É possível ter sociopatia com comorbidade em bordeline?

Feita por >Kouhai · 18 fev 2022 Transtornos personalidade

Fui diagnósticada com sociopatia e a cerca de quase três anos, fui diagnosticada com borderline. Fui a vários psicólogos e psiquiatras, por não aceitar o diagnóstico do borderline e também pelo fato da minha mãe ser neurótica e não confiar em nenhum profissional. Todos psicólogos/psiquiatras deram-me o mesmo diagnóstico. Decidi me aprofundar mais sobre meus transtornos só neste anos, sei que ambos tem pequenas semelhanças, e de certa forma, na minha cabeça, não seria possível ter o diagnóstico dos dois, e eu estava certa, segundo minhas pesquisas, é claro. Continuei buscando mais informações, já que são muito vagas as que a internet fornece e as que eu já sabia. Pelo que li, é possível uma pessoa ser antissocial e ter borderline, o que é muito pior para ela, vi também que era sim, de certa forma, "possível", ter bordeline e sociopatia. Mas como as informações eram muito ralas e desencontradas, eu gostaria de uma resposta de um profissional.
Obs: nenhum dos meus psicólogos/psiquiatras me informaram sobre isso, o que acho muito estranho.

A melhor resposta 20 FEV 2022

Oi...
Talvez não seja nem um e nem outro...
Tenho como princípio não me ligar a diagnósticos porque fica "encaixada" neste e te tratam como tal...
Voce é outra coisa, voce é um Ser e está passando por algumas experiências, veio a este mundo para corrigir ou empreender, passou pela experiência de família, convivendo com uma mãe que é assim, por um pai que é assado.... todos são desafios que voce mesma quiz passar para realizar o seu objetivo de vida.
Quem é voce? Qual o seu objetivo de vida? Como a sua Mente funciona? Como voce funciona?
Todos nós passamos por fazes de desenvolvimento e somos marcados por estas experiências, a forma como nossa mente encontrou para sobreviver aliada ao objetivo de vida.
Voce está muito impressionada e dependente de diagnósticos... liberte-se destes e apenas compreenda como voce é, como a sua mente funciona pois ela tem dores, mecanismos de defesa e Recursos que conhecendo-os pode superar-se.
Abraços

5817 respostas

19 FEV 2022

Olá Kouhai! Grato por escrever. Uma biblioteca tem milhares de livros e, as vezes, algumas pessoas se fixam em um ou dois livros e não percebem a existência dos outros. Com pessoas, como analogia a biblioteca, precisa ser diferente: pessoas têm milhares de possibilidades, de aspectos. É preciso olhar para a pessoa inteira. Meu diagnóstico inicial seria: quero conhecer você, o mais completo que puder, quero estudar você da forma mais abragente e completa possível, utilizando-me das técnicas, estratégias e saberes que a Psicologia me permite.
Após isso construiremos entendimentos que serão muito maiores e mais abrangentes, para muito além da ideia portar transtorno borderline e sociopatia ao mesmo tempo, ser possível ou não.
Estarei a disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Matenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

19 FEV 2022

B noite, é complicado vir com um diagnóstico. Até pq e como colocar um rótulo em vc. Penso q o mais importante é normalizar o
Paciente e deixar estável e funcional mesmo com um transtorno de personalidade.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro