogo. Você pode dizer aos seus pais que você precisa ir ao psicólogo por quer se conhecer melhor, quer buscar autoconhecimento, quer entender algumas coisas que só um profissional da área poderá ajudar. Esse tipo de descrição que fez, precisar ser melhor investigada, por um tempo, para saber exatamente do que se trata. É interessante você procurar um profissional que trabalhe diretamente, ou que tenha experiência, em estudos da personalidade. No momento eu sugiro que você continue realizando suas atividades normais, concentre-se em você e nos seus desejos, tente se conectar consigo própria, com aquilo que você deseja para sua vida, e siga seu dia a dia conectada com isso, nos seus afazeres, momentos de lazer, estudo, hobbies, trabalho, etc. Não deixe de procurar um psicólogo, assim que possível.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

2 FEV 2022

Olá Laura, espero que esteja bem?
Responderei a seus questionamentos, com algumas outras perguntas:
Como foi sua infância?
Como era a rotina qual você estava inserida?
Como eram, se portavam as pessoas que você convivia?
Ou seja, em que ambiente você cresceu e/ou formou sua personalidade?
São tantos os questionamentos, também posso lhe perguntar se já foi atendida por um psiquiatra pra investigar se há algum indício de você estar acometida por algum Transtorno de Personalidade?
Quanto ao seu questionamento inicial se é uma dissociação, não deixa de ser, mas se faz necessário investigar de onde surge e porque ocorre essa fuga.
São muitos os fatores que podem ter influência direta ou indireta no seu modo de ver, ouvir, compreender, sentir e reagir as situações, o ideal é iniciar um processo psicoterapêutico, pois pode, como não, ser algo tão grave, às vezes pode ser uma questão de compreensão, ressignificação e administração das situações vivenciadas.

Cátia Simone Wermuth Psicólogo em Cascavel

7 respostas

2 FEV 2022

Oi Laura! Grato por perguntar. Precisaremos coletar, de forma mais sistemática, informações sobre o que você relatou, para que possamos te ajudar a compreender o que está se passado. Ainda não temos tua rotina de vida, tua história, nem a quanto tempo você está sentindo isso.
Recomendo, caso você menor de dezoito anos, fale com seus pais, sendo maior, de qualquer situação, busque a ajuda científica de um psicólogo. Precisaremos compreender melhor o conceito seu e a história da cabeça vazia.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento|), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha aproximação afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.