Não sei se estou passando por um surto psicótico

Feita por >Thamyres Cabral · 11 jun 2021 Psicose

//Antes de escrever o meu relato e as minhas queixas quero dizer que eu não tenho condições de fazer um tratamento psiquiátrico ou com algum terapeuta; entretanto a minha mãe trabalha para o SUS e falar com ela sobre o assunto é o mesmo que falar para as paredes; ou seja; ela acha que estou bem e não aceita que o que eu falo é a verdade; logo eu finjo que estou bem e ela continua com a ideia de que a minha saúde mental está boa.//

Olá! Meu nome é Thamyres; tenho 21 anos e sou uma estudante universitária da área de Química; tenho uma rede de apoio social sólida; família e namorado. Entretanto de um tempo pra cá não tenho me dado bem com os meus pais (devido a opinião religiosa diferente) e por conta disso cada vez que eles tentavam impor suas ideias em mim eu simplesmente ficava calada e tentava ignorar; pelo bem da minha sanidade mental eu preferi não bater de frente; pois dependo deles e já que sei que eles nunca mudaram de opinião; porém até hoje eu fico nessa posição. Também a uns meses atrás tive uns desentendimentos com o meu namorado (por conta de terceiros e por situações no nosso relacionamento); mas esses desentendimentos nós já paramos para conversar e entrar em um consenso; então agora eu tento o máximo possível não guardar os problemas só para mim! A quase 7 meses atrás eu sofria de tremores e fraqueza muscular; perdi 10 quilos e tive uma suspeita de hepatite; a respeito dos tremores ninguém sabia do que se tratava; mas um clinico geral suspeitou de que era TAG e a partir dai fiz um tratamento com o psiquiatra na rede pública; meu diagnóstico foi depressão e ansiedade; porém mudei duas vezes de remédio e associava o tratamento com atividades físicas; havia notado melhora nas minhas crises de ansiedade; mas nada dos tremores e da fraqueza passarem. Meses mais tarde o diagnóstico certo veio por conta de um aumento de um caroço no meu pescoço; descobri que tinha hipertireoidismo! Comecei o tratamento hormonal junto com um regulador de pressão e o antidepressivo o psiquiatra e a endocrinologista aconselharam que assim que obtivesse melhoras no tratamento hormonal eu poderia descontinuar o antidepressivo. Após 1 mês de tratamento hormonal os tremores passaram; mas eu tinha muita arritmia (meu coração hora acelerava e hora desacelerava e o máximo que eu podia fazer era dormir e esperar o mal-estar passar e isso acontecia a qualquer hora do dia) e o antidepressivo já não fazia efeito; mesmo assim o psiquiatra mandou descontinuar. Na segunda semana de descontinuação eu esqueci de tomar o antidepressivo e decidi larga-lo de vez e depois não voltei no meu psiquiatra. Quando larguei o remédio eu continuei a minha vida normalmente; mas agora sem atividade física (hidroginástica); devido a chuva eu não podia me arriscar ficar doente novamente. Com o estresse da faculdade e a minha vida pessoal eu fiquei mais reclusa; presa nos meus pensamentos; acredito que houve um descontrole hormonal (ainda vou discutir esse assunto com a endocrinologista) e eu passei a ficar sonolenta de dia e a ter insônia e pesadelos (com pessoas próximas que faleceram por conta do covid-19 nesse meio tempo) a noite; arritmia; ataques de raiva e sensibilidade ao som. Nesses ataques de raiva que eu tinha com as pessoas próximas a mim ou eram por motivos pessoais ou por conta do barulho do dia-dia que elas faziam; eu era ignorante com elas e logo após o ocorrido eu me sentia culpada. Em algumas discussões que tive já cheguei a ter enxaqueca e a vomitar por conta do estresse! Pra não machucar os outros eu me isolei mais; mas passei a ter alucinações que antes era raro de acontecer; passou a ser decorrente e frequente na minha vida. Eu escuto algum parente meu conversar; bocejar e até mesmo me chamar quando estou sozinha ou com alguém em casa e escuto passos mas quando vou ver não é ninguém. Eu vejo sombras passando rápido ou as imagens do meu dia-dia duplicadas ou se mexendo (isso acontece quando estou distraída; cansada e até mesmo estressada); por causa disso já não sei mais o que é real ou não e ando ficando apreensiva e assustada para ver se é alguma alucinação ou algo real. Se eu fico muito estressada e paranoica; meus pensamentos ficam desorganizados; ouço risadas e zumbidos no meu subconsciente; fico agitada; falo sem pensar e isso me deixa ou tonta ou cansada. Tenho preferido dormir ao ter que lidar com os meus próprios pensamentos e situações que me deixam desconfortáveis durante o dia; sei que é errado mas se tornou pra mim uma fuga! Apesar disso eu gostaria de tentar medidas paliativas; para não piorar a minha sanidade mental; até eu ter condições ou arrumar um jeito de continuar meu tratamento psiquiátrico/terapeuta; porque do jeito que estou; tenho medo de não conseguir mais estudar e ser obrigada a trancar a faculdade (coisa que não quero)! A quem leu até aqui; eu agradeço pela atenção!

