Qual o meu possível diagnóstico?

Feita por >Hannah · 10 jun 2023 Abordagem psicológica

Meu nome é Beatriz. Tenho 18 anos.
Eu já desabafei sobre meus problemas uma vez aqui nesse site, e recebi conselhos e a atenção que eu precisei.
Porém no último mês as coisas começaram a ficar complicadas demais...
Eu tenho uma amiga. Ela é como a minha irmã. Eu a considero meu alicerce, pois com ela, eu desabafava sobre todos os meus problemas e falava sobre meus mais profundos pensamentos.
Mas ela começou a se afastar, recusar minha ida á casa dela para dormir ou até mesmo se recusa a vir pra minha como sempre fazíamos. Aquele lance de amigas dormirem na casa de amigas e tals.
Nossos pais se conhecem. Os pais dela me conhecem e você versa, ou seja, tudo estava bem por muito tempo.
Só que esse afastamento dela reforça e aumenta na minha cabeça a questão de eu estar me sentindo solitária, cansada e sem ninguém ao meu lado mesmo tendo uma família incrível.
Sério. Essa solidão me mata a cada dia e, sempre ter aquele momento de estar sentada, vazia, olhando pro nada sem pensar, parece que eu tô num pesadelo.
Algo que começou a gritar na minha cabeça nesses últimos dias é:
Eu me sinto sozinha, sim.
E apesar das pessoas sempre dizerem que quando estamos sozinhos, ter a própria companhia se torna algo melhor, eu não concordo por odiar a minha própria presença e existência...

Outra coisa que sempre me assombra é o fato dos meus pais estarem endividados na justiça e com uma enorme dívida. Eles não fizeram nada errado, na verdade foram apunhalados pelas costas e a dívida recaiu sobre eles, tendo seus nomes sujos na justiça...
Isso resulta em discussões sérias, acusações de quem é ou não culpado disso, chegando a muitas vezes eu precisar me meter no meio quando começam a querer brigar com unhas e dentes. Além disso estar adoecendo eles...

Voltando á mim...
Eu já tenho ansiedade e prováveis indícios a depressão (que eu prefiro não acreditar por medo) por ter o constante pensamento de morrer bem firme na minha cabeça e o fato de eu machucar meu braço quando estou mal.
Eu comecei a me automutilar no meio do ano passado, mas era só machucar pra aliviar a ansiedade, mas hoje em dia eu me corto até sangrar pra aliviar a imensa pressão psicológica que sofro de mim mesma e das coisas péssimas que eu sinto.
Infelizmente isso não parece funcionar mais, mas como eu sempre buscava essa solução, eu acabei acostumando mesmo que isso não vá me ajudar mais.
Eu mascaro sempre minha ansiedade e meus pensamentos quando estou com os meus pais, as vezes não sou forte o bastante pra segurar e eles chegam a estranhar meu comportamento.
Constantemente eu sinto necessidade de receber um abraço e escutar um "Tá tudo bem, eu tô aqui"
Me sinto muitíssimo culpada quando meus pais dizem coisas do tipo "Eu vi algo lindo naquela loja, quero comprar pra você", "Vou comprar um notebook pra você estudar" porque eu sinto que estão gastando atoa comigo sendo que nem sei se vou estar viva tempo o suficiente pra aproveitar o que eles estão me dando...
Ano passado tentei o Enem. Fracassei. E assisti muita gente ganhar bolsas e eu novamente fiquei pra trás.
Vou tentar esse ano de novo.
Se eu fracassar de novo, sei que estarei decepcionando meus pais e pensar que é quase impossível eu conseguir me assusta por já prever isso acontecendo.

Entendo que soltei muita coisa.
E nem espero boas explicações.
Eu queria receber ajuda psicológica, mas como já disse antes, não quero que meus pais gastem comigo.
Peço desculpas pelo texto enorme.
Agradeço a quem ter paciência de ler.
Obrigada pela atenção.

A melhor resposta 13 JUN 2023

Oi Hannah, obrigado por compartilhar sua história. Você descreveu vários comportamentos e sintomas que inspiram cuidados psicológicos sim. Eu entendo a situação financeira difícil que sua família passa, mas ao mesmo tempo você precisa de cuidados e não pode ficar se culpando por isso, afinal todos podemos adoecer ou ficar fragilizados em algum momento da vida. Nem todo tratamento é caro, existem clínicas populares, existe atendimento psicológico social (ou seja, num valor acessível e bem abaixo do mercado), existem clínicas escolas que fornecem atendimento gratuito. Recomendo você buscar alternativas, mas não deixar de se cuidar. Com relação ao ENEM, você tem que aprender a não se pressionar tanto. No texto ficou claro como você se pressiona, como se cobra de forma excessiva. A vida é feita de tentativas, nem sempre ocorrem como queremos ou esperamos e precisamos lidar com as coisas que não acontecem como a gente imagina. Pra mim fracasso é quando a pessoa para de tentar. Eu não entrei de primeira no vestibular e hoje estou aqui com 15 anos de profissão, então tente e não perca a garra de tentar. Se não deu certo, avalie onde você precisa melhorar, crie novas estratégias de estudos. Outro ponto é fazer a prova com sintomas de ansiedade e depressão. Óbvio que o resultado não vai ser o mesmo de uma pessoa sem esses sintomas. Então mais um motivo para você buscar ajuda profissional. Pense nisso. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

12 JUN 2023

oi! você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

12 JUN 2023

Olá Beatriz. É importante que você busque por um processo de psicoterapia e que poderá lhe ajudar a entender e lidar com tudo isso de uma forma mais leve. Psicoterapia não é gasto é investimento em saúde e bem estar e tenho certeza que seus pais querem o melhor para você, fale com eles e ficaremos felizes em lhe atender. Aurilene Recco Silva

Aurilene Recco Silva Psicólogo em Dourados

28 respostas

11 JUN 2023

Oi Hannah! Completando: pessoas precisam ser compreendidas inteiras. Pessoas contém diagnósticos, diagnósticos são pequenas partículas de pessoas. Pessoas são profundamente ricas e maiores.
Ary Donizete Machado -

8634 respostas

11 JUN 2023

Oi Hannah! Obrigado por escrever. No passado, já ponderei questões tuas. Certamente você precisa de ajuda de psicólogo, com sequência de consultas. Não pode continuar o hábito de machucar a si mesma. Você se sente culpada por seus pais gastarem com você. Pense pelo outro lado: gastos com saúde, com profissionais sérios, éticos, profundos na Ciência, implicam investimentos. Seu futuro será uma construção. Quando compro um livro científico e o estudo com seriedade, depois acaba recuperando seu custo mas o lucro dele decorrente. Também, de outro lado, não há preço maior para um pai e uma mãe, do que ver seus filhos bem. Esse valor é muito diferente, mais profundo, maior e mais importante do que quantidade momentânea de dinheiro. Procure por um de nós, psicólogos!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.