Por que não consigo voltar a ser quem eu era antes do surto psicótico?

Feita por >Barbara · 6 fev 2020 Psicologia clínica

Olá, eu tenho 19 anos e peço desculpas por estar aqui mesmo tendo ido em psiquiatras, médico e etc. Eu tive surto ano passado, sai rápido, nem precisei ficar internada. Sai do surto depois de 3 Dias e com uma injeção que me deram. Voltei pra casa sendo carregada praticamente. Voltei do surto e pensei que estava tudo bem, fiquei com tanta vergonha que pintei meu cabelo de ruivo e etc. Mas ainda tive stress e tristeza pelo que aconteceu. E então em setembro do ano passado, eu tive uma super recaída: Comecei a sentir aperto no coração, ausência de reação e sentimentos, (ausenta total até pras coisas que eu gosto), cansaço excessivo, aperto e encomodo 24horas no coração, difículdade estrema pra dormir, larguei tudo. Não tenho prespectiva nem motivação, 0. Porque não consigo voltar a ser a pessoa 100% normal que eu era? :(

A melhor resposta 7 FEV 2020

Bárbara,
Nem é bom querer voltar para o estado, antes do surto.
Tiveste o surto porque as coisas estavam caóticas para ti, tua vida, teu mundo, entrou em surto (e foi bom, embora não entenda) porque a sobrecarga era muito grande.
Precisa fazer Psicoterapia para entender o que está acontecendo contigo e para começar a construir a Bárbara que de fato quer ser..
Teu nome já diz: BÁRBARA. Então, seja a Bárbara que tu quer e não o que os outros querem. Não veio aqui para ser o que os outros querem de ti. Veio aqui para ser tu mesma e isto é uma conquista que deverás obter, custe o que custar.
O sistema sempre quer igualar, quer que sejas cópia, se assemelhe a outras pessoas....
A vida te quer diferente, feliz, realizada, mas precisa adquirir coragem para ser isso, lutar pelo que queres ser.
Cuide de ti, ame-se muito, seja boa para contigo... em primeiro lugar TU.

5817 respostas

10 FEV 2020

Olá Bárbara.
Ninguém é 100% normal, portanto você não deve perseguir esse objetivo. Existem vários tipos de surtos e cada surto leva a uma consequência diferente, como você não especificou qual foi o tipo de surto que ocorreu com você, fica difícil responder de forma mais precisa. O que podemos dizer é que o cuidado, a atenção e a forma como tem encarado sua vida precisa mudar, ser a mesma de antes talvez não seja possível, você caiu numa condição em que a mudança se impôs a você de modo bastante drástico. Continue com os tratamentos, vá ao psiquiatra e procure um psicólogo para aprender a lidar com essa fase sem perder as perspectivas de uma vida melhor. Grande abraço.

Repensar Consultório de Psicologia Psicólogo em Ipatinga

38 respostas

9 FEV 2020

Olá Barbara, tudo bem?
Magina, não precisa se desculpar, estamos aqui para passar informações mesmo
Primeiramente, nós, psicolólogos, não somos contra a Psiquiatria, muito pelo contrário, quando encontramos um psiquiatra que quer ver o bem da pessoa a medicando e a acompanhando para que haja evolução do paciente ficamos muito satisfeitos. Ainda mais se o psiquiatra conhecer o trabalho de um psicólogo, e em conjunto eles trabalharem de modo interligado, é nosso sonho de consumo kk.
Porém, brincadeiras a parte, pelo que você descreveu talvez você teve um surto de ansiedade, e daí correu para a medicação e ela baixou esses sintomas. Só que tem um problema, a medicação trabalha somente nisso mesmo, para diminuir os sintomas, e não vai na causa. O profissional que vai realmente tratar sua causa é o psicólogo. E pelo seu relato eu te aconselho a ir se consultar com um o mais rápido possível

abs
Murilo Vital

Murilo Vital Psicólogo Psicólogo em Limeira

139 respostas

7 FEV 2020

Olá Bárbara! Grato por participar. Você, tendo dezenove anos, tendo tido dois "surtos", que podem ter configuração diferente do que as pessoas podem imaginar, porque você não explicou, tendo também, estado com psiquiatras, médicos e etecétera (que não sabemos o que é), que você ficou com muita vergonha e pintou o cabelo. Então, você experimentou duas situações ruins. A vergonha sugere que você achou que foi falha sua. Qual falha? Será que você tem rotina saudável de sono, alimentação, atividade física, troca social, estudo, envolvimento saudável com as pessoas? Será muito promissor e interessante olhar para a sua rotina. Sugiro que faça plano de vida e pratique, envolvendo o dormir de noite, fazer atividade física, levar adiante trocas sociais saudáveis e significativas, estudo, lazer, alimentação correta, dentre outras ações saudáveis. Tenha planos diversos, realizáveis e esteja comprometida com a busca da realização dos mesmos. Será que o etecétera, contém um psicólogo? Um abraço: Ary Donizete Machado.