A melhor resposta 15 JUN 2021

Boa tarde Thamyres, espero que esteja bem!

Primeiramente gostaria de te informar que você não está passando por um episódio de surto psicótico, pode ficar tranquila quanto a isso.
Normalmente questões familiares nos causam enorme desgaste mental e emocional, e isso pode refletir em nosso corpo físico de várias formas. O que acontece é que, em situações de alto grau de estresse, por períodos de tempo razoáveis, nosso corpo começa a funcionar de forma desregulada e, por consequência, nossa mente idem. Podemos passar por momentos de confusão mental exacerbada, devido a todo o estresse que estamos vivenciando. Para sair dessa situação, que pode ser cíclica, é aconselhável o suporte de um terapeuta qualificado para oferecer o melhor apoio nesse processo. Nesse profissional, você deve relatar todo o seu histórico de uso de remédio, bem como suas hipóteses diagnósticas.
É altamente recomendado que você continue a praticar atividades físicas de maneira consistente, tenha hábitos saudáveis de alimentação e de sono, e que possa criar estratégias para lidar com essas questões familiares que relata, e um psicólogo pode te ajudar muito nessa tarefa.
Espero que tenha ajudado, e desejo que fique bem!

Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

12 JUN 2021

Thamyres,
Voce está por demais impressionada, pressionada e submissa aos conceitos e avaliações dos sistema.
Voce até teve iniciativa de não entrar em choque com os pais porque voce ainda depende deles, isto foi bom, está correta, mas por se julgar errada, está se deixando levar pelo sentimento de culpa, está somatizando seus conflitos que se passam a nível emocional.
Todos os sintomas que tens, são conflitos, feridas emocionais que estão se somatizando no teu físico.
É necessário que adote estratégias seguras dentro de ti mesma, que tenha muita flexibilidade para lidar com estas forças opostas, tanto dos pais, igeja, amigos, sociedade.
Estes, são partes do sistema que tenta te enquadrar, te adestrar a uma função que eles reconhecem. O sistema não te compreende. Voce precisa compreendê-lo e saber lidar com ele. Voce está dentro do sistema mas não é do sistema.
Não pense com a razão, com a cabeça, com o pensamento...
Pense com o coração, lá está a tua alma. Refugia-te no teu sentimento, no teu coração, acalma a tua mente, apazigue teu coração.
Voce não precisa de medicamentos, precisa de calma e acreditar em ti mesma.
Voce veio através dos pais mas não é deles. Portanto, tens o poder de cirar a tua realidade e não se submeter a eles ou ao sistema.
Mas precisa saber que não tens ninguém que te apoia neste projeto, porque todos querem impor uma verdade que não é a tua.
Quanto mais se deixa influenciar por eles, mais doente fica.
Precisa de ajuda? Solicite, pois somente a psicoterapia pode te auxiliar a ti mesma ver a tua verdade e de se colocar estrategicamente para alcabçar a tua felicidade e realização.

5817 respostas

12 JUN 2021

Olá Thamyres! Grato por escrever. Parabéns pela redação interessante. Há várias frentes que podemos te ajudar. Primeiro cabe ressaltar que você apresente promissores recursos intelectuais. Junto a esse aspecto outros precisam ser ponderados:
- Estudar Química envolve alguns desafios específicos das características desse saber;
- A pandemia dificulta a rotina de vida, exigindo algumas adaptações;
- Atividade física é necessária.
- O fato de a mãe trabalhar no SUS pressupõe, que o profissional prevaleça sobre o humano, nos aspectos vinculados à percepção e cuidados com a saúde. Isso normalmente não acontece assim por vários fatores: o humano é muito maior do que o profissional; o profissional humano, quando com dificuldades familiares, fica desorganizado e tenta não viver a desorganização para lidar com a saúde de seu próximo;
- O cuidado com as trocas sociais - com os devidos cuidados com a pandemia - precisa ser objeto de regularidade;
- Uma hipótese boa para voce, poderá ser, em tese, lecionar Química, para adolescentes que experimentam dificuldades no aprendizado.
Certamente temos poucos dados sobre você. Nossas presentes reflexões estão com base neles.
Será muito importante você poder - dado que se expressa bem e com coerência - falar de forma mais detalhada com um de nós, psicólogos.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia, evitemos mais mortes - O Brasil apresenta o pior índice do mundo. Façamos fechamento total por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Ararquara, tanto para economia, quanto para a saúde. Utilizemos máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

12 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se você quiser marcar uma consulta é so entrar em contato comigo que irei responder o mais rapido que eu puder

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém